Colpite difusa: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é:

A colpite difusa é a inflamação da região genital causada por parasitas, como o Trichomonas vaginalis, fungos ou bactérias, que provoca o aparecimento de pequenos pontos vermelhos na mucosa vaginal e no colo do útero.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além dos pontos vermelhos, podem ser notados outros sintomas de colpite difusa, como corrimento branco e de aspecto leitoso, dor e ardor ao urinar e inchaço da região genital, em alguns casos.

Na presença de sinais e sintomas sugestivos de colpite difusa, é indicado consultar o ginecologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, que normalmente é feito com o uso de antimicrobianos de acordo com o agente infeccioso responsável pela inflamação.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de colpite difusa

Os principais sintomas da colpite difusa são:

  • Aparecimento de pequenos pontos vermelhos na mucosa da vagina e no colo do útero;
  • Corrimento branco e de aspecto leitoso, apesar de em alguns casos também poder ser bolhoso;
  • No caso de infecção por Trichomonas sp., o corrimento pode ser também amarelado ou esverdeado;
  • Corrimento com cheiro forte e que fica mais intenso após a relação sexual;
  • Dor e ardor ao urinar.

Apesar da colpite difusa ser uma inflamação frequente nas mulheres e não ser considerada grave, é importante que seja identificada e o tratamento iniciado, isso porque a presença de microrganismos em excesso da região genital pode promover inflamações crônicas e favorecer complicações, como endometriose, inflamação das trompas, infecção das vias urinárias e infertilidade. Veja como saber se é colpite.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da colpite difusa é feito pelo ginecologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher e da realização do exame ginecológico, em que é feita a observação da região genital externa e interna. Além disso, para confirmar o diagnóstico, pode ser recomendada a realização do exame Papanicolau e a colposcopia, que permitem avaliar em mais detalhes o colo do útero, verificar sinais de inflamação e infecção.

Além disso, durante a realização dos exames, é feita a coleta de uma pequena amostra da região, que é enviado para o laboratório para que seja analisado com mais detalhes e que seja verificada a presença ou ausência de agentes infecciosos. Conheça mais sobre os exames ginecológicos.

Caso tenha interesse, marque uma consulta com o ginecologista mais próximo para que seja feita uma avaliação da região genital e, assim, seja iniciado o tratamento caso seja confirmada a colpite difusa:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Causa de colpite difusa

A principal causa da colpite difusa é a infecção pelo protozoário Trichomonas vaginalis. No entanto, outros microrganismos podem provocar a inflamação da região genital e causar a colpite difusa, como Gardnerella sp. e Candida albicans.

A infecção pelo T. vaginalis pode acontecer por meio da relação sexual desprotegida, enquanto que os outros agentes infecciosos relacionados com a colpite difusa podem ser encontrados naturalmente na região genital sem causar qualquer sinal ou sintoma, porém proliferar e provocar inflamação quando a imunidade está mais enfraquecida.

Colpite difusa é câncer?

A colpite difusa não é câncer, mas uma inflamação da região genital causada por microrganismos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a colpite difusa deve ser feito de acordo com a recomendação do ginecologista, sendo normalmente indicado o uso de antimicrobianos que tem como objetivo eliminar o excesso de microrganismos e, assim, reduzir a inflamação. Dessa forma, pode ser recomendado pelo médico o uso de pomadas que devem ser aplicadas diretamente no canal vaginal, como Metronidazol, Miconazol ou Clindamicina, de acordo com o microrganismo associado com a inflamação.

Além disso, durante o tratamento é importante que a mulher evite ter relações sexuais, para não atrasar o processo de cicatrização do tecido e, no caso da colpite difusa ser por Trichomonas sp., é importante que o parceiro também seja tratado, mesmo que não tenha sintomas, já que esse parasita pode ser transmitido sexualmente. Saiba mais sobre o tratamento para colpite.

A colpite difusa tem cura?

A colpite difusa tem cura desde que o agente infeccioso seja identificado e o tratamento seja realizado assim que for feito o diagnóstico. Dessa forma, é possível eliminar o microrganismo de forma mais eficaz e aliviar os sintomas.