Como abrir o apetite da criança (dicas e vitaminas)

Para abrir o apetite da criança, pode ser interessante usar estratégias como deixá-la ajudar a preparar as refeições e levá-la à feira ou supermercado, por exemplo. Também é importante ter paciência, pois estratégias para estimular o apetite geralmente funcionam só quando repetidas várias vezes. 

A falta de apetite em crianças geralmente é comum entre 2 e 6 anos. Entretanto, a falta de apetite também pode ser causada por condições como por fobia alimentar ou problemas de saúde como anemia, estomatite, alergia ou intolerância alimentar, por exemplo.

Leia também: Porque meu filho não quer comer? tuasaude.com/meu-filho-nao-come

O uso de vitaminas e suplementos, só deve ser feito com a orientação e indicação de um médico ou nutricionista, sendo indicados normalmente em casos de deficiência de vitaminas ou minerais ou desnutrição.

Imagem ilustrativa número 3

Dicas para abrir o apetite da criança

Algumas dicas que podem ser úteis para abrir o apetite da criança são:

1. Planejar as refeições do dia com a criança

Uma forma de ajudar a criança a comer melhor e abrir seu apetite, é planejar as refeições do dia juntos, seguindo as ideias e sugestões da criança. Isso pode ajudar a deixar a criança mais interessada ​​em comer.

Além disso, é interessante também envolver a criança no preparo das refeições e na arrumação da mesa, pois isso mostra que as suas sugestões foram levadas em consideração.

2. Levar a criança à feira ou supermercado

Levar a criança à feira ou supermercado é outra estratégia que ajuda a aumentar o apetite. Assim, uma boa sugestão é pedir para a criança empurrar o carrinho de compras ou pegar alguma comida, como fruta ou pão, por exemplo.

Depois de fazer as compras, é interessante também envolver a criança na arrumação dos alimentos na despensa, para que veja os alimentos comprados e onde estão.

3. Comer na hora certa

A criança deve fazer pelo menos 5 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. O ideal é que essas refeições sejam sempre no mesmo horário, pois isso ensina o corpo a sentir fome sempre no mesmo horário.

Isso também permite que a criança tenha outra oportunidade de comer novamente em breve, caso ela não tenha se alimentado bem em uma refeição ou lanche.

4. Não comer alimentos antes das refeições principais

Outro cuidado importante é não comer nem beber nada 1 hora antes das refeições principais, pois isso ajuda no aumento do apetite da criança no horário da refeição principal.

5. Não encher muito o prato

As crianças não precisam ter o prato muito cheio de comida, já que pequenas quantidades de cada alimento são suficientes para mantê-las nutridas e saudáveis.

Além disso, nem todas as crianças têm o mesmo apetite, sendo normal que diminua entre os 2 e os 6 anos, pois esta é uma fase de crescimento mais lento.

6. Fazer pratos divertidos

Para abrir o apetite da criança, uma boa estratégia é fazer pratos divertidos e coloridos, combinando alimentos que a criança mais gosta com aqueles que ela gosta menos.

Esta é uma ótima maneira de fazer seu filho comer vegetais. Assim, através deste tipo de pratos, é possível entreter a criança e estimular o seu apetite. Confira dicas para comer mais legumes e verduras

7. Preparar os alimentos de formas diferentes

É importante que a criança experimente os alimentos preparados de formas diferentes, como crus, cozidos ou assados.

Isso porque dar aos alimentos cores, sabores, texturas diferentes, pode fazer com que a criança goste mais de determinados alimentos de acordo com a forma que foi preparado.

8. Evitar as 'tentações'

Em casa, deve-se ter, preferencialmente, alimentos frescos, como legumes e frutas, além de massas, leguminosas, arroz e pão.

Alimentos ultraprocessados devem ser evitados, pois estes, embora sejam saborosos, são prejudiciais à saúde quando consumidos regularmente, e fazem com que as crianças não gostem do sabor dos alimentos saudáveis, por serem menos intensos.

Leia também: Alimentos ultraprocessados: o que são, exemplos e porque fazem mal tuasaude.com/alimentos-ultraprocessados

​9. Sair da rotina

Para abrir o apetite da criança e ajudá-la a ver a hora das refeições como um momento divertido, os pais podem definir um dia do mês para mudar a rotina e comer fora de casa, no jardim, fazer um piquenique ou um churrasco, por exemplo.

10. Comer juntos

As refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, devem ser momentos em que a família esteja reunida e todos comam os mesmos alimentos, ajudando a criança a entender que ela precisa comer as mesmas coisas que seus pais e irmãos.

Assim, para a criança adquirir hábitos saudáveis, é muito importante que os adultos dêem o exemplo, mostrando gosto pelo que comem, pois elas repetirão o que os adultos fazem.

É importante evitar distrações durante as refeições em família, desligando a televisão e todos os outros aparelhos eletrônicos durante as refeições, e guardar os brinquedos.

11. Consultar o pediatra

Se as dicas anteriores não ajudarem a abrir o apetite da criança, é recomendado consultar o pediatra para que seja feita uma avaliação completa e seja indicado o tratamento adequado.

Além disso, é importante consultar o pediatra também se a criança apresentar sinais e sintomas como vômito, tosse, rosto inchado ou vermelhidão após a refeição.

Vitamina para abrir o apetite

Algumas vitaminas e suplementos que podem ajudar a abrir o apetite da criança são:

  • Ferro e/ou zinco: que podem ser prescritos em casos de deficiência, para ajudar a aumentar o apetite e o paladar;
  • Vitamina C: como a falta desta vitamina pode causar perda da fome, pode-se recomendar esse suplemento para ajudar a abrir o apetite da criança;
  • Geleia real: pode ser indicada para ajudar a aumentar o apetite, reduzir a fadiga e combater o esgotamento físico e mental;
  • Pólen: entre os benefícios atribuídos a ela está a melhora da absorção de ferro no intestino, ajudando a prevenir a anemia, além de promover o ganho de peso e melhorar o apetite.

Além disso, existem também medicamentos que podem ajudar a aumentar o apetite, assim como suplementos alimentares como Pediasure, por exemplo, para promover o aumento de calorias na dieta.

Suplementos ou medicamentos para estimular o apetite só devem ser usados ​​em bebês e crianças com a orientação do pediatra ou nutricionista. Isso porque é necessária uma avaliação para diagnosticar a causa da perda de apetite da criança, indicando, assim, o tratamento mais adequado.

Veja mais dicas no vídeo a seguir que podem ajudar a abrir o apetite da criança:

O que fazer quando a criança não quer comer?

03:08 | 892.675 visualizações

Vídeos relacionados

O que fazer quando a criança não quer comer?

03:08 | 892.675 visualizações

5 DICAS PARA SEU FILHO COMER MELHOR

05:43 | 141.858 visualizações