Os sintomas da TPM podem ser aliviados por meio de algumas mudanças nos hábitos de vida, como prática de atividades físicas de forma regular, alimentação saudável e adequada e atividades que promovam a sensação de bem estar e relaxamento. No entanto, nos casos em que os sintomas não melhoram com essas práticas, o ginecologista pode indicar o uso de alguns medicamentos, sendo indicado principalmente os anticoncepcionais.
A TPM é uma situação que está presente em boa parte das mulheres e que causa sintomas bastante desconfortáveis e que podem influenciar diretamente a qualidade de vida da mulher, podendo haver variações do humor, cólicas, dor de cabeça, inchaço e fome excessiva, por exemplo. Saiba como identificar os sintomas de TPM.
1. Tomar chás e sucos com propriedades calmantes
Chás e sucos com propriedades calmantes e ansiolíticas são uma boa opção para aliviar as variações de humor comuns durante a TPM, como é o caso do chá de camomila, valeriana ou de erva de São João e o suco de maracujá.
Para que tenha o efeito desejado, é recomendado beber o suco de maracujá diariamente ou um dos chás no final do dia ou antes de dormir, pelo menos 10 dias antes da menstruação. Confira outras opções de remédios caseiros para acalmar.
2. Comer alimentos ricos em fibras
Algumas mulheres relatam também que sentem mais fome durante a TPM e, por isso, uma forma de diminuir a fome excessiva é dando preferência a alimentos que são ricos em fibras, pois aumentam a sensação de saciedade e, consequentemente, a vontade de comer. Assim, alguns dos alimentos que podem ser consumidos nos dias que antecedem a menstruação são pera, ameixa, mamão, aveia, verduras e grãos integrais. Conheça outros alimentos ricos em fibras.
Além dos alimentos ricos em fibra, pode ser acrescentado na alimentação do dia a dia sementes de abóbora, pois são ricas em magnésio, ajudando a diminuir a contração muscular e promover o alívio da cólica menstrual.
3. Praticar atividade física
A prática de atividade física promove a liberação de serotonina no organismo, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Assim, ao praticar atividade física, é possível promover o alívio de alguns sintomas da TPM, como mau humor, estresse e ansiedade. Veja outras dicas para aumentar a serotonina.
Além de promover a sensação de bem-estar a prática de atividade física pode também ser útil no combate à retenção de líquidos, diminuindo o inchaço que é comum nesse período.
4. Comer alimentos fontes de triptofano
O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, ou seja, consumir alimentos ricos nesse aminoácido podem ajudar a promover a sensação de bem-estar e a aliviar os sintomas da TPM. Alguns alimentos ricos em triptofano que podem ser incluídos na alimentação do dia a dia são banana, nozes, salmão, ovos e cacau, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em triptofano.
5. Beber bastante líquidos
É comum que na TPM a mulher se sinta mais inchada, principalmente na região abdominal, devido à retenção de líquidos. Por isso, é importante que beba pelo menos 2 litros de água por dia, pois assim é possível manter a hidratação do corpo e combater o inchaço da TPM.
Outra forma de aumentar o consumo de líquidos é por meio do consumo de alimentos ricos em água e que possuem propriedade diurética, como melão e melancia, por exemplo, além de também ser interessante o consumo de chás com propriedades diuréticas, como o chá de arenária, por exemplo.
Veja mais dicas do que fazer para aliviar os sintomas da TPM: