Para afinar a cintura, é importante ter uma alimentação saudável e balanceada e praticar atividade física aeróbica e anaeróbica, como os exercícios de força, de forma moderada a intensa. Além disso, em alguns casos, pode ser também interessante recorrer a procedimentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo.
A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia. Nas mulheres, devido à influência hormonal a gordurinha tende a se acumular primeiro na barriga, glúteos e culote, enquanto que nos homens fica mais acumulada em toda regão do abdômen.
As melhores estratégias para afinar a cintura mais rápido são:
1. Fazer exercícios aeróbicos
A prática de exercícios aeróbios, como corrida, andar de bicicleta ou caminhar rápido, por exemplo, contribui para acelerar o metabolismo e favorecer a perda de gordura, ajudando a afinar a cintura. Além disso, esses exercícios ajudam a melhorar o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória.
É importante manter uma frequência de atividades aeróbicas, podendo ser praticada todos os dias ou em dias alternados, de acordo com a orientação do profissional de educação física. Além disso, o profissional de educação física poderá indicar formas de deixar o treino aeróbico mais intenso de forma a intensificar a queima de calorias, levando em consideração o grau de condicionamento físico e limitações da pessoa.
Confira mais opções de exercícios aeróbicos que ajudam a emagrecer.
2. Fazer exercícios de força
A prática de exercícios de força, como a musculação, por exemplo, é também uma boa opção para afinar a cintura. Isso porque esses exercícios também favorecem a queima de gordura e o aumento da massa muscular, além de tonificar e fortalecer a musculatura. Veja mais benefícios da musculação.
No entanto, para que os exercícios de força tenham efeito, é importante que estejam aliados com uma alimentação saudável e adequada ao objetivo. Além disso, os exercícios devem ser orientados por um profissional de educação física, que irá indicar os melhores exercícios e a intensidade que devem ser praticados.
3. Ter uma alimentação saudável
Para emagrecer e afinar a cintura em poucos dias deve-se comer pequenas quantidades ao longo do dia para não passar fome. Os alimentos liberados são os pouco calóricos e com pouca gordura como frutas, vegetais, verduras e os cereais. Iogurte natural adoçado com apenas 1 colher (de café) de mel e com cereais como farelo de aveia, por exemplo, é uma excelente opção de café da manhã ou para comer nos lanches, para não ficar com fome.
As gorduras boas, como as que vem do abacate maduro e das frutas secas como nozes também são bem-vindos mas em pouca quantidade porque contém muitas calorias. As saladas temperadas com um pouquinho de azeite, vinagre e limão, e as melhores fontes de proteína animal são os ovos e as carnes brancas como peixe, frango e peru, por exemplo. Não se deve comer fast food, nenhum tipo de fritura, salgadinhos assados, refrigerante, doces e bebidas alcoólicas. Quanto mais variada e colorida a refeição tiver, melhor.
Veja mais dicas no vídeo a seguir para perder barriga e afinar a cintura:
3 dicas para perder barriga em 10 dias
01:58 | 3.866.043 visualizações4. Tratamentos estéticos
Alguns tratamentos estéticos também podem ajudar a deixar a cintura mais fina, como:
- Lipocavitação: que é feito com uma massagem com um aparelho de ultrassom que danifica as paredes das células de gordura, permitindo o seu extravasamento;
- Radiofrequência: além de favorecer a retirada da gordura de dentro da célula, o aparelho de radiofrequência ainda estimula a contração das fibras de colágeno e induz a formação de novas células de colágeno o que combate a flacidez e deixa a pele mais esticadinha. Entenda como funciona a radiofrequência.
- Eletrolipólise: consistem em aplicar agulhas na pele ligadas a uma corrente elétrica, que também danifica a célula de gordura, favorecendo a sua eliminação;
- Carboxiterapia: nessa técnica são aplicadas agulhas que injetam gás carbônico medicinal, que também lesiona a célula de gordura, sendo ótimo para melhorar a circulação sanguínea e a formação de colágeno.
Para complementar estes tratamentos deve-se fazer nas 48 horas seguintes uma sessão de drenagem linfática e exercícios de alta intensidade, como corrida, natação, tênis, futebol de salão ou bicicleta, mantendo a frequência cardíaca entre 65 e 70% da FC max.