Algumas dicas para aliviar a infecção urinária rapidamente incluem tomar suco de cranberry ou beber chá de uva-ursina, porque diminuem a adesão das bactérias no trato urinário ajudando a combater essa infecção.
Além disso, para aliviar a infecção urinária é importante também beber bastante água, já que essa bebida aumenta o volume de urina, ajudando a eliminar as bactérias nocivas que causam essa infecção.
Essas dicas ajudam a prevenir e aliviar os sintomas da infecção urinária. No entanto, para combater essa infecção, é fundamental seguir também o tratamento indicado pelo urologista, que pode incluir o uso de antibióticos e analgésicos. Veja como é o tratamento da infecção urinária.
8 dicas para aliviar infecção urinária
Algumas dicas que ajudam a aliviar a infecção urinária rapidamente são:
1. Beber bastante água
Durante a infecção urinária é recomendado beber bastante água durante o dia, porque essa bebida aumenta o volume de urina, ajudando na eliminação das bactérias causadoras dessa infecção. Saiba a quantidade de água indicada para cada pessoa.
2. Tomar suco de cranberry
O suco de cranberry pode ajudar a aliviar a infecção urinária por ser rico em proantocianidinas, catequinas e ácido málico, que são compostos bioativos com ação antibacteriana e antioxidante que impedem o desenvolvimento de bactérias nocivas na bexiga. Conheça outros sucos indicados para infecção urinária.
3. Não segurar o xixi
Não segurar o xixi ajuda a aliviar a infecção urinária, porque evita o acúmulo de urina na bexiga, impedindo, assim, o crescimento e multiplicação de bactérias nocivas no trato urinário.
Assim, é recomendado ir ao banheiro sempre que sentir vontade. Da mesma forma que é recomendado sempre fazer xixi após relações sexuais para ajudar a eliminar qualquer bactéria nociva.
4. Tomar chá de uva-ursina
O chá de uva-ursina tem ótimas quantidades de arbutina e hidroquinona, que são compostos bioativos com ação antimicrobiana, ajudando a combater as bactérias responsáveis pela infecção urinária. Conheça outros chás indicados para infecção urinária.
Além disso, os taninos e flavonoides presentes nessa erva também possuem ação diurética, promovendo o aumento do volume de urina e facilitando, assim, a eliminação das bactérias pelo xixi.
5. Usar probióticos
Os probióticos podem ajudar a tratar e prevenir infecções urinárias, porque eles mantêm o trato urinário saudável, impedindo a adesão e o crescimento de bactérias nocivas na bexiga.
Os probióticos são encontrados em alguns alimentos como iogurte, kefir e kombucha, ou na forma de suplementos em cápsulas ou sachês. Veja como tomar os probióticos.
6. Comer alimentos diuréticos
Comer alimentos diuréticos, como melancia, pepino, salsa, água de coco e pera, é excelente para aumentar o volume de urina, ajudando a eliminar as bactérias causadoras da infecção urinária. Confira uma lista de alimentos diuréticos.
7. Fazer compressas com água quente
Fazer compressas com água quente é uma ótima opção para relaxar os músculos da barriga ou das costas, aliviando a dor ou o desconforto causado pela infecção urinária.
Para isso, basta colocar uma bolsa de água morna na parte inferior do abdômen ou das costas, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele, e deixar por 15 minutos. Além disso, pode-se também tomar banhos quentes para ajudar a relaxar os músculos e aliviar as dores.
8. Evitar alimentos irritantes
Os alimentos irritantes podem estimular a bexiga aumentando os sintomas de infecção urinária. Por isso, é aconselhado evitar alimentos como bebidas alcoólicas, café, chá verde, chocolate e bebidas com cafeína. Saiba como deve ser a dieta na infecção urinária.
Quando ir ao médico
É recomendado ir ao urologista ou clínico geral sempre que apresentar sintomas que podem indicar infecção urinária, como dor e ardência ao urinar, necessidade de urinar várias vezes ao dia ou sensação de pressão na bexiga, por exemplo.
Durante a consulta, o médico vai avaliar os sintomas e sinais apresentados pela pessoa e também indicar a realização de alguns exames como EAS, urocultura e antibiograma para indicar o tratamento adequado, que normalmente inclui o uso de analgésicos e antibióticos, como nitrofurantoína, cefalexina ou ciprofloxacino.