O que é:
A epidemia pode ser definida como sendo a ocorrência de uma doença em uma região com número de casos superior ao que é normalmente esperado. As epidemias podem ser caracterizadas como doenças de início repentino e que se espalham rapidamente atingindo o maior número de pessoas.
Para controlar a epidemia de alguma doença infecciosa, é importante que os casos sejam notificados ao órgão de saúde para que medidas possam ser tomadas a fim de evitar a propagação da doença para outros locais. Algumas das estratégias que podem ser adotadas para conter uma epidemia é evitar viajar e frequentar ambientes fechados e com maior concentração de pessoas, como shoppings, cinema e restaurantes.
As epidemias se complicam quando a doença fica fora de controle, se espalhando para outros locais ou países devido às deslocações e viagens de avião ou falta de higiene adequada, passando a ser denominada pandemia, que é considerada mais grave devido à facilidade e a rapidez de transmissão.
Como combater uma epidemia
A melhor forma de combater uma epidemia consiste em tentar conter o vírus e evitar que se espalhe para outras pessoas. Assim, devem ser seguidas as recomendações das Instituições de Saúde, que podem variar de acordo com a doença e sua forma de transmissão.
Ainda assim, as principais ações que devem ser feitas são:
- Informar ao hospital ou serviço de saúde de algum caso suspeito de infecção por uma doença;
- Informar ao hospital quando se esteve em contato com alguém que desenvolveu uma doença e evitar o contato com indivíduos saudáveis até confirmar que não adquiriu a doença;
- Lavar as mãos antes e após as refeições, depois de usar o banheiro, após espirrar, tossir ou mexer no nariz e sempre que as mãos estiverem sujas;
- Utilizar luvas e máscaras sempre que for necessário entrar em contato com secreções corporais de outra pessoa e/ ou feridas;
- Evitar tocar em superfícies comuns de espaços públicos, como corrimões, botões do elevador ou maçanetas das portas;
Além disso, para não adquirir a doença durante uma epidemia, é importante evitar idas desnecessárias ao hospital, serviço de saúde, pronto-socorro ou farmácias, assim como tomar a vacina contra a doença, caso exista. No entanto, algumas doenças, como o Ebola ou a Cólera, não possuem vacinas capazes de evitar o desenvolvimento das doenças e, nesses casos, prevenir o contágio é a melhor forma de evitar uma epidemia. Saiba como evitar doenças infecciosas.
Quarentena durante a epidemia
Durante uma epidemia, a quarentena é importante para evitar que a doença se espalhe e atinja mais pessoas, dando origem a uma pandemia. A quarentena corresponde à uma medida de saúde pública em que as pessoas saudáveis que podem ter sido expostas ao agente infeccioso relacionado com a epidemia são separadas e monitoradas com o objetivo de verificar se desenvolvem a doença.
Isso porque muitas das pessoas que habitam o local considerado o centro da epidemia, por exemplo, podem ser portadores do agente infeccioso e não desenvolvem a doença, porém conseguem facilmente transmitir o agente infeccioso para outras pessoas, propagando a doença. Saiba quanto tempo dura a quarentena e como é feita.
Veja ainda o que comer durante a quarentena para não engordar:
5 SUPER DICAS PARA NÃO ENGORDAR NA QUARENTENA
06:40 | 79.707 visualizaçõesDiferença entre endemia, epidemia e pandemia
Endemia, epidemia e pandemia são termos que descrevem a situação epidemiológica de determinada doença em uma região ou no mundo. O termo endemia refere-se à frequência de determinada doença e normalmente descreve uma doença que está restrita a apenas uma região e que é influenciada por fatores climáticos, sociais, higiênicos e biológicos. As doenças endêmicas normalmente são sazonais, ou seja, sua frequência pode variar de acordo com a época do ano. Entenda o que é endemia e quais as principais doenças endêmicas.
Por outro lado, as doenças epidêmicas são aquelas que atingem uma proporção maior e que espalham-se rapidamente independente da época do ano. Quando uma doença epidêmica atinge outros continentes, passa a ser pandemia, em que a doença infecciosa espalha-se de forma descontrolada para vários locais, havendo difícil controle.
Entenda melhor estes conceitos, no vídeo seguinte: