Teste de daltonismo infantil: quais são e como são feitos

Os testes de daltonismo infantil tem como objetivo avaliar a capacidade da criança em distinguir diferentes tonalidades de cores, o que pode ser feito utilizando cartões, discos coloridos e fios de lã, por exemplo. Alguns testes podem ser feitos por crianças a partir de 4 anos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O daltonismo é uma alteração visual em que a pessoa não consegue distinguir muito bem as cores, principalmente o vermelho e o verde, o que pode ser devido a alterações genéticas ou por consequência de lesões nas estruturas oculares. Conheça mais sobre o daltonismo.

Embora alguns testes para daltonismo infantil possam ser feitos online, é recomendado consultar um oftalmologista para uma avaliação mais detalhada em caso de suspeita. Identificar o daltonismo infantil é importante para permitir uma maior participação da na criança na sala de aula e favorecer o seu aprendizado.

Imagem ilustrativa número 3

Principais testes

Os principais testes utilizados para identificar o daltonismo infantil são:

1. Teste de Ishiara

O teste de Ishiara é um dos testes de daltonismo mais utilizados, sendo normalmente indicado para crianças a partir de 7 anos. É feito com a orientação de um oftalmologista e sua versão mais comum envolve a identificação de números dentro de imagens coloridas em cartões.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o oftalmologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Existem outras versões deste teste que são feitas pela identificação do formato de objetos ou animais específicos em vez de números, por exemplo, podendo identificar o daltonismo infantil em crianças a partir de 4 anos.

2. Teste de tonalidades Farnsworth-Munsell 100

O teste de tonalidades Farnsworth-Munsell 100 é um teste que envolve a organização de discos coloridos em 4 grupos, seguindo uma ordem baseada na sua cor. Pode ser feito por crianças a partir de 5 anos de idade.

Crianças com daltonismo tendem a apresentar maior dificuldade para realizar essa atividade, podendo em alguns casos ter erros em todo o teste ou apenas em uma cor específica, dependendo da gravidade do daltonismo.

3. Teste de lãs de Holmgren

O teste de lãs de Holmgren consiste combinar mechas de fios de lã coloridos com diferentes tonalidades de acordo com a sua cor, em uma ordem indicada pelo médico que está realizando o teste. 

4. Eletroretinografia

Embora menos utilizado, o eletrorretinografia é um exame mais invasivo que tem como objetivo verificar a resposta elétrica do olho a estímulos luminosos. Pode ser indicado em alguns casos em que suspeita de daltonismo e pode identificar também outras alterações oculares.

Teste online para daltonismo

Os testes online para daltonismo normalmente são baseados no teste de Ishihara e podem ser feitos por adultos e crianças. No entanto, os testes mais comuns envolvem a identificação de números e, por isso, podem não ser adequados para identificar o daltonismo infantil em crianças jovens, especialmente antes dos 7 anos. Veja como é o teste online para daltonismo.

Embora os testes online possam ser realizados em casa para verificar inicialmente a capacidade de distinguir cores, é importante que o diagnóstico seja confirmado pelo oftalmologista, que pode fazer uma avaliação mais detalhada da visão.

Quando suspeitar de daltonismo infantil

Normalmente, é possível suspeitar de daltonismo infantil a partir dos 3 anos, que é mais ou menos a idade em que a criança começa a aprender as cores. Assim, em caso de daltonismo, a criança não consegue ou tem dificuldade para fazer a distinção.

No entanto, o diagnóstico só é confirmado em crianças mais velhas, quando já consegue colaborar mais com os testes, identificando melhor as figuras e os números durante a avaliação.

Em caso de suspeita de daltonismo infantil, é importante que o oftalmologista seja consultado, pois assim são realizados testes que ajudam a confirmar o diagnóstico e podem ser indicadas estratégias que possam ajudar a criança com as suas dificuldades.