Remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil

Os remédios que geralmente são prescritos para o tratamento da gripe em crianças, são os analgésicos, anti-inflamatórios, antipiréticos e/ou anti-histamínicos, que devem ser usados de acordo com a orientação do pediatra e que têm como função aliviar sintomas como dor no corpo, de garganta e de cabeça, febre, congestão nasal, coriza ou tosse, por exemplo. 

Além disso, o repouso também é muito importante, assim como a ingestão de líquidos e alimentos ricos em água, que ajudam a prevenir uma desidratação e favorecem a recuperação mais rápida da criança.

Os remédios que podem ser indicados pelo pediatra para tratar a gripe em criança podem variar de acordo com os sintomas apresentados, podendo ser indicado:

1. Febre e arrepios

Remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil

A febre é um sintoma muito comum da gripe e que pode ser aliviado com remédios antipiréticos, como o paracetamol, a dipirona ou o ibuprofeno, cujo modo de uso indicado do pediatra pode ser:

  • Paracetamol (Cimegripe bebê e criança): Este medicamento deve ser administrado em gotas ou xarope, a cada 6 horas, e a dose a administrar depende do peso da criança. Veja quais são as posologias do Cimegripe para crianças e para bebê.
  • Dipirona (Novalgina infantil): A dipirona pode ser dada em gotas, xarope ou supositório, a cada 6 horas, para crianças e bebês a partir dos 3 meses de idade. A dose a administrar também depende do peso da criança.
  • Ibuprofeno (Alivium): O ibuprofeno pode ser dado para crianças a partir de 6 meses de idade e deve ser administrado a cada 6 a 8 horas, sendo que a dose a administrar deve ser adequada ao peso da criança. Veja qual a posologia das gotas e da suspensão oral.

Além do tratamento farmacológico, existem outras medidas que podem ajudar a aliviar o desconforto da criança, como retirar o excesso de roupa, banho com água morna e oferecer líquidos, por exemplo.

2. Dor no corpo, de cabeça e garganta

Remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil

Em alguns casos, a gripe pode provocar dor de cabeça, de garganta e dor muscular, que pode ser aliviada com os mesmos remédios usados para o tratamento da febre, que além de propriedades antipiréticas, possuem também ação analgésica, como o paracetamol, a dipirona ou o ibuprofeno.

Caso a criança tenha dor de garganta, pode também utilizar um spray, com ação antisséptica e analgésica, como o Flogoral ou Neopiridin, por exemplo, que deve ser administrado localmente, mas só em crianças com idade superior a 6 anos.

 3. Tosse

Remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil

A tosse é um dos sintomas comuns da gripe e pode ser seca ou com secreção. No caso da tosse com catarro, a hidratação é mais aconselhada do que os remédios, já que podem causar efeitos secundários indesejáveis. 

O uso de antitussígenos normalmente não são recomendados para crianças, pois a tosse é um mecanismo de defesa do organismo para eliminar as secreções. No entanto existem medicações que são indicadas em casos muito específicos, pelo médico. Algumas dessas medicações são:

  • Ambroxol (Mucosolvan Pediátrico), que pode ser administrado 2 a 3 vezes ao dia, em xarope ou gotas, em crianças com idade superior a 2 anos;
  • Acetilcisteína (Fluimucil Pediátrico), que pode ser administrado 2 a 3 vezes ao dia, em xarope, em crianças com idade superior a 2 anos;
  • Bromexina (Bisolvon Infantil), que pode ser administrado 3 vezes ao dia, em xarope ou gotas, em crianças com idade superior a 2 anos.
  • Dropropizina (Atossion Pediátrico, Notuss Pediátrico), indicado para crianças partir dos 2 anos e que pode ser administrado até 4 vezes ao dia em dose que varia de acordo com a idade da criança;
  • Levodropropizina (Antux), indicado para crianças a partir dos 2 anos e que pode ser administrado até 3 vezes ao dia em dose que varia de acordo com o peso da criança;
  • Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina (Hytos Plus), indicado para crianças a partir dos 2 anos e que pode ser administrado até 3 vezes ao dia em dose que varia de acordo com a idade da criança e forma do medicamento, ou seja, se em gota ou xarope.

É importante que o remédio seja indicado pelo pediatra, pois assim é possível que seja recomendado o medicamento mais adequado ao tipo de tosse, idade e peso da criança.

4. Congestão nasal

Remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil

Para crianças com congestão nasal ou coriza, o médico pode indicar uma solução de lavagem nasal, como o Neosoro Infantil ou o Maresis baby, por exemplo, que ajudam a lavar o nariz e a diluir as secreções.

Se a congestão nasal for muito intensa e causar muito desconforto no bebê e na criança, o médico pode ainda receitar descongestionantes nasais e/ou anti-histamínicos, como:

  • Desloratadina (Desalex), que é um anti-histamínico cuja dose pode variar de acordo com a idade da criança;
  • Loratadina (Claritin), que é um anti-histamínico cuja dose varia de acordo com o peso da criança;
  • Oximetazolina (Afrin pediátrico), que é um descongestionante nasal que pode ser administrado até 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Em alternativa, o médico pode aconselhar um medicamento que tenha ambas as ações, descongestionante nasal e anti-histamínica, como é o caso do Decongex Plus solução oral, que pode ser dado para crianças com mais de 2 anos e cuja dose depende do peso da criança.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CIMED. Cimegripe. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/34353.pdf>. Acesso em 25 Fev 2021
Mais sobre este assunto: