Para acabar com as espinhas, deve-se lavar o rosto diariamente, aplicar uma loção adstringente, hidratar a pele, fazer uma esfoliação e ter uma alimentação anti-inflamatória, pois ajudam a diminuir a oleosidade da pele, remover impurezas ou desobstruir os poros.
Além disso, para controlar o aparecimento e tratar espinhas, é importante evitar maquiagem, principalmente aquela que não é oil free, a exposição solar e o estresse, aplicar protetor solar adaptado ao tipo de pele, e não espremer as espinhas para a pele não ficar manchada, nem com cicatrizes.
Nos casos em que a pele esteja muito oleosa e surgem muitas espinhas, pode-se fazer uma limpeza de pele profunda com um profissional da área da estética, além de consultar o dermatologista para que seja indicado o melhor tratamento para as espinhas.
10 formas de acabar com as espinhas
Algumas formas de eliminar as espinhas são:
1. Lavar o rosto diariamente
Lavar o rosto diariamente é fundamental para remover o excesso de gordura que fica acumulada na pele, diminuindo a oleosidade e ajudando a prevenir o aparecimento das espinhas.
Desta forma, é recomendado lavar o rosto 2 vezes por dia (de manhã e à noite) com água corrente e um sabonete facial, loção de limpeza ou sabonete próprio para pele com acne, fazendo movimentos circulares suaves.
É importante ter o cuidado para não lavar o rosto mais do que 2 vezes por dia, pois pode ressecar a pele e fazer com que se produza mais óleo para compensar o ressecamento e levar ao surgimento das espinhas.
2. Aplicar um tônico facial adstringente
Aplicar um tônico facial adstringente ajuda a remover impurezas da pele e desobstrui os poros, controlar a oleosidade da pele, ajudando a acabar com as espinhas ou prevenir o aparecimento de outras.
O tônico facial adstringente pode ser usado para complementar a lavagem do rosto, removendo impurezas que o sabonete não consegue eliminar, e deve ser usado aplicando algumas gotas do tônico em uma bola ou disco de algodão e passando suavemente no rosto em movimentos circulares. Não é necessário enxaguar.
Geralmente, os tônicos adstringentes possuem na sua composição álcool e substâncias como ácido salicílico, calêndula, óleo de melaleuca ou Aloe vera, por exemplo, e de preferência devem ser indicados pelo dermatologista, de acordo com as características da pele.
3. Hidratar a pele
É muito importante hidratar a pele após a limpeza e aplicação do tônico adstringente, com um creme específico para peles oleosas que limita o excesso de produção de sebo, causador de novas espinhas.
Também pode ser aplicado um creme que tenha componentes que promovam uma esfoliação química ao longo do dia, de forma a alisar a pele e a diminuir os poros, ou mesmo com ação anti-inflamatória para reduzir a aparência das espinhas.
Pode ainda ser aplicado localmente um produto que seque e disfarce as espinhas, rico em agentes queratolíticos, anti-seborreicos e antibacterianos.
Leia também: 11 hidratantes para pele oleosa (e como escolher) tuasaude.com/hidratante-para-pele-oleosa4. Aplicar um gel secativo de espinhas
Aplicar um gel secativo de espinhas, ajuda a reduzir a inflamação, a vermelhidão e o tamanho das espinhas, eliminando-as mais rapidamente.
Esses géis secativos normalmente possuem ácido salicílico, Aloe vera ou bisabolol na sua composição, por exemplo, e devem ser aplicados diretamente sobre as espinhas na pele, 1 vez por dia, após a lavagem do rosto.
5. Aplicar protetor solar diariamente
Aplicar protetor solar não oleoso diariamente é importante pois ajuda a controlar a oleosidade da pele, além de evitar manchas que podem surgir devido as espinhas.
Desta forma, é recomendado passar o protetor solar com no mínimo FPS 30, pelo menos 15 minutos antes de sair de casa, e aplicado até mesmo em dias nublados. Além disso, deve ser reaplicado a cada duas horas, e imediatamente após suar ou atividades esportivas, como a natação, por exemplo.
O ideal é consultar o dermatologista que pode indicar o melhor tipo de protetor solar de acordo com o tipo de pele.
6. Fazer esfoliação da pele
Fazer esfoliação da pele de 1 a 2 vezes por semana ajuda a desobstruir os poros e manter a pele mais saudável e limpa, o que ajuda a acabar com as espinhas mais rapidamente e a evitar o surgimento de novas espinhas.
Isso porque os ingredientes dos esfoliantes estimulam a circulação sanguínea, promovem a limpeza dos poros, eliminam as células mortas da pele e estimulam a renovação celular.
Os esfoliantes podem ser tanto físicos, contendo pequenos grânulos ou microesferas, como sílica ou polietileno, ou químicos, contendo substâncias como ácido acetilsalicílico, ácido glicólico, ácido lático, ácido pirúvico ou alfa hidroxiácidos, e devem ser usados com orientação do dermatologista porque podem causar irritação da pele.
7. Aplicar uma máscara purificante
Aplicar uma máscara purificante, pelo menos 1 vez por semana, à base de argila, por exemplo, ajuda a remover as impurezas e o excesso de oleosidade da pele, o que pode ajudar a acabar com as espinhas mais rapidamente.
Essas máscaras podem ser encontradas em farmácias ou drogarias, e algumas podem conter enxofre na sua composição, o que potencializa o efeito limpador da pele.
Para usar a máscara purificante de argila, deve-se seguir as instruções do fabricante, sendo que geralmente é recomendado aplicar na pele do rosto por 10 a 15 minutos e enxaguar em seguida. Após o uso, deve-se aplicar um creme hidratante não oleoso, pois a pele pode ficar ressecada.
Os sabonetes, tônicos, loções e máscaras podem ser comprados na farmácia ou supermercados. Porém, podem também ser feitos em casa alguns remédios caseiros, como a solução com raiz de bardana, por exemplo. Veja como fazer este remédio caseiro para espinhas.
8. Fazer limpeza de pele profunda
Fazer uma limpeza de pele profunda ajuda a remover impurezas da pele e células mortas, além de estimular a regeneração das células e deixar a pele com um aspecto mais bonito e saudável.
Geralmente, é recomendado fazer a limpeza de pele profunda 1 vez por mês para peles mistas e oleosas ou a cada 2 meses para peles normais a secas. Veja como fazer a limpeza de pele profunda.
A limpeza de pele profunda pode ser feita em casa ou em clínicas de estética, e apesar de ajudar a combater as espinhas, não deve ser feita quando existem espinhas inflamadas. Isso porque como é feita uma esfoliação mais profunda e são utilizados produtos mais específicos, pode haver piora da inflamação.
9. Peeling químico
O peeling químico é um tratamento estético que também pode ser realizado para diminuir as cicatrizes deixadas pela acne e consiste na aplicação de ácidos com o objetivo de promover a renovação celular e eliminar as células mortas, melhorando a aparência da pele.
Antes de realizar esse tratamento, é importante que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação da pele e seja verificado qual o melhor produto a ser aplicado e em que concentração para que se tenha o melhor resultado. É importante que o peeling seja realizado quando não exista sinais de inflamação na pele.
10. Ter uma alimentação saudável
A alimentação pode interferir diretamente na produção de sebo e, consequentemente, aumentar a quantidade de espinhas.
Assim, é importante ter uma alimentação rica em alimentos capazes de diminuir a inflamação da pele, sendo indicado aumentar o consumo dos seguintes alimentos:
- Peixe, sementes de chia e nozes ricos em omega 3, que ajuda a controlar a inflamação dos folículos sebáceos;
- Ostras e sementes de girassol, que têm zinco, importante para reduzir a inflamação, melhorar a cicatrização e diminuir a secreção de gordura pela pele;
- Frutas e legumes ricos em antioxidantes, que fortalecem o organismo e ajudam a combater a inflamação da pele;
- Água, importante para hidratar a pele, sendo aconselhado beber beber no mínimo 1,5 litros por dia.
É importante também observar se o consumo de determinado alimento aumenta a quantidade de espinhas, pois assim é possível diminuir ou evitar o consumo daquele alimento.
Algumas pessoas relatam que o consumo de chocolate, amendoim, derivados do leite ou suplementos proteicos aumentam as espinhas, e, por isso, é indicado evitar o consumo desse tipo de alimento. Veja mais detalhes do que comer para tratar as espinhas.
Confira no vídeo a seguir mais dicas do que comer para acabar com as espinhas:
ACNE: O que comer para acabar com as espinhas
02:41 | 697.420 visualizaçõesQuando ir ao dermatologista
É recomendado consultar o dermatologista quando as espinhas não melhoram em algumas semanas, o seu aparecimento é frequente ou as espinhas causam manchas ou cicatrizes na pele.
Desta forma, o médico pode recomendar o tratamento com:
- Géis ou loções contendo ácido retinoico, ácido salicílico ou adapaleno e peróxido de benzoíla;
- Antibióticos na forma de cremes ou comprimidos, como tetraciclina, minociclina ou clindamicina;
- Isotretinoína na forma de comprimidos.
Como a acne também é provocada por alterações hormonais, por vezes, o uso de anticoncepcional, ou tratar problemas de saúde como ovário policístico ou mioma, são importantes na eliminação dos cravos e das espinhas. Conheça mais sobre os remédios para acne.
Além disso, também podem ser recomendados outros tratamentos pelo dermatologista, como radiofrequência, fototerapia, laser ou microabrasão, por exemplo.