Epiduo gel: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em abril 2024

O Epiduo gel é um remédio indicado para o tratamento da acne, pois possui duas substâncias na sua composição, o adapaleno e o peróxido de benzoíla, que agem impedindo a multiplicação bactérias na pele, além de reduzir a inflamação, melhorando a aparência dos cravos e das espinhas.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, sem a necessidade de apresentar receita médica. No entanto, é importante usar com indicação do dermatologista, já que pode causar efeitos secundários como irritação ou vermelhidão na pele, ou até reações alérgicas.

Após o uso do Epiduo gel por 1 a 4 semanas, é possível notar melhorias na acne, no entanto o tempo de tratamento deve ser indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Epiduo gel é indicado para o tratamento da acne, devido aos componentes presentes na fórmula:

  • Adapaleno, que é um retinoide, que reduz a inflamação na pele que causa a acne;
  • Peróxido de benzoíla, que atua como agente antimicrobiano e ao mesmo tempo esfolia a camada superficial da pele.

O Epiduo Gel pode ser usado por crianças a partir do 9 anos, adolescentes ou adultos.

É importante usar o Epiduo gel com indicação médica, que pode orientar o tempo de tratamento de forma individualizada, de acordo com o tipo de acne. Saiba identificar os principais tipos de acne e como é feito o tratamento.

Como usar

O Epiduo gel é um remédio de uso exclusivamente tópico, e deve ser utilizado sobre a pele, 1 vez ao dia, de preferência à noite, aplicando uma camada fina sobre a área afetada.

As recomendações para aplicar o Epiduo gel são:

  1. Lavar a região afetada com água e sabonete suave;
  2. Secar bem a pele, com uma toalha limpa e seca;
  3. Aplicar uma camada fina do Epiduo gel sobre a acne;
  4. Lavar as mãos após a aplicação.

A aplicação do Epiduo gel pode ser feita com a ponta dos dedos, sendo importante evitar o contato do gel com os olhos, boca e narinas.

A duração do tratamento depende da gravidade da acne e deve ser determinada pelo médico.

O tratamento não deve ser interrompido sem falar previamente com médico. Caso pele fique irritada, pode-se aplicar um hidratante depois do gel, conforme orientação do dermatologista. Confira hidratantes que podem ser indicados para pele com acne.

Durante o uso do Epiduo gel, deve-se evitar exposição ao sol ou fazer bronzeamento artificial, pois o gel pode deixar a pele mais sensível, sendo recomendado utilizar um protetor solar indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Epiduo gel são ressecamento da pele, dermatite, ardor, irritação, vermelhidão ou descamação da pele.

A irritação é geralmente leve a moderada e costuma diminuir após as primeiras semanas de tratamento.

Embora seja mais raro, também pode ocorrer coceira e queimadura solar na região onde é aplicado o produto.

Além disso, o Epiduo gel pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Nestes casos é importante lavar a pele onde foi aplicado e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

O Epiduo gel não deve ser usado por crianças com menos de 9 anos, mulheres em amamentação ou por pessoas que tenham alergia ao adapaleno, peróxido de benzoíla, ou a outros componentes presentes na fórmula.

Além disso, o Epiduo gel não deve ser usado durante a gravidez ou no caso de suspeita de gravidez, e nem deve ser aplicado diretamente sobre as lesões na pele, como cortes, arranhões ou queimaduras.

O Epiduo gel não deve ser aplicado diretamente em lesões na pele, como cortes, arranhões ou queimaduras.

Vídeos relacionados