Algumas dicas que ajudam a eliminar gordura no fígado mais rápido incluem tomar chá verde e fazer dieta mediterrânea, porque contêm compostos bioativos e nutrientes com antioxidantes e anti-inflamatórios que equilibram as enzimas do fígado.
Além disso, a prática regular de atividades físicas também ajuda a eliminar a gordura do fígado, já que os exercícios físicos diminuem a inflamação e melhoram a ação da insulina, evitando a entrada de gordura e glicose no fígado.
A gordura no fígado, ou esteatose hepática, é uma condição onde existe acúmulo de gordura nas células do fígado, podendo causar sintomas como dor no lado direito do abdômen, enjoos, vômitos ou mal-estar geral. Conheça mais sobre a gordura no fígado.
10 dicas para eliminar gordura do fígado
Algumas dicas que ajudam a eliminar gordura do fígado mais rápido são:
1. Tomar chá verde
Tomar chá verde ajuda a eliminar a gordura do fígado, porque esse remédio caseiro contém compostos antioxidantes, como epigalocatequina e flavonoides, que poderiam ajudar a reduzir as enzimas do fígado, que normalmente estão aumentadas quando há gordura no fígado.
O chá verde pode ser consumido na forma de chás, infusões ou cápsulas. No entanto, esse chá só deve ser usado com a orientação de um médico, pois ainda não se sabe qual é a dosagem e o tempo de tratamento ideal para o fígado gordo, e o uso em excesso pode prejudicar o fígado. Conheça mais sobre o chá verde.
2. Fazer atividades físicas regularmente
Fazer atividades físicas regularmente é uma boa forma de reduzir e eliminar a gordura no fígado. Isso porque o exercício físico reduz a inflamação e melhora a ação da insulina, diminuindo a entrada de gordura e glicose no fígado.
Assim, é recomendado fazer de 40 a 45 minutos de atividades físicas aeróbicas, como corrida, natação e ciclismo, e entre 40 e 45 minutos de exercícios de resistência, como musculação, pilates ou calistenia, pelo menos três vezes por semana cada.
3. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas
Para eliminar a gordura no fígado, é recomendado evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, já que o álcool pode aumentar a inflamação e sobrecarregar o fígado, piorando a esteatose hepática.
4. Tomar chá de cardo-mariano
Uma boa opção natural para eliminar a gordura do fígado é tomar o chá de cardo-mariano. Esse chá contém silimarina, um flavonoide que ajuda a promover a recuperação das células do fígado e reduzir a inflamação.
A gordura no fígado geralmente não causa sintomas, mas em alguns casos pode ocasionar perda de apetite, enjoo e vômitos, e quando isto ocorre o chá de cardo-mariano poder ser benéfico porque possui ação digestiva.
Desta forma, pode-se tomar de 3 a 4 xícaras (de chá) do chá de cardo-mariano por dia, antes das refeições. Saiba como fazer o chá de cardo-mariano.
5. Comer gorduras boas
Comer gorduras boas, como ômega 3, 6 e 9, ajuda a eliminar a gordura no fígado, porque têm ação antioxidante que diminuem os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim”, LDL, no sangue, ajudando no tratamento do fígado gordo.
Os alimentos ricos em gorduras boas que podem ser consumidos de forma moderada na dieta são: azeite de oliva, nozes, sardinha, atum, salmão, amêndoas e castanha-do-pará.
6. Evitar alimentos ultraprocessados
Para eliminar a gordura no fígado, é fundamental evitar alimentos ultraprocessados, como molhos prontos, refeições do tipo fast food, macarrão instantâneo, sucos em pó, de caixinha ou garrafa e sorvete. Confira outros alimentos ultraprocessados.
Os alimentos ultraprocessados geralmente contêm alto teor de calorias e gorduras, e poucas fibras, promovendo o aumento dos níveis de glicose no sangue e favorecendo, assim, o acúmulo de gordura no fígado.
7. Fazer a dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea é um tipo de alimentação saudável que prioriza o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, fibras e vitaminas, que ajudam a diminuir a gordura no fígado.
Durante a dieta mediterrânea, é recomendado priorizar alimentos como sardinha, nozes, frutas vermelhas, arroz integral, feijão e aveia, por exemplo. Veja como fazer a dieta mediterrânea.
8. Perder peso
Para pessoas com sobrepeso ou obesidade, é aconselhado perder 5% ou mais do peso corporal, pois o emagrecimento ajuda a eliminar a gordura no fígado, melhorando as enzimas hepáticas, diminuindo a inflamação e as lesões nesse órgão.
No entanto, essa perda de peso deve ser feita gradualmente, evitando-se dietas radicais. Isso porque a perda rápida de peso pode prejudicar o fígado.
Para saber o seu peso ideal, insira seus dados na nossa calculadora a seguir:
9. Usar suplemento de vitamina E
Usar suplemento de vitamina E ajuda a diminuir a gordura no fígado, porque essa vitamina tem ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando no tratamento da esteatose hepática.
A ingestão geralmente recomendada de vitamina E para tratar a gordura no fígado, é de cerca de 800 UI por dia. No entanto, esse suplemento só deve ser usado com a recomendação de um médico.
10. Consultar o nutricionista
Quando não se consegue eliminar a gordura no fígado com as dicas anteriores, é recomendado consultar um nutricionista para fazer uma avaliação completa e indicar um plano alimentar individualizado.
Se deseja um plano alimentar individualizado, marque a sua consulta com o nutricionista mais próximo de você: