Como esterilizar a mamadeira (passo a passo completo)

Para esterilizar a mamadeira e chupetas, pode-se utilizar técnicas diferentes, como ferver em água quente, esterilizar no micro-ondas ou utilizar um esterilizador elétrico, ou fazer a esterilização química com água sanitária quando as outras técnicas não estão disponíveis.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

A limpeza e esterilização da mamadeira, o bico de silicone e a chupeta, é importante para evitar infecções no bebê, que podem causar diarreia ou vômitos, uma vez que o sistema imunológico do bebê não está completamente maduro para combater infecções.

Desta forma, primeiro deve-se fazer a limpeza e depois a esterilização da mamadeira, sempre antes de se utilizá-la pela primeira vez e pelo menos 1 vez por dia, durante os primeiros 12 meses de vida do bebê.

Imagem ilustrativa número 1

Limpeza da mamadeira

O primeiro passo antes de esterilizar a mamadeira é fazer sua limpeza, seguindo o passo a passe a seguir:

  1. Separar todas as partes da mamadeira, a tampa, o bico, a rosca, os anéis, a garrafa e as válvulas, caso as tenha;
  2. Colocar essas partes em uma bacia com água morna suficiente para cobrir totalmente as partes da mamadeira;
  3. Adicionar 10 gotas de detergente neutro;
  4. Deixar as partes da mamadeira de molho nessa água com detergente por pelo menos 20 minutos;
  5. Esfregar todas as partes da mamadeira, com uma escova própria para limpeza de mamadeira que chegue até o fundo da garrafa, removendo toda a sujeira e restos de leite;
  6. Enxaguar bem todas as partes em água morna ou quente, tendo o cuidado para não se queimar;
  7. Deixar as partes da mamadeira secarem naturalmente, colocando-as em cima de um papel de cozinha;
  8. Lavar a bacia e a escova de mamadeira com água corrente e detergente morna ou quente, a cada utilização e deixar secar naturalmente sobre um papel de cozinha.

Antes de fazer a limpeza da mamadeira, é importante lavar as mãos com água e sabonete neutro e secar com uma toalha limpa e seca.

Além disso, é importante verificar se existem rachaduras no bico da mamadeira, rosca ou na própria garrafa. Se tiver, é aconselhado descartá-las, pois as bactérias podem crescer nessas rachaduras.

As mamadeiras e chupetas devem ser limpas a cada utilização, devendo-se descartar qualquer quantidade de leite materno ou fórmula que fique na mamadeira.

Como tirar o amarelado da mamadeira

Para tirar o amarelado ou o mau cheiro da mamadeira ou chupeta, pode-se colocar as partes da mamadeira em um recipiente contendo água suficiente para cobrir a mamadeira, 2 colheres (de sopa) de água sanitária e 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio.

Deixar a mamadeira de molho nessa solução durante 1 hora. Depois disso, deve-se lavar tudo com água limpa corrente.

Mas além disso, ainda é importante esterilizar tudo, eliminando completamente todos os germes, da mamadeira e da chupeta.

Passo a passo de como esterilizar a mamadeira

Após realizar a limpeza da mamadeira, deve-se esterilizá-la para eliminar as bactérias ou germes que podem causar infecções no bebê. A esterilização deve ser feita pelo menos 1 vez por dia, durante o 1º ano de vida do bebê.

A esterilização da mamadeira pode ser feita utilizando diferentes técnicas que são:

1. Esterilização na água fervente

Separar as partes da mamadeira e as chupetas, e adicioná-las em uma panela.

Colocar água suficiente para cobrir todas as partes e levar ao fogo para ferver. Após a água iniciar a fervura, deve-se deixar no fogo por mais 5 a 10 minutos.

Em seguida, deve-se remover as partes da mamadeira e as chupetas com uma pinça ou pegador limpos ou com as mãos devidamente higienizadas e colocar tudo para secar naturalmente, em cima de uma folha de papel de cozinha.

A esterilização em água quente também pode ser feita para higienizar a escova da mamadeira e a bacia em que é feita a limpeza da mamadeira.

2. Esterilização no micro-ondas

Para limpar profundamente a mamadeira e a chupeta no micro-ondas é preciso colocar tudo dentro de uma tigela de vidro, num recipiente de plástico próprio para micro-ondas ou no esterilizador de micro-ondas, que se compra nas farmácias ou lojas de produtos para bebês e crianças.

O procedimento é feito colocando os utensílios no recipiente e cobrindo-os com água, levando ao micro-ondas em potência máxima por cerca de 8 minutos, ou de acordo com a orientação do fabricante do produto.

Em seguida, remover a mamadeira com o auxílio de um pegador ou pinça limpos e deixar as mamadeiras, os bicos e as chupetas secarem naturalmente, em cima de uma folha de papel de cozinha.

3. Esterilização no esterilizador elétrico

A esterilização da mamadeira no esterilizador elétrico deve ser feita seguindo as instruções do fabricante, que vem na caixa do produto.

De forma geral, o esterilização dura cerca de 7 a 8 minutos, e o aparelho traz a vantagem de desgastar menos os objetos, prolongando sua vida útil.

Após o processo, pode-se deixar os utensílios secando no próprio aparelho antes de guardá-los em um recipiente bem fechado.

4. Esterilização com água sanitária

A esterilização com água sanitária pode ser feita quando todos os outros métodos descritos acima não estão disponíveis.

Para usar a água sanitária para esterilizar a mamadeira, deve-se misturar em uma bacia limpa e seca 2 colheres (de chá) de água sanitária sem perfume em 16 copos de água ou 1 galão de água.

Em seguida, mergulhar as partes da mamadeira ou as chupetas nessa solução durante 2 minutos. Após esse tempo, remover a mamadeira e/ou chupetas com uma pinça ou pegador limpo, e deixar secar naturalmente sobre um papel de cozinha.

Não é necessário enxaguar, pois à medida que seca, a água sanitária se decompõe, não deixando resíduos que possam se misturar ao leite materno ou fórmula.

Cuidados após a esterilização

Após realizar a limpeza e esterilização da mamadeira e chupetas, deve-se deixar secá-las naturalmente, colocando as partes da mamadeira e/ou chupeta sobre uma folha de papel de cozinha. No caso do esterilizador elétrico, a mamadeira pode secar no próprio aparelho.

É importante evitar secar os utensílios do bebê com qualquer tipo de pano, para que não ocorra contaminação por micro-organismos e para que não fiquem fiapos do tecido nos objetos.

Depois quando estiverem secos, deve-se lavar as mãos com água e sabonete neutro, secar bem, e juntar as partes da mamadeira e guardá-la, sem fechá-la completamente, dentro do armário da cozinha em uma parte limpa e seca e que não tenha alimentos armazenados. Uma boa opção é na parte em que ficam os pratos limpos.

A escova de limpeza da mamadeira e a bacia também devem ser guardados em um local limpo e protegido, como o armário de cozinha fechado.

Com que frequência se deve esterilizar

A esterilização das chupetas e mamadeiras deve ser feita sempre antes de usar pela primeira vez e, em seguida deve ser feita 1 vez por dia até o primeiro ano de vida ou sempre que caírem no chão ou entrarem em contato com superfícies sujas.

Esse procedimento é importante para evitar o desenvolvimento de bactérias ou outros microrganismos nos bicos, chupetas e mamadeiras do bebê, que podem acabar causando problemas como infecções intestinais, diarreia e cáries.

Isto porque o sistema imunológico do bebê ainda não está completamente amadurecido, para combater infecções.

Uma boa dica é ter, pelo menos, 2 a 3 mamadeiras e chupetas iguais para que quando uma estiver de molho ou sendo esterilizada, a outra possa ser usada.

O que não se deve fazer

Algumas formas de limpeza que são desaconselhadas na limpeza da mamadeira e da chupeta do bebê são:

  • Lavar estes recipientes com sabão em pó, porque é um produto muito forte e que irá deixar sabor na mamadeira e na chupeta;
  • Deixar tudo de molho numa bacia, mas sem manter tudo coberto pela água. Colocar um pratinho em cima de tudo pode garantir que realmente fica tudo de molho;
  • Lavar a mamadeira e a chupeta na máquina de lavar loiça junto de outros objetos de cozinha, porque pode não ficar devidamente limpo;
  • Deixar a mamadeira de molho somente com água e um pouquinho de detergente com a tampa virada para dentro em cima da pia da cozinha durante toda a noite;
  • Secar a mamadeira e a chupeta com pano de prato porque podem ficar fiapos que a criança pode engolir;
  • Guardar estes objetos ainda molhados ou úmidos dentro do armário da cozinha porque pode facilitar a proliferação de fungos que não são vistos à olho nu.

Também não é recomendado limpar a mamadeira e a chupeta apenas 1 vez por mês ou 1 vez por semana, porque ficam vestígios de leite e saliva que promovem a proliferação de microrganismos que causam doenças no bebê.

Como limpar o isopor da mamadeira

Além da mamadeira e da chupeta, também é importante limpar o isopor ou a bolsa térmica, onde se coloca a mamadeira.

Nesse caso, é indicado lavá-lo diariamente com uma esponja macia, um pouco de detergente e 1 colher de bicarbonato de sódio, que irá ajudar a remover todos os restos de leite e microrganismos.

Depois deve-se deixar secar naturalmente virado para baixo, em cima de pano de prato limpo ou, de preferência, em cima de uma folha de papel de cozinha.

Que tipo de mamadeira e chupeta comprar

As melhores mamadeiras e chupetas são aquelas que não contém bisfenol A, também conhecido como BPA, e alguns tipos de ftalatos, que são substâncias liberadas quando esses objetos entram em contato com o calor, e que podem ser tóxicas para o bebê.

Quando o produto não tem esse tipo de substância, é fácil reconhecer, porque geralmente está escrito na caixa destes produtos que não contém: DEHP, DBP, BBP, DNOP, DINP ou DIDP.

A mesma regra vale para todos os outros objetos da criança, como brinquedos de plástico e chocalhos que ela costuma colocar na boca.