O bebê deve começar a tentar rolar entre o 4° e 5° mês, sendo que no final do 5° mês já deve ser capaz de fazer isso totalmente, virando de um lado para o outro, ficando deitado de barriga para baixo e sem ajuda dos pais ou apoios.
Caso isso não ocorra, o pediatra que acompanha a criança deve ser informado, para que assim seja verificada se existe algum tipo de atraso no desenvolvimento, ou se é apenas falta de estimulação.
Alguns bebês já conseguem fazer esse movimento ao início dos 3 meses de vida, e não há nenhum problema no desenvolvimento mais acelerado. Normalmente isso ocorre quando o bebê também já começou a levantar a cabeça para trás mais cedo e aprendeu a controlá-la.
Brincadeiras para estimular o bebê a rolar
O principal fator para que o bebê consiga desenvolver bem a coordenação motora é o estímulo que recebe dos pais e familiares, além do contato que é oferecido por meio de diferentes objetos, formas e texturas.
Algumas brincadeiras que os pais podem utilizar para estimular o bebê a virar sozinho são:
1. Usar o brinquedo favorito
Uma dica para ajudar o bebê a se virar sozinho é colocá-lo de barriga para cima e deixar o brinquedo preferido ao lado, de uma forma que o bebê consiga ver o objeto ao virar a cabeça, mas que não o consiga alcançar.
Como o movimento de pegar com as mãos não será suficiente, o bebê será estimulado a rolar, fortalecendo assim os músculos da parte superior das costas e do quadril, que serão também muito importantes para o bebê consiga se sentar no 6° mês.
Veja como fazer esta e outras técnica usando brinquedos para ajudar o desenvolvimento do bebê, com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro:
Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar
12:46 | 2.069.145 visualizações2. Chamar o bebê
Deixar o bebê já de lado à distância de um braço, e chamá-lo sorrindo e batendo palmas, também é uma tática que, em forma de brincadeira, ajuda a aprender como virar. Veja outras brincadeiras para ajudar no desenvolvimento do bebê.
Durante essa brincadeira é importante colocar um suporte nas costas do bebê para impedir que acabe rolando para o lado contrário, evitando quedas.
3. Usar um aparelho de som
Durante o 4° e 5° mês de vida, o bebê começa a se interessar pelos sons que ouve, principalmente sons da natureza ou de animais.
Para que isso possa ser usado no desenvolvimento motor do bebê e ajudá-lo a virar, os pais devem deixar o bebê previamente de barriga para baixo, e colocar um aparelho de som, que não esteja muito alto e que não seja muito grande, do lado. A curiosidade por saber de onde o som está saindo vai incentivar o bebê a se virar e rolar.
Cuidados necessários
A partir do momento em que o bebê aprende a virar, são necessários cuidados para evitar acidentes, como não deixá-lo sozinho em cima de camas, sofás, mesas, ou trocadores de fraldas, porque o risco de queda é maior. Veja como deve ser os primeiros socorros caso o bebê caia.
Ainda é recomendado não deixar objetos que tenham pontas, sejam muito duros ou que possam ser cortantes a pelo menos 3 metros da criança.
Além disso, é normal que o bebê aprenda a virar primeiro para um lado só, e tenha preferência para virar sempre para este lado, mas aos poucos os músculos vão se fortalecendo e será mais fácil virar para o outro lado também. Porém, é necessário que os pais e familiares façam sempre os estímulos dos dois lados, ajudando inclusive a criança a desenvolver o sentido de espaço.
Qual a importância da estimulação?
A estimulação do bebê nesta fase é muito importante para o desenvolvimento motor, pois é após aprender a rolar, que a criança vai se arrastar para finalmente começar a engatinhar. Confira 4 formas de ajudar o bebê a começar a engatinhar.
Se virar e rolar é um dos sinais de que o bebê está se desenvolvendo bem, mas para que isso aconteça é necessário as fases anteriores também tenham sido completadas, como conseguir levantar a cabeça para trás quando se está de barriga para baixo. Veja outras coisas que o bebê de 3 meses deve fazer.