O que é a relactação, quando fazer e como é feita

O que é:

A relactação é uma técnica muito usada para alimentar o bebê quando a amamentação não é possível, sendo então dado ao bebê fórmulas, leite animal ou leite humano pasteurizado através de sonda ou utilizando um kit de relactação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa técnica é indicada nos casos em que as mães não têm leite ou produzem em pouca quantidade, mas também pode ser usada quando o bebê é prematuro e não consegue segurar bem o mamilo da mãe. Além disso, a relactação também pode ser feita em bebês que pararam de mamar no peito há muito tempo e nos casos de mães adotivas porque a sucção do bebê ao mamar estimula a produção de leite.

Imagem ilustrativa número 8

Quando fazer

A relactação pode ser indicada em situações relacionadas à mãe ou ao recém-nascido, sendo principalmente indicada nos casos em que a mulher não tem leite ou tem em pequenas quantidade, não sendo suficiente para nutrir o bebê. Além disso, a relactação pode ser indicada logo após o parto, quando a mulher faz uso de medicamentos que dificultam a lactação, quando possui uma mama menor que outra ou quando o recém-nascido é adotado.

No caso dos bebês, algumas situações em que é indicada a relactação são bebê prematuro, quando não consegue segurar bem o mamilo da mãe ou quando possui alguma condição que o impeça de fazer esforço, como síndrome de Down ou doenças neurológicas.

Como é feita a relactação

A relactação pode ser feita tanto com sonda quanto com um kit de relactação:

1. Relactação com sonda

Para fazer a relactação caseira com sonda deve-se:

  1. Comprar uma sonda nasogástrica pediátrica número 4 ou 5, de acordo com a indicação do pediatra, em farmácias ou drogarias;
  2. Colocar o leite em pó na mamadeira, no copinho ou na seringa, segundo a preferência da mãe;
  3. Colocar uma ponta da sonda no recipiente escolhido e a outra ponta da sonda perto do mamilo, presa com fita adesiva, por exemplo.

Desta forma, o bebê, ao colocar a boca na mama, abocanha o mamilo e a sonda simultaneamente e ao sugar, apesar de beber o leite em pó, tem a sensação de estar mamando no seio da mãe. Veja como escolher a melhor fórmula artificial para o seu bebê.

2. Relactação com kit

Para fazer a relactação com kit da Mamatutti ou da Medela, por exemplo, basta colocar o leite artificial no recipiente e, se necessário, fixar a sonda no seio da mãe.

O material da relactação deve ser lavado com água e sabão para retirar todos os vestígios de leite após cada uso e fervido durante 15 minutos antes de cada utilização para ficar esterilizado. Além disso, a sonda nasogástrica ou a sonda do kit deve ser trocada depois de 2 ou 3 semanas de uso ou quando o bebê tiver dificuldades em mamar.

Durante o processo da relactação é fundamental não dar a mamadeira ao bebê, para que ele não se adapte ao bico da mamadeira e desista da mama da mãe. Além disso, quando a mãe observar que já está produzindo leite deve ir restringindo lentamente a técnica de relactação e ir introduzindo a amamentação.