A limpeza de pele profunda é indicada para remover cravos, impurezas, células mortas e milium da pele, que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolinhas brancas ou amareladas na pele, principalmente do rosto.
A limpeza profunda da pele pode ser feita de 2 em 2 meses, no caso de peles normais a secas, e 1 vez por mês em peles mistas a oleosas e com cravos, ajudando não só a limpar a pele, como também ajuda a estimular a regeneração das células e deixar a pele com um aspecto mais bonito e saudável.
A limpeza de pele profunda dura cerca de 1 hora e deve ser feita em clínica de estética por um esteticista, para evitar cicatrizes ou infecções na pele. No entanto, é possível também fazer uma limpeza de pele mais simples em casa.
Leia também: 6 passos para fazer limpeza de pele caseira tuasaude.com/como-fazer-uma-limpeza-de-pele7 passos para limpeza de pele profunda
A limpeza de pele profunda geralmente é feita com os seguintes passos:
1. Higienização da pele
A higienização da pele consiste em remover a maquiagem e limpar a pele aplicando uma loção de limpeza para ajudar a remover a oleosidade e algumas impurezas da pele. Produtos com Aloe vera e chá verde são ótimas opções para desintoxicar a pele.
A loção deve ser aplicada com a mão com luva em todo rosto, e a seguir pode-se usar uma gaze para espalhar o produto por toda face, com movimentos circulares.
2. Abertura dos poros
A abertura dos poros é feita por meio da aplicação de vapor de ozônio ou mesmo vapor de água, pois o vapor ajuda a amaciar a pele, facilitando a retirada de cravos e impurezas. Pode ser aplicada também uma máscara para ajudar ainda mais a amolecer a camada de pele mais superficial.
O vapor de água ou de ozônio pode durar de 5 a 10 minutos e durante este período a esteticista pode massagear as mãos ou a cabeça da pessoa que recebe o tratamento, tornando o momento mais agradável e relaxante.
3. Esfoliação
Em seguida, é feita uma esfoliação para remover a camada mais superficial da pele e as células mortas, facilitando a extração de cravos e impurezas do passo a seguir.
Em pessoas que possuem espinhas inflamadas essa esfoliação só pode ser feita com um produto específico, mas em todas as outras situações pode-se usar um creme esfoliante que tenha microgrânulos que pressionados na pele, favorecem a retirada da sujeira.
Os movimentos circulares com uma gaze são essenciais para remover o máximo de cravos do rosto e abrir os poros. A remoção completa do produto pode ser feita com água e uma gaze limpa, preparando a pele para o próximo passo.
4. Extração de cravos
A extração dos cravos é feita manualmente, com gaze ou um pedaço de algodão, umedecidos com uma loção antisséptica, pressionando os dedos indicadores em direção oposta.
Já a extração de milium deve ser feita com a ajuda de uma microagulha, para perfurar a pele e pressionar, removendo a bolinha de sebo que se formou ali. Esse procedimento pode levar no máximo 30 minutos e geralmente começa na zona T, na seguinte ordem: nariz, queixo, testa e a seguir bochechas.
Após a extração dos cravos e milium, pode ser aplicado um aparelho de alta frequência que auxilia a pele a cicatrizar e acalmar.
Além disso, uma outra forma de fazer uma boa limpeza de pele profissional retirando ao máximo as impurezas, é fazer uma limpeza de pele ultrassônica, que utiliza um equipamento de ultrassom para atingir as camadas mais profundas da pele.
5. Máscara calmante
Deve ser aplicada uma máscara, geralmente com efeito calmante, de acordo com o tipo de pele, durante cerca de 10 minutos para ajudar a diminuir a vermelhidão e a acalmar a pele.
Sua remoção pode ser feita com água e gaze limpa, com movimentos circulares. Durante sua atuação pode ser realizada a drenagem linfática manual em todo rosto para ajudar a reduzir a vermelhidão e o inchaço.
6. Hidratação
A hidratação é feita com a aplicação de uma fina camada de creme ou sérum hidratante de acordo com o tipo de pele.
Também é possível colocar um creme anti-envelhecimento para acalmar e proteger a pele, além de manter o rosto hidratado.
Leia também: 11 hidratantes para pele oleosa (e como escolher) tuasaude.com/hidratante-para-pele-oleosa7. Aplicação de filtro solar
Para finalizar a limpeza de pele profissional, deve ser aplicada uma loção hidratante e filtro solar sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 FPS.
Isto porque depois da limpeza de pele profunda, a pele fica mais sensível que o normal e, por isso, o filtro solar é fundamental para proteger a pele dos danos do sol e para evitar o surgimento de manchas escuras, que poderão surgir caso fique exposto ao sol ou à luzes ultravioletas, por exemplo.
Cuidados após a limpeza de pele
Após a limpeza de pele profissional, é necessário ter alguns cuidados durante, pelo menos, 48 horas, como não ficar exposto ao sol e não usar muita maquiagem ou produtos ácidos e cremes oleosos, por pelo menos 1 ou 2 dias após a limpeza, dando preferência por produtos calmantes e cicatrizantes da pele.
Boas opções são água termal e o protetor solar facial para proteger a pele de queimaduras solares e para evitar o surgimento de manchas.
Quando não fazer
A limpeza de pele profissional não deve ser feita quando existem espinhas inflamadas, com aparência amarelada, pois pode agravar a acne e prejudicar a pele. Neste caso, é indicado ir ao dermatologista para realizar um tratamento com pomadas ou remédios orais.
Leia também: Principais remédios para tratar espinhas (acne) tuasaude.com/remedio-para-acneAlém disso, a limpeza de pele profunda não deve ser feita em pessoas com a pele muito sensível, alergia, feridas, descamação ou rosácea.
Também não se deve fazer limpeza de pele profunda quando a pele está bronzeada porque pode levar ao surgimento de manchas escuras na pele.
Pessoas em tratamento com ácidos na pele, como o peeling químico, ou que usam creme que contenha algum ácido, também não devem fazer limpeza de pele devido ao aumento da sensibilidade da pele. O dermatologista poderá indicar quando poderá voltar a fazer limpezas de pele.
A limpeza de pele pode ser feita na gravidez, mas nessa fase é comum o surgimento de manchas na pele, e por isso a esteticista poderá optar por usar produtos diferentes ou fazer uma limpeza de pele mais superficial, para não agredir a pele, evitando o surgimento das manchas escuras no rosto.