A doença de Crohn pode causar sintomas como diarreia persistente, sangue e/ou muco nas fezes, dor abdominal e vontade urgente para defecar, sendo comum que a pessoa acorde durante a noite para evacuar.
Os sintomas da doença de Crohn normalmente aparecem por períodos, conhecidos como "crises", e, depois, tendem a desaparecer completamente, até que uma nova crise aconteça.
A doença de Crohn é uma doença inflamatória do intestino, que deve ser diagnosticada pelo gastroenterologista por meio da avaliação dos sintomas e exames de imagem, como a colonoscopia. Conheça mais sobre a doença de Crohn.
Principais sintomas
Os principais sintomas da doença de Crohn são:
1. Diarreia persistente
A diarreia causada acontece quando a doença de Crohn afeta o intestino delgado ou cólon. Normalmente, a diarreia dura mais de 4 semanas e também pode acontecer durante a noite, fazendo com que a pessoa tenha que acordar para evacuar. Conheça outras causas de evacuar várias vezes ao dia.
2. Muco e/ou sangue nas fezes
É comum existir muco ou sangue misturado nas fezes em caso de doença de Crohn, devido à lesão da parede do trato gastrointestinal, especialmente quando a doença afeta a parede do cólon. Confira outras causas de sangue nas fezes.
3. Vontade repentina para evacuar
Algumas vezes, a doença de Crohn pode provocar vontade repentina para evacuar, sendo mais comum quando a inflamação se desenvolve no reto, que é a parte final do sistema digestório.
4. Dor abdominal
A dor abdominal em caso de doença de Crohn é mais comum do lado direito e na parte inferior do abdome e, normalmente, acontece quando a doença afeta o intestino delgado ou cólon. Veja mais causas de dor abdominal.
5. Perda de peso
A perda de peso provocada pela doença de Crohn geralmente acontece devido à falta de apetite, perda de sangue nas fezes, diarreia e dificuldade de absorção de nutrientes devido à inflamação, sendo mais comum quando a doença afeta o intestino delgado.
6. Febre
Algumas vezes, a inflamação na doença de Crohn pode causar febre acima de 38ºC. Além disso, especialmente quando surgem outros sintomas, como dor para evacuar ou sensação de caroço na região anal, a febre pode indicar complicações como o abscesso anorretal. Saiba o que é o abscesso anorretal e seus sintomas.
Teste online de sintomas
Se acha que que pode ter doença de Crohn, selecione os seus sintomas e descubra quais as chances:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de diagnóstico, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico, o gastroenterologista ou clínico geral leva em consideração os sintomas presentes, o histórico de saúde da pessoa e familiar, além de resultados de exames como a colonoscopia, que permite identificar sinais de inflamação na parede do intestino.
Além disso, durante a colonoscopia é comum que o médico retire uma pequena amostra da parede intestinal para que possa ser analisada. Entenda como é feita a colonoscopia.
Algumas vezes, também pode ser indicada a endoscopia digestiva alta, especialmente quando existem sintomas que indiquem inflamação no esôfago ou estômago, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, por exemplo.
Como é feito o tratamento
A doença de Crohn não tem cura, no entanto o tratamento normalmente envolve medicamentos, como corticoides, imunossupressores e imunomoduladores, para controlar os sintomas e evitar as crises.
Além disso, também são recomendadas medidas, como reduzir a quantidade de gorduras e derivados do leite na alimentação, para aliviar os sintomas da doença de Crohn. Saiba como é a dieta para doença de Crohn.
Especialmente nos casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia para remover partes do intestino gravemente afetadas pela inflamação que possam estar provocando os sintomas.
Veja com o Dr. Antônio Carlos Moraes como é feito o tratamento da doença de Crohn: