Os sintomas da diabetes podem variar de acordo com o tipo da doença, porém de forma geral os primeiros sinais e sintomas da diabetes são cansaço frequente, muita fome, perda de peso repentina, muita sede, muita vontade de ir ao banheiro e escurecimento de dobras, como a da axila e do pescoço, por exemplo.
Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas de diabetes é recomendado que o clínico geral, endocrinologista ou pediatra, no caso das crianças, seja consultado, pois assim é possível confirmar a diabetes e iniciar o tratamento mais adequado.
A confirmação da diabetes é feita por meio de exames de sangue que avaliam a quantidade de açúcar circulante, como a glicose em jejum, teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e hemoglobina glicada, por exemplo. Conheça mais sobre os exames que confirmam a diabetes.
Diabetes do tipo 2
Os principais sintomas da diabetes do tipo 2 são:
- Sede excessiva;
- Boca seca;
- Cansaço excessivo;
- Fraqueza;
- Aumento do apetite;
- Urina em excesso e vontade frequente para urinar;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Cicatrização de feridas mais demorada;
Na presença desses sintomas, é importante que o endocrinologista seja consultado para que seja feita uma avaliação, confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
A diabetes do tipo 2 está relacionada com a resistência à insulina, ou seja, a insulina não é capaz de levar a glicose circulante para o interior das células, resultando na presença constante de grandes quantidades de açúcar circulante. Esse tipo de diabetes acontece com maior frequência em pessoas com excesso de peso, obesidade e/ ou que possuem alimentação rica em açúcar e gordura. Conheça mais sobre a diabetes do tipo 2.
Teste online de sintomas da diabetes do tipo 2
Para saber se pode estar com diabetes do tipo 2, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:
Diabetes do tipo 1
Os principais sintomas de diabetes do tipo 1 são:
- Vontade frequente para urinar;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Muito sono;
- Coceira:
- Fome excessiva;
- Muita sede;
- Vômito, em alguns casos;
- Tontura;
- Dificuldade para respirar, em alguns casos.
A diabetes do tipo 1 acontece quando o pâncreas não produz insulina, de forma que o organismo não é capaz de utilizar o açúcar presente no sangue. Esse tipo de diabetes é normalmente diagnosticado durante a infância, porém pode ser também identificada no início da via adulta. Veja mais sobre a diabetes do tipo 1.
Como é feito o diagnóstico
A diabetes pode ser diagnosticada por meio de alguns exames, como por exemplo:
- Teste da picada do dedo: Normal até 200 mg/dL a qualquer hora do dia;
- Glicose em jejum: Normal até 99 mg/dL;
- Teste de tolerância à glicose (TOTG): Normal até 140 mg/dL 2 horas após o exame e 199 mg/dL até 4 horas;
- Hemoglobina glicada: Normal até 5,7%.
Todos as pessoas devem fazer pelo menos 1 destes exames 1 vez ao ano para saber se a taxa de açúcar no sangue está alta. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode ter diabetes tipo 2, mesmo sem casos na família, mas as chances aumentam quando há má alimentação e sedentarismo.
Como saber se é diabetes
Para entender melhor o resultado do seu exame, selecione na calculadora a seguir o teste realizado e insira os seus resultados: