Para limpar o umbigo, pode-se utilizar apenas água e sabonete neutro durante o banho, ou utilizar um cotonete no caso do umbigo ser mais para dentro, tendo sempre o cuidado de não fazer movimentos bruscos para não irritar ou ferir a pele do umbigo.
Limpar o umbigo é importante para evitar o acúmulo de sujeira, mau cheiro e o crescimento de bactérias ou fungos que podem causar infecções, como a onfalite, resultando em sintomas como vermelhidão, inchaço e presença de secreções que podem endurecer e formar uma "pedra".
A limpeza do umbigo pode ser feita diariamente ou pelo menos uma vez por semana, ou com uma maior frequência no caso de pessoas que transpiram muito ou fazem exercícios físicos ou têm piercing, e caso surjam sintomas de infecções deve-se consultar um dermatologista que pode indicar o tratamento mais adequado.
Passo a passo para limpar o umbigo
Para limpar o umbigo, pode-se utilizar diferentes técnicas, que são:
1. Limpeza do umbigo no banho
Para limpar o umbigo no banho deve-se:
- Lavar com água e sabonete neutro, comum ou líquido, durante o banho;
- Aplicar um pouco de sabonete no dedo e massagear o umbigo com movimentos suaves;
- Enxaguar bem em seguida para remover o sabonete e as sujeiras do umbigo;
- Secar bem em seguida com uma toalha limpa e seca, para evitar umidade no umbigo que pode favorecer o crescimento de bactérias ou fungos.
Essa limpeza pode ser feita diariamente ao tomar banho ou pelo menos 1 vez por semana.
A limpeza do umbigo no banho também é importante para pessoas que fizeram abdominoplastia, além de trocar o curativo, conforme orientado pelo médico. Veja outros cuidados na recuperação da abdominoplastia.
2. Limpeza com cotonete
A limpeza do umbigo com cotonete pode ser feita da seguinte forma:
- Separar o cotonete, água morna, um sabonete neutro em barra ou líquido e uma toalha;
- Molhar a ponta do cotonete na água morna e passar no sabonete em barra ou aplicar uma gota do sabonete líquido;
- Esfregar suavemente, com o cotonete, as partes internas do umbigo;
- Repetir a limpeza, usando o outro lado limpo do cotonete ou jogá-lo fora e trocar por outro, caso o cotonete tenha ficado muito sujo;
- Limpar o umbigo até que o cotonete saia completamente limpo;
- Secar a parte interna do umbigo com um outro cotonete limpo e seco;
- Passar uma toalha externamente no umbigo para garantir que está bem seco.
Essa limpeza pode ser feita para complementar a limpeza do banho principalmente nos casos de umbigo para dentro, que podem acumular mais sujeiras, ou pode ser feita antes do banho.
3. Limpeza com solução salina
Para limpar o umbigo com solução salina, deve-se:
- Separar uma toalhinha, um frasco de soro fisiológico ou preparar uma solução salina misturando 1/4 de colher de chá de sal de cozinha ou sal marinho em 1 xícara de água morna;
- Molhar a toalhinha na solução salina ou soro fisiológico, e passar no umbigo massageando suavemente;
- Enxaguar em água morna em seguida, o que pode ser no banho;
- Secar bem o umbigo com uma toalha limpa e seca.
Essa limpeza com solução salina pode ser feita para umbigo para fora, umbigo para dentro ou umbigo com piercing que já esteja curado, e deve ser complementada com a limpeza do umbigo no banho. Veja também como cuidar do umbigo com piercing.
No caso do umbigo para dentro, pode-se também fazer a limpeza com cotonete, utilizando a solução salina ao invés do sabonete.
Cuidados após limpar o umbigo
Após limpar o umbigo é importante secá-lo bem com uma toalha limpa e seca, de forma a evitar a umidade excessiva, que pode favorecer o crescimento de bactérias e fungos.
Além disso, a não ser que tenha sido recomendado pelo médico, deve-se evitar passar cremes, hidratantes ou óleos no umbigo após a limpeza para que não fique úmido e, assim, evitar infecções.
Como limpar o umbigo do bebê
A limpeza do umbigo do bebê é fundamental para evitar infecções e deve ser feita no coto umbilical e depois que cai, sendo o primeiro passo lavar bem as mãos com água e sabonete neutro.
Para fazer a limpeza do coto umbilical do bebê, deve-se utilizar gazes estéreis umedecidas em álcool 70% e passar suavemente em volta do umbigo, devendo-se também limpar o corpo do coto umbilical com outra gaze. Veja o passo a passo para limpar o coto umbilical corretamente.
Depois que o coto umbilical cai, deve-se continuar limpando o umbigo do bebê com gazes estéreis umedecidas em álcool 70% até a completa cicatrização, que pode ser identificada quando não sai mais sujeira e o umbigo está seco.
Após a limpeza do umbigo, deve-se deixar secar naturalmente. Além disso, também é importante que após o banho do bebê, o umbigo permaneça seco, podendo-se utilizar uma toalha ou fralda limpa e seca e passar suavemente no umbigo.
Riscos de não limpar o umbigo
O umbigo é uma região que pode acumular células mortas, óleos, suor, pelos, sujeira, fiapos de roupa e bactérias, e se não for limpo com frequência pode resultar em crescimento bacteriano ou de fungos causando inflamações ou infecções, como a onfalite, ou até formação de pequenas "pedras" chamadas onfalolitos. Entenda o que é onfalite.
Além disso, o acúmulo de sujeira pode causar mau cheiro, irritação na pele do umbigo, dermatite ou dermatose, por exemplo.
Sintomas de infecção no umbigo
Os principais sintomas de infecção no umbigo são:
- Vermelhidão ou inchaço intenso;
- Descamação da pele ou dor no local;
- Secreção amarelada, cinza, verde ou marrom;
- Presença de pus;
- Febre ou calafrios.
Na presença desses sintomas, deve-se consultar o dermatologista para uma avaliação e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.
Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima: