Quimioterapia e Radioterapia: 10 formas de melhorar o paladar

Para diminuir o gosto metálico ou amargo na boca causado pelo tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pode-se usar dicas como utilizar apenas utensílios de plástico e vidro para preparar os alimentos, marinar a carne em sucos de fruta e adicionar ervas aromáticas para temperar os alimentos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oncologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa alteração no paladar pode acontecer durante ou até 4 semanas após o tratamento, e é comum os alimentos mudarem de sabor ou ficarem sem sabor, além de existir um gosto amargo ou metálico na boca. Isso acontece principalmente após o consumo de carnes vermelhas, pois alimentos ricos em proteínas são os que mais têm alteração no sabor.

Imagem ilustrativa número 1

Algumas dicas do que fazer para aliviar esse problemas são:

  1. Usar utensílios de vidro ou plástico para preparar a comida e se alimentar, inclusive os talheres, pois isso ajuda a reduzir o sabor metálico na boca;
  2. Tomar um pequeno copo de água com gotas de limão ou bicarbonato de sódio antes das refeições, para limpar as papilas gustativas e tirar o gosto ruim da boca;
  3. Comer uma fruta ácida após as refeições, como laranja, tangerina ou abacaxi, mas deve-se lembrar de evitar esses alimentos caso existam feridas na boca;
  4. Aromatizar a água com gotas de limão, canela ou um pedaço de gengibre para beber ao longo do dia;
  5. Usar ervas aromáticas para temperar os alimentos, como alecrim, salsa, orégano, cebola, alho, pimenta, pimentão, tomilho, manjericão e coentro;
  6. Mascar chicletes de menta ou canela sem açúcar para mascarar o sabor ruim na boca;
  7. Marinar as carnes em sucos de frutas ácidas como limão e abacaxi, vinagre ou em vinhos doces;
  8. Comer menos carne vermelha e preferir consumir frango, peixes, ovos e queijos como fontes principais de proteínas, caso a carne vermelha provoque muita alteração no paladar;
  9. Usar sal marinho para temperar a comida ao invés do sal comum;
  10. Preferir alimentos gelados ou congelados ao invés de quentes.

Além disso, é preciso manter a boca limpa e saudável, escovando os dentes e a língua com frequência, passando o fio dental e evitando feridas e aftas, também é importante para combater o sabor desagradável da boca causado por bactérias.

O tratamento para câncer nem sempre causa mudança no sabor dos alimentos, mas pelo menos metade dos pacientes sentem esse efeito colateral. Para amenizar, é preciso testar essas dicas e ver quais ajudam em cada caso, pois cada pessoa se adapta melhor de uma maneira diferente. Veja outros efeitos colaterais da quimioterapia.

Porque o sabor muda

O gosto ruim na boca devido à quimioterapia acontece porque o tratamento causa alterações nas papilas gustativas, que são responsáveis pela sensação do paladar. As papilas se renovam a cada 3 semanas, e como a quimioterapia atua em células que se reproduzem rapidamente, um dos seus efeitos colaterais é atingir as papilas.

No radioterapia isso acontece quando o tratamento é feito na região da cabeça e do pescoço, pois a radiação acaba atingindo também as papilas. Após ambos os tratamentos, o gosto ruim na boca costuma passar em cerca de 3 a 4 semanas, mas em alguns casos pode levar mais tempo.

Receita de Água Saborizada

Imagem ilustrativa número 2

A água saborizada ajuda a manter uma boa hidratação e a retirar o gosto amargo ou metálico da boca, podendo ser utilizada ao longo do dia.

Ingredientes:

  • 10 folhas de hortelã frescas
  • 3 canelas em pau
  • 3 rodelas finas de gengibre fresco
  • 4 rodelas de limão, laranja ou tangerina com a casca
  • 1 litro de água filtrada

Modo de preparo: Adicionar os ingredientes na água, armazenar na geladeira e aguardar pelo menos 3 horas antes de beber, tempo necessário para saborizar e aromatizar a água.

Receita de Frango Marinado na Laranja

Imagem ilustrativa número 3

Fazer as carnes marinadas em frutas ajuda a reduzir o sabor metálico ou amargo na boca, por isso veja a seguir como fazer uma marinada de fruta.

Ingredientes:

  • 500 g de filé de frango
  • suco de 1 laranja
  • 1 colher de sopa azeite
  • 3 dentes de alho amassados
  • alecrim a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Colocar os filés de frango em um recipiente e  espremer a laranja, adicionar o alho amassado, o azeite e o alecrim. Em seguida, misturar tudo e deixar marinando na geladeira por pelo menos 20 minutos ou de durante a noite.

Aquecer bem a frigideira e então grelhar os filés. Doure bem dos dois lados, não deixe o frango ficar muito tempo grelhando pois ele resseca e fica difícil de comer, tente deixá-lo molhadinho, porém bem passado.

Veja mais dicas sobre o que comer para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia.