Como parar a diarreia mais rápido: 8 dicas eficazes

Evidência científica

Beber soro caseiro, tomar chá de folha de goiabeira e comer maçã sem casca são algumas medidas simples que ajudam a parar a diarreia mais rápido, porque repõem a água e os minerais perdidos através das fezes, regulam a flora intestinal e diminuem os movimentos intestinais.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

De forma geral, a diarreia pode durar de 3 a 4 dias. No entanto, caso a diarreia dure mais de 5 dias ou surjam outros sintomas, como febre, presença de sangue nas fezes ou perda de peso, é recomendado consultar um clínico geral ou gastroenterologista, para verificar as causas da diarreia e indicar o tratamento adequado.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para parar a diarreia mais rápido:

Como PARAR a DIARREIA mais rápido

17:10 | 1.245.725 visualizações
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

8 formas de parar a diarreia rapidamente:

As principais formas de parar a diarreia rapidamente são:

1. Beber chá de folha de goiabeira

O chá de folhas de goiabeira possui propriedades adstringentes, diminuindo o volume de água nas fezes e ajudando, assim, a combater a diarreia. Além disso, o chá de goiabeira também tem ação antiespasmódica, diminuindo a dor abdominal. Saiba como usar a goiaba para prender o intestino.

Para o preparo desse chá, basta adicionar 15 g folhas de goiabeira lavadas em 500 ml de água fervente. Tampar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber de 3 a 4 xícaras desse chá por dia.

2. Comer maçã sem casca

Comer maçã sem casca, na forma crua ou cozida, é uma boa opção para ajudar a parar a diarreia, porque contém poucas fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta os movimentos intestinais, piorando a diarreia. Veja outros alimentos indicados para diarreia.

Além da maçã, é importante sempre comer as frutas sem casca, sem sementes e sem bagaço, já que são partes em que são encontradas maiores quantidades de fibras insolúveis.

3. Tomar soro caseiro

Para repor a água e os sais minerais que são perdidos durante a diarreia, evitando a desidratação, pode-se beber soro caseiro ou soluções de reidratação oral que podem ser comprados na farmácia.

É aconselhado beber o soro caseiro em pequenos goles ao longo do dia e numa quantidade aproximada dos líquidos perdidos pelas fezes. No entanto, não é recomendado tomar mais de meio copo de soro de uma só vez. Confira como fazer e tomar o soro caseiro.

4. Evitar alimentos ricos em gordura

Os alimentos ricos em gordura, como leite, sorvete, manteiga e carnes gordurosas, por exemplo, devem ser evitados. Isso porque a gordura estimula a produção de bile e sucos gástricos, aumentando a movimentação do intestino e piorando a diarreia.

Além disso, o tempo de absorção da gordura também está reduzida durante a diarreia. Assim, a ingestão de alimentos gordurosos pode aumentar a concentração de gordura nas fezes, piorando a diarreia.

5. Beber chá de camomila

O chá de camomila é rico em compostos fenólicos, como apigenina e quercetina, que têm ação anti-inflamatória e calmante, diminuindo a estimulação do trato gastrointestinal e aliviando a cólica causada pela diarreia. Conheça outros chás indicados para diarreia.

Para fazer o chá de camomila, basta colocar 1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas em uma xícara (de chá) de água fervente. Tampar, deixar descansar por 5 minutos, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia.

6. Consumir probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e que podem ser obtidas através do consumo de alguns alimentos, como iogurte natural, kombucha, kefir e tempeh. Confira outros alimentos probióticos.

Além disso, os probióticos também poder ser obtidos na forma de suplementos alimentares que podem ser adquiridos em farmácias ou lojas de produtos naturais, como Simfort, Simcaps, Kefir Real e Floratil e Bifilac.

7. Tomar água de coco

Tomar água de coco ajuda a tratar a diarreia, pois repõe sais minerais, como o potássio e o sódio, que são nutrientes importantes para evitar a desidratação e que são eliminados em grandes quantidades durante a diarreia.

8. Usar remédios para a diarreia

Alguns dos remédios que o médico pode indicar para tratar a diarreia são:

  • Racecadotrila (Avide ou Tiorfan): diminui secreção de água no intestino, tornando as fezes mais duras;
  • Loperamida (Diasec, Imosec ou Kaosec): reduz os movimentos do intestino, fazendo com que as fezes fiquem mais tempo no intestino, promovendo a absorção de água e tornando-as mais duras.

No entanto, esses remédios só devem se usados com a indicação de um médico, porque se houver uma infecção associada, o uso do remédio pode agravar essa situação. Veja todos os remédios indicados para diarreia

Quando ir ao médico

É recomendado consultar um clínico geral ou gastroenterologista, quando, mesmo após seguir as dicas anteriores, a diarreia persiste por 5 dias ou quando é acompanhada de sangue ou pus nas fezes, febre, vômitos ou perda significativa de peso.

Se deseja consultar um especialista, marque uma consulta com um clínico geral mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, também é aconselhado ir ao médico na presença de sinais e sintomas de desidratação como sensação de sede, pele e boca seca, sono ou mudanças no estado de consciência, por exemplo, sendo importante, nesses casos, ir a um serviço de emergência hospitalar. Conheça todos os sintomas de desidratação.

Vídeos relacionados

6 principais causas de DIARREIA CONSTANTE

05:01 | 136.886 visualizações

3 principais doenças que causam DIARREIA

07:01 | 103.913 visualizações

Como PARAR a DIARREIA mais rápido

17:10 | 1.245.725 visualizações