Algumas dicas que ajudam a emagrecer e perder barriga na menopausa são diminuir as calorias da dieta, beber alguns chás termogênicos e evitar a ingestão de alimentos ultraprocessados, por exemplo.
Além disso, é importante também praticar atividades físicas que ajudam a manter a massa muscular e aceleram o metabolismo, incluindo exercícios de resistência, como musculação, calistenia e pilates, e exercícios aeróbicos, como caminhada, natação ou bicicleta.
Veja, no vídeo a seguir, outras dicas para emagrecer na menopausa:
MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas
06:23 | 514.213 visualizaçõesDicas para emagrecer e perder barriga
As principais dicas para emagrecer e perder barriga na menopausa são:
1. Fazer atividades físicas
Fazer atividades físicas de resistência regularmente, como musculação ou calistenia, facilitam o emagrecimento, porque ajudam a manter o músculo, um tecido que estimula o metabolismo, ajudando na queima de gordura corporal.
Além disso, é importante também fazer exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada, bicicleta, dança ou natação. Os exercícios aeróbicos aumentam a frequência cardíaca e da respiração, estimulando o gasto de energia corporal e ajudando, assim, no emagrecimento.
2. Diminuir as calorias da dieta
Para emagrecer e perder barriga, é importante diminuir entre 250 a 1000 calorias por dia na dieta. A quantidade de calorias da dieta para emagrecer varia conforme a idade, a prática de atividades, o peso e a altura de cada pessoa.
Para saber quantas calorias deve ingerir por dia para emagrecer, coloque seus dados na calculadora a seguir:
Para fazer uma dieta com poucas calorias, é aconselhado ter o acompanhamento de um nutricionista, para garantir uma alimentação balanceada e evitar a deficiência de nutrientes.
3. Fazer jejum intermitente
O jejum intermitente é um estilo de vida que consiste em não comer alimentos sólidos entre 16 e 24 horas e, depois, voltando-se à alimentação habitual. Veja como fazer o jejum intermitente.
Este tipo de jejum diminui os níveis de glicose e insulina no corpo, obrigando o organismo a usar as células de gordura como fonte de energia, aumentando a queima de gordura corporal e ajudando no emagrecimento.
4. Beber chás termogênicos
Os chás termogênicos estimulam o metabolismo, promovendo aumento do gasto de energia e a quebra de gorduras, favorecendo o emagrecimento.
Alguns chás termogênicos que ajudam a emagrecer e perder barriga são o chá verde, o chá de gengibre, o chá preto e o chá mate. Conheça outros chás termogênicos.
5. Evitar alimentos ultraprocessados
É importante evitar os alimentos ultraprocessados, como sorvete, refrigerante, refeições do tipo fast food e molhos prontos, por exemplo. Isto porque esses alimentos geralmente são ricos em calorias e pobres em fibras, estimulando o apetite e promovendo o ganho de peso. Confira mais sobre os alimentos ultraprocessados.
Além disso, muitos desses alimentos também contém saborizante, açúcar e/ou gordura, ingredientes que estimulam o prazer e a vontade de comer, e aumentam as calorias da dieta, dificultando o emagrecimento.
6. Dormir entre 7 a 9 horas
Dormir bem e entre 7 a 9 horas por noite ajuda a emagrecer, porque é durante o sono que o organismo produz o GH, um hormônio que equilibra o metabolismo, ajudando na queima de gordura corporal. Veja algumas dicas para se ter uma boa noite de sono.
Cardápio para emagrecer
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para emagrecer e perder barriga:
Esse cardápio é apenas um modelo de dieta e varia conforme a idade, o peso atual e o estado geral de saúde da pessoa. Assim, é aconselhado consultar um nutricionista para que seja planejado um cardápio adequado às necessidades individuais.
Outras recomendações para emagrecer
Outras recomendações para emagrecer e perder barriga na menopausa incluem:
- Fazer pelo menos 6 refeições ao longo do dia;
- Mastigar bem e devagar os alimentos;
- Beber cerca de 2 litros de água por dia. Veja a quantidade de água indicada para cada pessoa;
- Priorizar cereais ricos em fibras, como arroz integral, pão integral e macarrão integral;
- Comer proteínas com pouca gordura em todas as refeições, como frango, peixes brancos, queijos brancos, ovos, peru e tofu.
É importante também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, porque são ricas em calorias. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas normalmente é acompanhado de alimentos ricos em calorias, como linguiça, batata frita ou queijos gordos.