Para saber quantos quilos deve-se emagrecer, é importante saber qual é o peso ideal a alcançar de acordo com a altura e a idade de cada pessoa, que é calculado através do índice de massa corporal, ou IMC.
A perda de peso saudável aconselhada é entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer de 2 a 4 kg por mês. Assim, uma pessoa que precisa perder 8 kg para alcançar o IMC adequado, leva cerca de 2 meses para emagrecer, por exemplo.
Algumas dicas que ajudam a emagrecer incluem fazer o jejum intermitente, praticar atividades físicas regularmente, evitar alimentos ultraprocessados e consumir alguns alimentos termogênicos, como chá verde, canela, pimenta e gengibre.
Quantos quilos preciso emagrecer
Para saber quantos quilos é preciso emagrecer, deve-se saber o peso ideal de acordo com a altura e a idade de cada pessoa, que é obtido através do cálculo do índice de massa corporal, ou IMC.
Para saber quantos quilos você precisa emagrecer, insira seus dados na calculadora a seguir:
O peso ideal é uma estimativa de quanto uma pessoa deve pesar conforme a sua altura. No entanto, existem outros fatores que também devem ser levados em consideração, como percentual de gordura, músculo e água no corpo, para determinar melhor o peso ideal.
Em caso de dúvidas sobre o peso ideal, é aconselhado consultar um nutricionista para fazer uma avaliação corporal completa.
5 dicas para emagrecer
Algumas dicas simples que ajudam a emagrecer são:
1. Fazer jejum intermitente
O jejum intermitente é um tipo de dieta no qual se faz períodos de jejum prolongados, que variam entre 16 e 24 horas.
Essa dieta ajuda a emagrecer, porque diminui os níveis do hormônio insulina no sangue e estimula o organismo a usar as reservas de açúcar e as células de gordura, favorecendo o emagrecimento. Conheça mais sobre o jejum intermitente.
2. Praticar exercícios físicos regularmente
Praticar exercícios físicos regularmente, por pelo menos 3 vezes na semana, ajuda a emagrecer, porque aumenta a massa muscular e acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal e a perda de peso.
Os exercícios físicos devem ser de moderada a alta intensidade e devem incluir atividades aeróbicas, como dança, corrida e natação, e de resistência, como musculação e calistenia. Veja outros exercícios que ajudam a emagrecer.
3. Beber bastante água
Beber bastante água durante o dia ajuda a emagrecer, porque essa bebida ocupa um espaço no estômago, prolongando a saciedade e diminuindo a vontade de comer.
A quantidade de água recomendada por dia é entre 1,5 e 3 litros por dia, variando de acordo com o peso, a idade e a prática de atividades físicas, por exemplo. Saiba quantos litros de água é indicado para cada pessoa.
4. Comer alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos, como canela, gengibre, pimenta e café, ajudam no emagrecimento, porque contêm capsaicina, cinamaldeído, gingerol e cafeína, compostos bioativos que promovem a queima de gordura corporal. Veja uma lista de alimentos termogênicos.
5. Evitar alimentos ultraprocessados
Para emagrecer, é importante evitar os alimentos ultraprocessados, como sorvete, refrigerante, molhos e temperos prontos, e refeições do tipo fast food. Conheça outros alimentos ultraprocessados.
Isso porque os alimentos ultraprocessados geralmente são ricos em gordura e açúcar, nutrientes ricos em calorias que, quando consumidos em excesso, são armazenados na forma de gordura, favorecendo o ganho de peso.
Porque é importante emagrecer
Emagrecer é importante, em casos de excesso de peso, porque o excesso de gordura corporal aumenta o risco do desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, câncer e infarto, por exemplo.
Além disso, o excesso de peso também pode causar problemas como infertilidade, impotência, dores no corpo, dificuldades para fazer esforços físicos, apneia do sono, má circulação nas pernas.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para emagrecer: