Os sintomas de vermes em bebês e crianças normalmente são diarreia, dor abdominal, diminuição do apetite, coceira e vermelhidão na região anal insônia ou irritabilidade, por exemplo.
Os parasitas ou vermes em crianças e bebês são muito comuns, principalmente entre 2 e 6 anos, pois costumam brincar com terra, colocar as mãos na boca e frequentar jardins onde pode haver outras crianças infectadas, uma vez que os ovos do parasita são facilmente transmitidos de uma criança para outra.
Leia também: Vermes intestinais: o que são, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/vermes-intestinaisAlém disso, os parasitas em crianças podem causar outros problemas como anemia, baixo peso e deficiências nutricionais, por isso, na presença de sintomas de infecção parasitária é recomendado consultar um pediatra para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
Sintomas de vermes em bebês e crianças
Os principais sintomas de vermes em bebês e crianças são:
- Cólica abdominal;
- Coceira e vermelhidão na região do ânus;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Falta de apetite;
- Barriga inchada;
- Diarreia;
- Náuseas ocasionais.
Além disso, os pais também podem verificar se há vermes no ânus da criança quando ela está dormindo, já que é comum que os vermes saiam à noite para depositar ovos ao redor do ânus, como acontece no caso do oxiúros. Saiba identificar os sintomas de oxiúros.
Crianças infectadas com parasitas podem apresentar baixo peso, anemia, deficiência de nutrientes e atraso no crescimento.
Por isso, quando o bebê ou criança apresenta esses sintomas, é recomendado consultar o pediatra para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Teste online de sintomas
Para descobrir se existe risco do seu filho ter vermes intestinais, marque no teste abaixo os sintomas apresentados:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o pediatra.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de vermes intestinais em bebês e crianças é feito pelo pediatra através da avaliação dos sintomas, além do exame da região anal da criança, em que em alguns casos é possível observar a presença do parasita.
Marque uma consulta com um pediatra na região mais próxima de você:
Para confirmar o diagnóstico e identificar o tipo de verme, o médico deve solicitar um exame de fezes, que pode ser repetido alguns dias depois para garantir a precisão dos resultados. Saiba como é realizado o exame para identificar vermes intestinais.
Como tratar os vermes no bebê e nas crianças
O tratamento de vermes no bebê ou criança é feito pelo pediatra com o uso de remédios antiparasitários, de acordo com o tipo de verme e com doses calculadas pelo médico de acordo com a idade e peso da criança.
É importante que a família, os animais de estimação e os colegas de escola também façam o tratamento ao mesmo tempo, para que a desparasitação seja verdadeiramente eficaz.
Se esse cuidado não for tomado, é possível que a criança volte a desenvolver vermes em um curto espaço de tempo.
Cuidados durante o tratamento
Alguns cuidados importantes durante o tratamento para evitar a reinfecção por parasitas na criança são:
- Lavar bem as mãos da criança após usar o banheiro ou trocar fraldas e antes de comer;
- Trocar diariamente o pijama, a roupa íntima e os lençóis da criança;
- Lavar cobertores, pijamas, roupas íntimas, toalhas de mão e toalhas em água quente;
- Evitar que a criança coce a região do ânus ou da vagina;
- Certificar-se de que a criança não coloque as mãos na boca.
Além disso, é importante a limpeza e desinfecção regulares das superfícies da casa.
Remédios naturais para vermes
Alguns remédios naturais podem ser usados para ajudar a eliminar os vermes e complementar o tratamento indicado pelo pediatra.
Assista no vídeo a seguir como eliminar os vermes de forma natural: