Para identificar se a criança é hiperativa, é necessário estar atento aos sinais que esse transtorno apresenta como a inquietação durante as refeições e brincadeiras, além da falta de atenção em aulas e até vendo TV, por exemplo.
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, representado pela sigla TDAH, é muito confundido com o nervosismo, medo ou agitação e geralmente manifesta-se antes dos 7 anos de idade. Quando o transtorno não é identificado ainda na infância pode trazer prejuízos ao aprendizado e convívio social da criança. Entenda melhor o que é a hiperatividade.
Sinais de hiperatividade na criança
Para identificar se a criança é hiperativa é necessário estar atento a sinais como:
- Não consegue ficar sentado durante muito tempo, mexendo-se na cadeira;
- Parece não prestar atenção ao que é dito;
- Tem dificuldade em seguir uma ordem ou instrução, mesmo que a tenha compreendido;
- Não consegue participar de momentos de silêncio, como leituras;
- Fala muito, de forma excessiva e não consegue ficar calado, interrompendo as conversas;
- Tem dificuldade em prestar atenção e estar concentrado em casa e na escola;
- Distrai-se com muita facilidade;
- Sente ansiedade quando precisa fazer alguma tarefa;
- Tem facilidade em perder objetos;
- Tem dificuldade para brincar sozinho ou apenas com um objeto;
- Muda de tarefa, deixando a anterior sem finalização;
- Não aguenta esperar a sua vez, podendo falar a resposta ainda antes da pergunta ou que outros colegas respondam;
- Tem preferência pelas brincadeiras perigosa, pois não pensa nas consequências.
Desta forma, caso exista a suspeita de hiperatividade, é indicado que os pais procurem um psicólogo ou pediatra comportamental, para que possa ser feito a avaliação e o diagnóstico confirmado ou descartado, pois estes sinais podem aparecer também em outros transtornos infantis como a ansiedade generalizada, depressão e até bullying, para que a partir daí a criança possa ser tratada adequadamente.
Teste da hiperatividade
Responda as questões a seguir e saiba se a criança pode ser hiperativa:
Como é o tratamento para hiperatividade
A hiperatividade não tem cura, mas o tratamento ajuda a criança a reduzir os sinais e é feito com terapia comportamental e técnicas de relaxamento orientados por um psicólogo infantil para ajudar a controlar os sintomas.
Já nos casos mais graves, quando o transtorno impede que a criança realize tarefas simples como ir a escola, além da terapia comportamental, remédios podem ser prescritos pelo pediatra.
Os pais também são importantes no tratamento, pois podem ajudar a criança a controlar os sintomas através da adoção de algumas estratégias como criar uma rotina, ter horários regulares e realizar tarefas que ajudem a criança a gastar energia, como ter um momento de brincadeira em família que envolva corrida, por exemplo.