Para tirar cicatrizes do rosto podem ser utilizadas diferentes técnicas que incluem terapia a laser, cremes com corticoides ou enxertos de pele, de acordo com a gravidade e o tipo de cicatriz e sua causa.
Estes tipos de tratamentos são bastante eficazes a remover cicatrizes de espinhas, cirurgias ou queimaduras, deixando a cicatriz quase imperceptível, no entanto, também existem formas naturais de tirar cicatrizes, como o uso de rosa mosqueta, pois ajuda a disfarçar a cicatriz e alisar a pele. Veja como usar o óleo de rosa mosqueta.
É importante que durante o tratamento para tirar cicatrizes do rosto, sejam seguidas as orientações do dermatologista, devendo-se também evitar o sol, pois os raios solares pioram as manchas na pele e comprometem os resultados, e aplicar protetor solar diariamente mesmo em dias nublados.
Como tirar cicatrizes de espinha
Para tirar a cicatriz deixada por uma espinha são muito utilizadas as seguintes técnicas:
1. Peeling químico
O peeling químico é a aplicação de produtos ácidos no rosto que promovem uma esfoliação da pele, retirando suas as camadas mais superficiais , permitindo o crescimento de uma nova pele lisa e sem manchas, o que ajuda a tirar cicatrizes de espinhas, melhorando o aspecto da pele.
2. Laser
O tratamento a laser é feito com um aparelho que gera uma alteração nas fibras de colágeno, fazendo que a pele fique mais lisa, acabando progressivamente com as cicatrizes das espinhas.
3. Dermoabrasão
A dermoabrasão é um tratamento estético que utiliza um aparelho que remove as camadas superficiais da pele, estimulando o crescimento de um novo tecido sem machas, o que ajuda a acabar com as cicatrizes de espinhas.
4. Microagulhamento
O microagulhamento é um tratamento que utiliza micro agulhas para penetrar uma região específica da pele, que vai causar micro ferimentos e vermelhidão, estimulando naturalmente a regeneração da pele, produção de colágeno, elastina e de ácido hialurônico. Confira outros tratamentos para tirar cicatriz de acne do rosto.
Como tirar cicatriz de cirurgia
Algumas opções para tirar cicatrizes antigas, com mais de 90 dias são:
1. Cremes que aumentam a produção de colágeno
Os cremes que aumentam a produção de colágeno, contendo ácido hialurônico, vitamina C e PDRN, melhoram a elasticidade da pele, reduzindo o relevo da cicatriz.
2. Ultrassom
O ultrassom promove a circulação e a produção de colágeno, evitando a formação de cicatriz e de queloides
3. Carboxiterapia
A carboxiterapia aumenta a produção de colágeno e elastina, formando uma pele mais lisa, o que ajuda a acabar com a cicatriz de cirurgia no rosto. Entenda como é feita a carboxiterapia.
4. Radiofrequência
A radiofrequência produz calor e desfaz os nódulos por baixo da cicatriz, uniformizando a pele e afinando a cicatriz de espinhas no rosto. Veja outros benefícios da radiofrequência no rosto.
5. Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento feito pelo dermatologista e consiste em aplicar injeções no rosto, para remover os pontos de fibrose da cicatriz, uniformizando a pele. Saiba como é feito o preenchimento com ácido hialurônico.
6. Cirurgia estética
A cirurgia estética local, feita pelo cirurgião plástico ou dermatologista, remove as camadas da cicatriz e utiliza pontos internos para não deixar marcas.
Pessoas com histórico de cicatrizes profundas ou queloides devem informar ao médico antes de fazer cirurgias, para que o procedimento cirúrgico seja feito de maneira a deixar o mínimo de cicatrizes possível.
Assista o vídeo para saber o que você pode fazer para que a sua cicatriz recente fique muito discreta:
3 DICAS PARA TIRAR CICATRIZ
03:38 | 890.996 visualizaçõesComo tirar cicatrizes de queimadura
As cicatrizes de queimadura normalmente são as mais difíceis de retirar, mas as técnicas mais usadas nestes casos incluem:
1. Pomadas corticoides
As pomadas corticoides diminuem a inflamação e reduzem a cicatriz, sendo indicadas para queimaduras de 1º grau. Confira as principais pomadas corticoides e como usar.
2. Crioterapia facial
A crioterapia facial é um tratamento estético que utiliza baixas temperaturas para controlar a dor e a inflamação, sendo utilizada para queimaduras leves. Veja como é feita a crioterapia.
3. Laserterapia com luz pulsada
A laserterapia com luz pulsada remove o excesso de tecido da cicatriz, disfarçando a diferença de cor e diminuindo o relevo, sendo indicada para queimaduras de 2º grau.
4. Cirurgia
A cirurgia é indicada principalmente para queimaduras de 3º grau, a cirurgia substitui as camadas afetadas da pele por enxertos de pele saudável retirados de outras partes do corpo.
O que pode piorar a cicatriz
Os principais fatores que pioram a cicatriz e dificultam sua retirada são:
- Idade: quanto maior a idade, mais lenta e pior é a cicatrização, deixando mais marcas;
- Parte do corpo: joelhos, cotovelos, costas e tórax fazem mais movimentos e esforços ao longo do dia, piorando a cicatriz;
- Excesso de sol: provoca manchas mais escuras na pele, deixando a cicatriz mais visível;
- Consumo de açúcar: quando mais açúcar ou alimentos açucarados consumir, mais difícil será sua cicatrização.
Além disso, alguns medicamentos e alterações hormonais podem interferir no processo de cicatrização, por isso é importante consultar o dermatologista e seguir o tratamento adequado para evitar complicações.
Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima: