Acantose nigricans são manchas escuras que podem surgir na pele, principalmente no pescoço e axilas e que normalmente está relacionada com alterações hormonais, especialmente a resistência a insulina.
Assim, a acantose nigricans pode acontecer como consequência da síndrome do ovário policísticos, alterações na tireoide, obesidade, síndrome de Cushing e diabetes não controlada, por exemplo.
É importante que a causa da acantose nigricans seja identificada pelo médico, pois assim é possível que o melhor tratamento seja iniciado, que envolve o tratamento da causa da mancha escura e, em alguns casos, o uso de remédios que podem ajudar a clarear a mancha.
Sintomas de acantose nigricans
Os principais sintomas de acantose nigricans são:
- Manchas marrom ou escuras na pele;
- Pele mais grossa no local;
- Lesões com aspecto aveludado;
- Coceira no local;
- Formação de placas escuras.
Os sintomas de acantose nigricans surgem, principalmente na região do pescoço e nas axilas. No entanto, é possível também que apareça na virilha, joelhos, cotovelos e na região genital.
A mancha escura costuma ser simétrica, tem um leve toque aveludado e pode coçar em alguns momentos, apesar de não ser comum.
Leia também: Mancha marrom na pele: 9 causas (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-marrom-na-peleComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da acantose nigricans é feito pelo dermatologista ou clínico geral através da avaliação da pele e histórico de saúde e de uso de remédios.
Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode solicitar exames para identificar a causa da acantose nigricans, como hemograma, glicemia, níveis de hormônios da tireoide ou biópsia de pele, por exemplo. Saiba como é feita a biópsia de pele.
Possíveis causas
As principais causas de acantose nigricans são:
- Predisposição genética;
- Diabetes não controlada ou resistência à insulina;
- Síndrome dos ovários policísticos ou síndrome de Cushing;
- Obesidade;
- Síndrome metabólica;
- Doença de Addison;
- Alterações na tireoide.
Além disso, o uso prolongado de alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais, corticoides e hormônio do crescimento, por exemplo, podem ter como efeito colateral uma alteração na concentração de insulina circulante, favorecendo a acantose nigricans. Confira outras causas de manchas escuras na pele.
Outras causas são doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, escleroderma, tireoidite re Hashimoto ou síndrome de Sjögren.
Como é feito o tratamento
O tratamento para acantose nigricans deve ser feito conforme orientação do clínico geral ou endocrinologista, uma vez que pode se diferente de acordo com a causa da acantose.
Além do tratamento específico indicado pelo médico, é importante manter hábitos saudáveis, como alimentação saudável e equilibrada e prática de atividade física regular.
1. Remédios para acantose nigricans
Alguns remédios que podem ser indicados pelo médico são:
- Retinoides tópicos, que são indicados para clarear as manchas, podendo ser usada uma combinação de tretinoína, hidroquinona e/ ou fluocinolona acetonida;
- Análogo tópico de vitamina D, como o calcipotriol, que também pode ajudar a eliminar a manha escura, pois aparentemente inibe a proliferação de queratinócitos, minimizando os efeitos cutâneos da insulina;
- Remédios retinoides de via oral, como a isotretinoína e a acitretina. No entanto, o tratamento com esses medicamentos podem requerer grandes doses e um tratamento prolongado;
- Hipoglicemiantes orais, no casos em que a acantose nigricans está associada à resistência à insulina;
- Pílula contraceptiva, quando a acantose nigricans é consequência do ovário policístico, já que esse remédio ajuda a diminuir a produção de testosterona e regular a menstruação, melhorando a resistência à insulina e combatendo a acantose.
É importante sinalizar que os remédios para clarear a mancha dão mais resultados quando são utilizados juntamente com o tratamento para a causa da acantose.
2. Peeling químico
Além dos medicamentos, outra opção de tratamento para a acantose nigricans pode ser o peeling químico.
Esse tratamento estético utiliza um agente esfoliante, como o ácido tricloroacético, por exemplo, que destrói a epiderme, que é a primeira camada da pele, e ativa um processo de reparação e rejuvenescimento das células da pele, ajudando a eliminar a mancha escura.
3. Remédios caseiros
Existem alguns remédios caseiros que ajudam a clarear a pele e a eliminar a mancha escura, como a colocação de um cataplasma de chá de alcaçuz, o gel de Aloe vera ou a lavagem da mancha com vinagre de maçã, por exemplo. Conheça outras opções de remédios caseiros para clarear a pele.