O que é:
O Cordyceps é um tipo de fungo que tem propriedades energéticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo indicado para melhorar a disposição física, prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, o Cordyceps, que também é conhecido principalmente pelo nome científico de Cordyceps sinensis, também é consumido em sopas e chás em diferentes culturas asiáticas.
O Cordyceps também pode ser usado na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó, que são encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais. No entanto, esse suplemento só deve ser usado sob a orientação de um médico, porque pode causar alguns efeitos colaterais, além de não ser indicado em algumas situações.
Para que serve
O Cordyceps pode ser indicado para:
- Melhorar a disposição física e mental;
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Aumentar a libido e o apetite sexual;
- Combater os sintomas de asma;
- Proteger os rins;
- Melhorar o funcionamento do fígado.
No entanto, é importante lembrar que ainda são necessários mais estudos para se comprovar os benefícios do Cordyceps para a saúde.
Dose recomendada
Ainda não existe uma dose padrão indicada para o uso de Cordyceps. No entanto, as orientações gerais para o uso desse suplemento são:
- Cordyceps em cápsula: tomar de 1 a 2 cápsulas por dia. Para melhorar a energia durante os treinos, é recomendado tomar as cápsulas 1 hora antes dos exercícios;
- Cordyceps em pó: tomar de 1 a 3 g (de ½ a 1 colher de chá), 2 vezes ao dia, que deve ser diluído na água, suco, iogurte, sopas ou vitaminas.
É importante lembrar que a dosagem e o tempo de tratamento varia conforme o objetivo a ser tratado e o tipo de suplemento. Por isso, o Cordyceps deve ser usado somente com a orientação de um médico.
Efeitos colaterais
De forma geral o Cordyceps não causa efeitos colaterais. No entanto, o uso desse suplemento pode causar diarreia, dor no estômago, náusea e secura na boca em algumas pessoas.
Contraindicações
O Cordyceps não é indicado para mulheres grávidas ou que amamentam, assim como não é recomendado para crianças.
Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes ou imunossupressores devem evitar o uso do Cordyceps, já que esse suplemento pode alterar o efeito desses medicamentos. Além disso, o Cordyceps é contraindicado para pessoas com doenças autoimunes, como artrite, lúpus e esclerose múltipla.