Corpo lúteo: o que é, para que serve e relação com a gravidez

Corpo lúteo é uma estrutura formada no ovário logo após o período fértil e que tem como função produzir progesterona para favorecer o espessamento do endométrio, tornando-o adequado para que haja a implantação do embrião no útero, caso ocorra a fecundação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A formação do corpo lúteo acontece na última fase do ciclo menstrual, conhecida como fase lútea, e dura em média 14 dias, Após esse período, caso não haja fecundação e/ou implantação, ocorre a menstruação.

Leia também: Fase lútea: o que é, sintomas, duração e como identificar tuasaude.com/fase-lutea

No entanto, caso a menstruação não aconteça após 16 dias, é provável que tenha havido gravidez, sendo recomendado acompanhar o aparecimento de sinais e sintomas, consultar o ginecologista e realizar um teste de gravidez. Conheça os primeiros sinais e sintomas de gravidez.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O corpo lúteo serve para:

  • Produzir progesterona e estrogênio;
  • Aumentar a espessura do revestimento do útero;
  • Estimular o aumento da vascularização do endométrio;
  • Favorecer a implantação do embrião, caso ocorra fecundação.

O corpo lúteo é uma estrutura que se forma no ovário da mulher logo após a liberação de ovócitos durante a ovulação.

Depois da ovulação, o corpo lúteo continua a desenvolver-se devido a estímulos hormonais, principalmente dos hormônios LH e FSH.

Caso não ocorra a fecundação, o corpo lúteo é degradado, dando fim à fase lútea, com a descida da menstruação.

Leia também: Ciclo menstrual: o que é, fases, como contar e quanto tempo dura tuasaude.com/ciclo-menstrual

Relação entre corpo lúteo e gravidez

Caso ocorra uma gravidez, as células que darão origem ao embrião, começam a liberar um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, o hCG, que é o hormônio detectado na urina ou no sangue quando se realizam testes de gravidez.

O hormônio hCG exerce uma ação semelhante ao LH e vai estimular o corpo lúteo a desenvolver-se, impedindo que ele degenere e estimulando-o a liberar estrogênio e progesterona, que são hormônios muito importantes para a manutenção das condições do endométrio.

Por volta da 7ª semana de gravidez, é a placenta que começa a produzir progesterona e estrogênios, substituindo gradualmente a função do corpo lúteo e fazendo com que ele degenere por volta da 12ª semana de gestação.