O CPAP nasal é um aparelho que permite um melhor fluxo de ar do nariz ou da boca até os pulmões, sendo principalmente indicado no tratamento do ronco devido à apneia do sono, quando outros tratamentos não foram eficazes.
O CPAP, também chamado de ventilação mecânica não invasiva com pressão positiva, produz uma pressão positiva e constante do ar para as vias respiratórias, impedindo que se fechem.
Leia também: Ventilação não-invasiva: o que é, para que serve e tipos tuasaude.com/ventilacao-nao-invasivaApesar de ser principalmente indicado no tratamento da apneia do sono, o CPAP também pode ser usado por recém-nascidos com síndrome do desconforto respiratório infantil, pois ajuda a prevenir a insuficiência respiratória no bebê.
Para que serve
O CPAP pode ser indicado pelo médico nas seguintes situações:
- Apneia obstrutiva do sono;
- Insuficiência respiratória hipoxêmica
- Edema pulmonar agudo;
- Taquipneia transitória;
- Paralisia do nervo frênico;
- Doença da membrana hialina;
- Desconforto respiratório.
Além disso, o CPAP nasal pode ser usado nos cuidados intensivos neonatais, em recém-nascidos prematuros com síndrome do desconforto respiratório infantil, evitando que sejam intubados e prevenindo que desenvolvam insuficiência respiratória.
Leia também: Apneia do sono: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/apneia-do-sonoComo usar
O CPAP nasal deve ser usado colocando a máscara no nariz, durante a noite, o que permite que se respire normalmente sem que o sono seja alterado.
A máscara do CPAP nasal fica ligada através de uma mangueira a uma pequena máquina, permitindo o fluxo de ar até os pulmões, facilitando a respiração.
Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para ter orientações mais detalhadas sobre o uso do CPAP:
Cuidados durante o uso do CPAP nasal
Alguns cuidados são importantes durante o uso do CPAP nasal, como:
- Manter a boca fechada para evitar que que a pressão do ar escape, e o aparelho deixe de conseguir forçar o ar para as vias respiratórias
- Evitar ficar se mexendo na cama para que a máscara não saia da posição desejada;
- Dormir de lado, que é uma posição que pode ser mais confortável;
- Colocar um tampão no ouvido ou um pedacinho de algodão para diminuir o ruído do aparelho, facilitando o sono.
Além disso, é importante limpar o aparelho, a máscara e a mangueira do CPAP nasal todos os dias para evitar o crescimento de microorganismo que podem causar infecções respiratórias Por isso, é recomendado fazer a limpeza com água, evitando o uso de sabão ou outros produtos de limpeza. Veja outros cuidados com o CPAP nasal.