Demência com corpos de Lewy: o que é, sintomas e tratamento

Demência com corpos de Lewy é um distúrbio neurodegenerativo progressivo e lento que causa sintomas como alucinações, dificuldade para concentrar, tremores, rigidez muscular e perda de memória.

Esse tipo de demência é causada pelo acúmulo de proteínas, chamadas corpos de Lewy, no tecido cerebral, sendo mais comum em homens e acima dos 60 anos.

Leia também: Demência: o que é, tipos, sintomas e causas tuasaude.com/demencia

O tratamento da demência com corpos de Lewy é feito pelo neurologista e, normalmente, envolve o uso de remédios, fisioterapia ou terapia ocupacional, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas da demência com corpos de Lewy

Os principais sintomas da demência com corpos de Lewy são:

  • Perda da capacidade de raciocínio;
  • Alucinações visuais frequentes;
  • Problemas de compreensão, pensamento, memória e julgamento;
  • Confusão mental ou desorientação;
  • Sonolência ou sono perturbado;
  • Movimentos lentos, rigidez nos braços ou pernas ou tremores.

Além disso, podem surgir problemas de equilíbrio, quedas devido a dificuldade em avaliar distâncias, ou desmaios.

No início desse tipo de demência, a memória pode não estar afetada, mas à medida que evolui podem surgir problemas ou perda de memória.

Como fica uma pessoa com corpos de Lewy?

Geralmente, a pessoa com corpos de Lewy apresenta primeiro alterações das capacidades mentais.

À medida que a doença progride, surgem as alterações do movimento, e os quadros de confusão mental ficam mais graves.

Também é comum que haja sintomas de alterações do humor, como depressão e apatia.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da demência com corpos de Lewy é feito pelo neurologista, geriatra ou psiquiatra, após uma avaliação completa dos sintomas, histórico familiar e realização do exame físico.

Marque uma consulta com o neurologista mais próximo para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode solicitar exames como níveis de vitamina B12, hormônios da tireoide, VDRL para sífilis ou HIV para descartar condições que podem ter sintomas semelhantes.

Outros exames que podem ser solicitados pelo médico são tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET-scan ou estudo do sono. 

Qual é a diferença entre corpos de Lewy e Alzheimer?

Tanto a demência com corpos de Lewy, como o Alzheimer, são demências que embora possuam alguns sintomas comuns, costumam surgir em fases diferentes da doença.

Na demência de Alzheimer, os problemas de memória surgem desde o início da doença, enquanto na demência com corpos de Lewy, surge em fases mais avançadas.

Além disso, as alucinações são comuns em fases mais avançadas da doença de Alzheimer, enquanto na demência com corpos de Lewy surgem no início.

Outra diferença é a causa, pois no Alzheimer ocorre acúmulo de proteínas amiloides no cérebro, enquanto na demência com corpos de Lewy ocorre acúmulo de proteínas, chamadas corpos de Lewy, no cérebro.

Leia também: Alzheimer: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-alzheimer

Possíveis causas

A demência com corpos de Lewy é causada pela formação de aglomerados de proteínas ubiquitina e alfa-sinucleína, conhecidas como corpos de Lewy, no citoplasma dos neurônios do tronco e córtex cerebral e no sistema límbico.

A causa da formação dos corpos de Lewy ainda não são completamente conhecidas, mas alguns fatores parecem contribuir para seu desenvolvimento, como genética, fatores ambientais, envelhecimento e gênero, sendo mais comum em homens.

Os corpos de Lewy também podem ser encontrados em outras doenças, como a doença de Parkinson, por isso, o conjunto de sintomas mentais que provocam recebe o nome de demência por corpos de Lewy.

Tipos de demência por corpos de Lewy

Os principais tipos de demência por corpos de Lewy são:

1. Demência com corpos de Lewy

A demência com corpos de Lewy é caracterizada pelo acúmulo de corpos de Lewy inicialmente no tronco e córtex cerebral, podendo afetar também o sistema límbico, provocando os sintomas.

2. Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é um tipo de demência por corpos de Lewy caracterizada por aglomerados de corpos de Lewy inicialmente apenas no tronco cerebral, podendo mais tarde afetar o córtex cerebral, e provocar demência tardiamente.

Leia também: Doença de Parkinson: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/parkinson

Como é feito o tratamento

Uma vez que não existe cura para a demência com corpos de Lewy, o tratamento deve ser orientado por um neurologista, geriatra ou psiquiatra para aliviar os sintomas de cada pessoa e melhorar a qualidade de vida.

Os principais tipos de tratamento incluem:

1. Remédios para demência com corpos de Lewy

O uso de remédios para demência com corpos de Lewy é indicado pelo médico para aliviar os sintomas.

Os principais remédios para demência com corpos de Lewy são:

  • Antipsicóticos, como quetiapina ou olanzapina, para reduzir a frequência das alucinações;
  • Inibidores de acetilcolinesterase, como donepezila ou rivastigmina, para melhorar a concentração, a memória e reduzindo o surgimento de alucinações e outros problemas de comportamento;
  • Antiparkinsonianos, como carbidopa e levodopa, para reduzir os tremores, rigidez muscular ou lentidão de movimentos;
  • Antidepressivos, como sertralina ou citalopam, para melhorar sintomas depressivos, além de ajudar a controlar o comportamento.

Além disso, podem ser indicados remédios como clonazepam ou melatonina para ajudar a regular o sono.

Os remédios devem ser usados com indicação e acompanhamento médico regular.

2. Fisioterapia

A fisioterapia para demência com corpos de Lewy é indicada pelo médico para ajudar a manter a força e a flexibilidade dos músculos, além de melhorar a capacidade cardiovascular com vários tipos de exercícios.

Esse tipo de tratamento deve ser feito com orientação do fisioterapeuta.

3. Terapia ocupacional

A terapia ocupacional para demência com corpos de Lewy é muito importante para ajudar a manter a independência, ensinando a pessoa a fazer as tarefas diárias de acordo com as limitações apresentadas.

Leia também: Terapeuta ocupacional: o que é, o que faz e quais doenças trata tuasaude.com/terapeuta-ocupacional

4. Fonoaudiologia

A fonoaudiologia para demência com corpos de Lewy é indicada para ajudar a melhorar a capacidade da fala ou da comunicação, além das dificuldades para comer ou engolir, e deve ser orientada pelo fonoaudiólogo.

6. Terapias alternativas

Para ajudar a combater os sintomas de tristeza, ansiedade ou agitação frequentes, o cuidador pode utilizar outras terapias de medicina alternativa como aromaterapia, musicoterapia ou massagens, por exemplo.

Leia também: Musicoterapia: o que é, para que serve, como funciona e como é feita tuasaude.com/beneficios-da-musicoterapia

Também é recomendado realizar exercícios para manter o cérebro ativo, evitar fumar e adotar uma dieta saudável e equilibrada, dando preferência para frutas e vegetais.

É importante ressaltar que as terapias alternativas complementam o tratamento médico, não devendo substituí-lo.