Dengue em crianças: sintomas, sinais de alerta e tratamento

A dengue em crianças é normalmente assintomática, porém algumas crianças podem apresentar febre alta, irritabilidade, sonolência, manchas vermelhas na pele e falta de apetite, especialmente durante épocas de epidemia da doença, como acontece no verão.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, a dengue nem sempre vem acompanhada de sintomas fáceis de identificar, podendo ser confundida com uma gripe, por exemplo, o que pode fazer com que a doença seja identificada em uma fase mais avançada.

Assim, o ideal é que sempre que a criança ou o bebê apresentam febre alta e outros sinais diferentes do habitual, seja avaliada por um pediatra para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, evitando possíveis complicações. Conheça mais sobre a dengue.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de dengue em crianças

Os principais sintomas de dengue em crianças são:

  • Apatia e sonolência;
  • Dor no corpo;
  • Febre alta, de início repentino e que dura entre 2 e 7 dias;
  • Dor de cabeça;
  • Recusa para comer;
  • Diarreia ou fezes amolecidas;
  • Vômitos;
  • Manchas vermelhas na pele, que surgem geralmente depois do 3º dia de febre.

A criança com dengue pode não apresentar sintomas ou apresentar sintomas muito parecidos com os da gripe, por isso muitas vezes a doença passa rapidamente para o estágio grave sem ser identificada. Na fase inicial da dengue não há sintomas respiratórios, no entanto o que faz muitas vezes os pais confundirem a dengue com a gripe é a febre, que pode acontecer em ambos os casos.

Leia também: 10 principais sintomas de gripe (e como aliviar) tuasaude.com/sintomas-de-gripe

Em crianças menores de 2 anos, sintomas como dor de cabeça e dor muscular podem ser identificados pelo choro persistente e irritabilidade.

Teste online de sintomas

Selecione no teste a seguir os sintomas que a criança apresenta para verificar o risco de dengue:

  1. 1. Febre acima de 39º C
  2. 2. Enjoos ou vômitos
  3. 3. Dor de cabeça constante
  4. 4. Dor no fundo dos olhos
  5. 5. Manchas vermelhas na pele, em todo o corpo
  6. 6. Cansaço excessivo sem razão aparente
  7. 7. Dor nas articulações e ossos
  8. 8. Sangramentos pelo nariz, olhos ou gengivas
  9. 9. Urina rosa, vermelha ou marrom

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o pediatra.

Sinais de alerta na criança

Os sinais de alerta correspondem aos sinais de complicações da dengue em crianças e aparecem entre o 3° e o 7° dia da doença, quando a febre passa, sendo os principais:

  • Vômitos frequentes;
  • Dor abdominal intensa, que não passa;
  • Tonturas ou desmaio;
  • Dificuldade para respirar;
  • Sangramentos no nariz ou nas gengivas;
  • Temperatura menor que 35°C.

Em geral, a dengue em crianças agrava rapidamente e o aparecimento desses sinais é um alerta para o início da forma mais grave da doença. Assim, o pediatra deve ser consultado logo que os primeiros sintomas apareçam, para que a doença seja identificada antes de passar para a forma grave.

Marque uma consulta com o pediatra mais próximo para investigar a causa dos sintomas da criança e, assim, iniciar o melhor tratamento:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da dengue é feito através de um exame de sangue para avaliar a presença do vírus. No entanto, o resultado desse exame demora alguns dias e, por isso, é comum que o médico inicie o tratamento mesmo quando não se sabe o resultado.

Leia também: Como saber se é dengue: testes e exames de diagnóstico tuasaude.com/como-saber-se-e-dengue

Por que a criança pode ter dengue mais de uma vez

Todas as pessoas, crianças e adultos, podem ter dengue novamente, mesmo que já tenham tido a doença anteriormente. Como existem 4 vírus diferentes para a dengue, a pessoa que pegou dengue uma vez fica imune apenas para aquele vírus, podendo pegar ainda mais 3 tipos diferentes de dengue.

Além disso, é comum as pessoas que já tiveram dengue desenvolverem a dengue hemorrágica, e por isso os cuidados de prevenção da doença devem ser mantidos. Aprenda a fazer um repelente caseiro para prevenir a dengue.

Como é feito o tratamento

O tratamento da dengue começa logo que os sintomas sejam identificados, mesmo sem a confirmação do diagnóstico pelo exame de sangue. O tipo de tratamento que será usado depende da gravidade da doença, e apenas nos casos mais leves a criança pode ser tratada em casa. Em geral, o tratamento inclui:

  • Ingestão de líquidos;
  • Soro pela veia;
  • Medicamentos para controlar os sintomas de febre, dor e vômitos.

Nos casos mais graves, a criança precisa ficar internada na UTI. Normalmente a dengue dura cerca de 10 dias, mas a recuperação total pode levar de 2 a 4 semanas.

Vídeos relacionados

O que fazer para RECUPERAR mais rápido DA DENGUE

07:10 | 188.117 visualizações

PARA A DENGUE NÃO TE PEGAR

02:51 | 43.861 visualizações

Repelente natural para afastar os mosquitos

02:28 | 143.199 visualizações