Dersani: para que serve e como usar (hidrogel, óleo, pomada e mais)

Dersani é um óleo ou pomada hidrogel indicado para feridas crônicas, superficiais ou profundas na pele, escaras, queimaduras ou eczema, pois ajuda na cicatrização e estimula a produção de colágeno e vasos sanguíneos no local.

Além disso, o Dersani creme é um hidratante indicado para peles seca ou muito ressecadas, enquanto o Dersani baby é uma loção para prevenir ou tratar assadura em bebês.

O Dersani está disponível em farmácias ou drogarias, ou em postos de saúde ou hospitais, na forma de óleo, hidrogel, pomada, creme ou loção, e deve ser usado com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Dersani é indicado para:

  • Feridas superficiais ou profundas;
  • Escaras ou úlceras de pressão;
  • Úlcera de pé diabético ou úlceras venosas ou arteriais;
  • Queimaduras de primeiro e segundo graus;
  • Eczemas ou dermatite atópica;
  • Feridas secas, com exsudato ou necrose.

Além disso, o Dersani pode ser indicado para prevenir ou tratar assadura em bebês, ou para promover a hidratação profunda da pele, nos casos de pele muito seca ou ressecada.

Como age o Dersani?

O Dersani óleo, hidrogel ou pomada age estimulando a cicatrização da pele e promovendo a produção de colágeno, tecido de granulação e novos vasos sanguíneos em feridas, acelerando a recuperação e regeneração da pele.

O Dersani hidrogel com alginato também promove a absorção do exsudato, que é o líquido o presente em feridas, além de interromper o sangramento.

Além disso, o Dersani creme ou loção para assaduras, age melhorando o equilíbrio natural da pele e promovendo a hidratação profunda e duradoura da pele.

Leia também: 6 passos para cicatrizar uma ferida mais rápido tuasaude.com/como-curar-uma-ferida

Como usar

O Dersani deve ser usado somente sobre a pele e a posologia varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Dersani hidrogel

O hidrogel Dersani deve ser aplicado em quantidade suficiente para cobrir toda a ferida, e depois fazer um curativo estéril no local. 

Geralmente, o Dersani hidrogel é aplicado pelo enfermeiro em postos de saúde ou hospitais, pois é necessária a limpeza da ferida antes do seu uso.

O curativo deve ser trocado de acordo com a orientação do enfermeiro ou médico, não devendo permanecer na ferida por mais de 72 horas. No caso de feridas infectadas, a troca do curativo deve ser feita em no máximo 24 horas. 

Quando usar: o Dersani hidrogel é indicado para o tratamento de feridas, pois mantém o ambiente úmido, facilitando a cicatrização.

Leia também: Hidrogel: o que é, quando é indicado, como usar e riscos tuasaude.com/o-que-e-hidrogel

2. Óleo Dersani

O óleo de girassol Dersani deve ser aplicado na ferida ou escara, e depois feito curativo, a cada 12 horas.

Esse óleo ajuda a manter a hidratação e elasticidade da pele e deve ser aplicado após a limpeza da ferida ou higienização da pele.

Quando usar: o Dersani óleo de girassol é indicado para prevenir ou tratar escaras, úlceras por pressão, venosas ou arteriais, feridas com ou sem infeção, eczema ou dermatite atópica, por exemplo. 

3. Dersani pomada

O Dersani pomada hidrogel é um gel hidratante que deve ser aplicado em todo o leito da ferida e depois colocado um curativo oclusivo no local.

Esse curativo deve ser trocado no máximo em 72 horas ou em menos de 24 horas se a ferida estiver infectada.

O Dersani pomada hidrogel é usado pelo enfermeiro em postos de saúde ou hospitais, ou pelo cuidador em casa, conforme orientação do médico ou enfermeiro.

Quando usar: o Dersani pomada hidrogel é indicado feridas secas, superficiais, profundas ou com necrose, com ou sem infecção, queimaduras de 1º ou 2º graus, ou úlceras por pressão, venosas ou arteriais.

Leia também: Hidrogel pomada: o que é, para que serve e como usar tuasaude.com/hidrogel

4. Dersani baby

O Dersani baby é uma loção oleosa que deve ser aplicada na pele limpa e seca do bebê em contato com a fralda, após o banho e a cada troca de fralda.

Essa loção oleosa infantil contém óleo de girassol e vitaminas A e E, que protegem a pele do bebê contra a irritação causada pelas fraldas ou pelas fezes ou urina.

Quando usar: o Dersani baby é indicado para prevenir ou tratar assaduras em bebês.

Leia também: 10 pomadas para assadura (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-assadura

5. Dersani hidrogel com alginato

O Dersani hidrogel com alginato deve ser aplicado no leito da ferida, tendo o cuidado para não aplicar na pele saudável em volta e depois colocar um curativo estéril.

Esse tipo de Dersani normalmente é aplicado pelo enfermeiro em postos de saúde ou hospitais, e a troca do curativo não deve ultrapassar 72 horas, ou 24 horas no caso de feridas infectadas.

O Dersani hidrogel com alginato promove o desbridamento da ferida, além de absorver o exsudato, interromper o sangramento, promovendo a cicatrização da ferida. Entenda o que é desbridamento.

Quando usar: O Dersani hidrogel com alginato é indicado para feridas secas ou com exsudato ou necrose, queimaduras de 1º e 2º graus com perda total ou parcial de tecidos ou úlceras por pressão, por exemplo.

6. Dersani creme hidratante

O Dersani creme hidratante deve ser aplicado na pele, a cada 12 horas, ou sempre que for necessário.

Esse creme contém ácidos graxos e vitaminas A e E que promovem a hidratação profunda da pele, por tempo prolongado, sendo absorvido rapidamente.

Quando usar: o Dersani creme hidratante é indicado para hidratação de peles muito secas ou ressecadas.

Dersani para feridas

O Dersani para feridas, deve ser aplicado da seguinte forma:

  1. Lavar as mãos com água e sabonete neutro e secar bem;
  2. Colocar luvas estéreis;
  3. Lavar a ferida com soro fisiológico 0,9%;
  4. Limpar a pele em volta da ferida;
  5. Secar a ferida com gaze estéril sem pressionar ou raspar;​
  6. Aplicar o Dersani hidrogel, óleo, pomada ou hidrogel com alginato no leito da ferida;
  7. Cobrir a ferida com outra gaze estéril;
  8. Prender a gaze com um esparadrapo ou utilizar curativo próprio para feridas.

Esse procedimento normalmente é feito pelo enfermeiro em postos de saúde ou hospitais, de forma a garantir a limpeza e a aplicação do Dersani de forma correta, além de permitir a avaliação da ferida e como está o processo de cicatrização.

Leia também: Como fazer um curativo para feridas em casa tuasaude.com/como-fazer-um-curativo

Possíveis efeitos colaterais

O Dersani normalmente é bem tolerado, no entanto, em alguns casos, pode causar irritação, vermelhidão, sensibilidade ou reações alérgicas na pele no local da aplicação.

Nesses casos, deve-se informar ao médico e enfermeiro responsáveis pelo tratamento.

Além disso, deve-se interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de reação alérgica grave ou anafilaxia ao Dersani. Saiba como identificar os sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

O Dersani não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula.

Além disso, o Dersani não deve ser usado para o tratamento de queimaduras de 3º grau ou aplicada nos olhos, boca ou nariz. 

Durante a gravidez e amamentação, o Dersani só deve ser usado se recomendado pelo médico.