O café descafeinado é um produto feito a partir dos grãos de café, que passam por um processo industrial de descafeinação, que é a retirada de pelo menos 97% do teor de cafeína, usando-se água, solventes, ou água com dióxido de carbono.
Por ter menor quantidade de cafeína que a versão regular, o café descafeinado é uma boa opção mais segura para mulheres grávidas e para pessoas com ansiedade, estresse ou com insônia, por exemplo.
Além disso, por conter compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, como ácido clorogênico, kahweol e ácido cafeico, o café descafeinado também ajuda a prevenir situações como envelhecimento precoce, diabetes e infarto.
Principais benefícios
Os principais benefícios do café descafeinado para a saúde são:
1. Prevenir a diabetes
O café descafeinado ajuda a prevenir a diabetes, porque contém antioxidantes, como ácido clorogênico, kahweol e ácido cafeico, que melhoram a função do hormônio insulina, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue;
2. Evitar doenças cardiovasculares
Por ter ótimas quantidades de compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o café descafeinado melhora a saúde das artérias e favorece a circulação de sangue, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto, pressão alta e derrame.
3. Prevenir o envelhecimento precoce
O café descafeinado previne o envelhecimento precoce, por que os antioxidantes presentes nessa bebida, como ácido clorogênico e ácido cafeico, protegem a pele contra a ação dos radicais livres, prevenindo a flacidez e o surgimento de rugas.
4. Evitar a depressão
Os polifenóis presentes no café descafeinado combatem os radicais livres e diminuem inflamações nas células do sistema nervoso central, o que ajuda a melhorar o humor, evitando a depressão.
Café descafeinado faz mal?
Embora o café descafeinado tenha menos cafeína que a versão normal, ele ainda contém ácido cafeico, gálico e clorogênico, compostos que estimulam a secreção de ácidos gástricos, causando irritação no estômago. Por isso, o café descafeinado deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem com gastrite, úlcera e refluxo.
No entanto, o café descafeinado não faz mal para pessoas que têm condições como insônia, ansiedade, enxaqueca ou estresse, sendo é uma boa alternativa para quem gosta dessa bebida, mas precisa diminuir a ingestão de cafeína.
Além disso, o café descafeinado também pode ser consumido por pessoas que usam medicamentos que podem interagir com a cafeína, como remédios para asma, anti-inflamatórios não esteroides, como AAS, ibuprofeno e diclofenaco, por exemplo.
Grávida pode tomar café descafeinado?
A grávida pode tomar café normal e descafeinado, porque o consumo moderado de cafeína não faz mal para a saúde da mãe ou do bebê. Confira mais sobre a ingestão de café na gravidez.
A quantidade máxima de café normal para grávidas, considerada segura pela Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia, é de 340 ml de café coado por dia, o que equivale a 200 mg de cafeína.
Embora o consumo moderado de café descafeinado seja seguro durante a gravidez, ainda não existe uma recomendação oficial sobre a quantidade segura dessa bebida durante essa fase. Por isso, é aconselhado sempre conversar com o obstetra antes de ingerir essa bebida.
Diferença entre café normal e descafeinado
O café normal não passa pelo processo de descafeinação e, por isso, tem ótimas quantidades de cafeína, que é um composto que traz muitos benefícios para a saúde, além de ter um efeito estimulante. Confira todos os benefícios do café.
Já o café descafeinado passa por um processo industrial de remoção da cafeína e não possui efeito estimulante. No entanto, esse tipo de café também possui compostos bioativos, como ácido clorogênico, kahweol e ácido cafeico, que promovem diversos benefícios para a saúde.
Café descafeinado tem cafeína?
Embora tenha menores quantidades desse composto que a versão tradicional, o café descafeinado também possui cafeína. Cada 236 ml de café descafeinado tem entre 2 e 3 mg de cafeína.