Desconforto abdominal: 13 causas (e o que fazer)

O desconforto abdominal pode ser causado por excesso de gases, prisão de ventre, intolerância alimentar, problemas na vesícula ou doenças inflamatórias intestinais, e afetar todo o abdome ou o lado direito ou esquerdo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Dependendo da sua causa, o desconforto abdominal pode estar acompanhado de sintomas, como dor na barriga ou no estômago, diarreia, náuseas ou mal estar geral.

É importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral sempre que o desconforto abdominal é frequente, intenso, piora com o tempo ou é acompanhado de outros sintomas, para que seja identificada sua causa e iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser o desconforto abdominal

Para descobrir as possíveis causas do seu desconforto abdominal, por favor responda às seguintes questões:

A1
Em que lado sente a dor?

Esta ferramenta deve ser usada apenas como orientação para tentar identificar a possível causa do desconforto abdominal e, por isso, não deve substituir a consulta com o gastroenterologista, que é o profissional capaz de confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.

13 causas de desconforto abdominal

As principais causas de desconforto abdominal são:

1. Excesso de gases

O desconforto abdominal pode ser causado pelo excesso de gases e surge depois de uma refeição, principalmente se houve mistura de alimentos ricos em fibras com alimentos gordurosos.

O que fazer: caminhar, beber muita água e optar por alimentar-se com legumes cozidos, frutas frescas e cereais integrais, que são ótimas dicas para quem sofre de desconforto abdominal causado pelos gases.

Se após defecar e eliminar alguns gases o desconforto abdominal não desaparecer por completo, o melhor é procurar por um médico, pois este desconforto pode ser o sintoma de uma outra doença ou distúrbio gastrointestinal mais grave.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Má digestão

A má digestão pode causar desconforto na região superior do abdômen.

Outros sintomas são sensação de barriga cheia, ou estômago estufado, além de arrotos, azia e sensação de que acabou de comer, quando a última refeição foi há mais de 2 horas. Veja outros sintomas que ajudam a identificar um caso de má digestão.

O que fazer: além de uma mudança na dieta, pode-se fazer uso de medicações, como sal de frutas e leite de magnésia, ou ingestão de chás, como boldo e erva-doce.

A persistência da má digestão por grandes períodos deve ser investigada por um médico gastroenterologista e assim avaliar se não há alguma outra doença do trato gastrointestinal associada ao desconforto.

Leia também: 15 remédios caseiros para má digestão tuasaude.com/remedio-caseiro-para-ma-digestao

3. Dor da ovulação

Algumas mulheres podem apresentar dor ou desconforto abdominal, na região pélvica, durante o período da ovulação.

Assim, num mês ela pode apresentar dor no lado esquerdo, e no mês seguinte pode apresentar dor no lado direito, a depender do ovário que está ovulando.

Embora isso nem sempre esteja relacionado com alguma doença, a presença de algum cisto no ovário de grande volume pode ser a causa do maior desconforto.

O que fazer: colocar uma compressa de água quente na área dolorida pode aliviar o desconforto em pouco tempo.

Se houver cólicas, pode-se tomar um remédio para cólicas indicado pelo ginecologista, como antiespasmódico ou anti-inflamatório, e ser uma forma mais eficaz de se sentir melhor.

Leia também: Dor na ovulação: sintomas, causas e como aliviar tuasaude.com/dor-na-ovulacao

4. Gravidez

Sentir um certo desconforto na região uterina pode acontecer no início da gravidez em algumas mulheres mais sensíveis.

O que fazer: para confirmar a gravidez, deve-se fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia ou teste de sangue.

Deve-se suspeitar se estiver em idade fértil e tiver tido relações sexuais desprotegidas durante o período fértil e houver atraso na menstruação. Saiba calcular quando é o seu período fértil.

5. Prisão de ventre

Ficar sem evacuar por mais de 3 dias pode causar desconforto na região abdominal, mas esse sintoma pode surgir antes em pessoas que tem o hábito de evacuar diariamente ou mais de 1 vez ao dia.

O que fazer: deve-se beber mais água e ingerir uma maior quantidade de fibras para aumentar o bolo fecal. Alimentos como mamão, figo, ameixa preta seca, laranja com bagaço e iogurte natural sem açúcar são laxantes naturais. Veja os principais alimentos ricos em fibras.

Além disso pode-se adicionar sementes de girassol nas saladas ou num copo de iogurte para soltar o intestino naturalmente.

Quando isso não é suficiente, o gastroenterologista pode indicar o uso de laxantes, por um curto período de tempo.

Leia também: Remédios que combatem a prisão de ventre tuasaude.com/remedio-para-prisao-de-ventre

6. Gastroenterite

O desconforto abdominal pode ser causado pela gastroenterite que é a inflamação do intestino e do estômago devido a ingestão de alimentos estragados ou contaminados, mas também pode ser causada por parasitas intestinais ou doença celíaca, por exemplo.

Outros sintomas são dor na barriga tipo cólica, dor de estômago, diarreia, mal estar geral e dor de cabeça, por exemplo.

O que fazer: deve-se beber bastante líquido, como água ou soro caseiro, para evitar a desidratação. Saiba como fazer o soro caseiro.

No entanto, nos casos em que há também febre, calafrios ou vômitos frequentes, é recomendado ir ao pronto-socorro mais próximo para que possa ser iniciado o tratamento mais adequado para prevenir complicações.

Leia também: O que comer durante a gastroenterite (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-gastroenterite

7. Intolerância alimentar

A intolerância alimentar é uma dificuldade de digestão de certos alimentos como leite, pão, macarrão, ou aditivos alimentares, como corantes ou conservantes, por exemplo.

Geralmente, a intolerância alimentar causa uma crise de diarreia que pode iniciar algumas horas após a ingestão do alimento e que pode ser acompanhada de excesso de gases, náuseas ou desconforto abdominal.

O que fazer: geralmente a intolerância alimentar melhora em 24 horas, no entanto, deve-se manter o corpo bem hidratado tomando pequenos goles de água ou soro caseiro regularmente para evitar a desidratação.

Além disso, é importante tentar identificar o alimento que causou a intolerância e consultar um gastroenterologista ou nutricionista para confirmar o diagnóstico, e fazer uma dieta de forma individualizada.

Leia também: Intolerância alimentar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-intolerancia-alimentar

8. Doença celíaca

O desconforto abdominal pode ser causado pela doença celíaca, devido a uma intolerância severa ao glúten que causa irritação e má absorção intestinal quando a pessoa consome alimentos com trigo, centeio ou cevada.

Além do desconforto abdominal, também podem surgir diarreia aquosa amarela, marrom claro ou cinzenta ou diarreia oleosa ou espumosa, e com mau cheiro

O que fazer: é importante consultar um gastroenterologista para confirmar o diagnóstico da doença e iniciar uma dieta sem glúten. Em alguns casos, o médico também pode indicar o uso de remédios imunossupressores. Saiba como é feito o tratamento da doença celíaca

Leia também: Dieta para doença celíaca: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-doenca-celiaca

9. Problemas na vesícula

Os problemas na vesícula, como pedras na vesícula ou obstrução biliar, podem causar desconforto ou dor abdominal tipo cólica do lado direito abaixo das costelas ou região do estômago.

Além disso, outros sintomas são náuseas, vômitos, coceira no corpo ou até pele e olhos amarelados.

Leia também: 6 sintomas de pedra na vesícula (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-pedra-na-vesicula

O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista e varia de acordo com o problema na vesícula, sendo que no caso de pedras na vesícula, pode ser feito com alterações na dieta, uso de remédios, litotripsia extracorpórea ou cirurgia para remover a vesícula.

10. Diverticulite

A diverticulite pode causar desconforto abdominal do lado esquerdo e acontece quando as pequenas bolsas do intestino, conhecidas como divertículos, ficam inflamadas.

Outros sintomas da diverticulite são dor constante tipo cólica que não melhor,  febre acima de 38ºC, perda de apetite, enjoos, barriga inchada e períodos intercalados de prisão de ventre e diarreia.

Leia também: 7 sintomas de diverticulite e como é o diagnóstico tuasaude.com/sintomas-de-diverticulite

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento com antibióticos e analgésicos.

Além disso, deve-se ficar de repouso e preferir uma dieta líquida, inserindo lentamente os alimentos mais sólidos na alimentação. Entenda como é feito o tratamento da diverticulite.

11. Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal que pode causar desconforto abdominal devido aos períodos com diarreia alternados com prisão de ventre e excesso de gases.

Apesar de não se conhecer completamente a causa da síndrome do intestino irritável, sabe-se que ocorre piora dos sintomas em períodos de estresse e ansiedade. 

O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo gastroenterologista e envolve alterações na dieta e/ou uso de remédios probióticos e antidepressivos, que acalmam tanto a dor quanto outros sintomas.

Leia também: Dieta para intestino irritável: o que comer, o que evitar e cardápio tuasaude.com/dieta-para-sindrome-do-intestino-irritavel

Além disso, deve-se realizar atividades que possam diminuir o estresse e, assim, evitar a piora ou a progressão dos sintomas. Confira os principais tratamentos para a síndrome do intestino irritável.

12. Apendicite

A apendicite é a inflamação do apêndice, que é uma parte do intestino grosso, localizado do lado inferior à direita do abdômen, sendo geralmente causado por acúmulo de fezes e bactérias.

Essa inflamação leva ao surgimento de desconforto ou dor forte e aguda no lado direito da barriga.

Além disso, outros sintomas são falta de apetite, enjoo, vômitos e febre, e pode irradiar para as costas, causando dor do lado direito da coluna.

[articleLink_simple:dor-de-apendicite]

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro assim que surgem os sintomas para fazer o tratamento com cirurgia, para evitar complicações, como infecção no peritônio ou abscesso abdominal. Saiba como é feito o tratamento da apendicite

13. Doenças inflamatórias intestinais

As doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn ou colite ulcerativa, também podem causar desconforto abdominal, alternância entre prisão de ventre e diarreia, náuseas, vômitos ou febre.

Essas doenças parecem ser causadas por fatores genéticos e alguma alteração no funcionamento do sistema imunológico.

O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista e envolve o uso de remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou imunossupressores, além de alteração nos hábitos alimentares e uso de suplementos de vitaminas e minerais, caso seja necessário.

Vídeos relacionados

Como eliminar o EXCESSO DE GASES rapidamente

07:51 | 48.226 visualizações

Sintomas, causas e tratamento para a BARRIGA DURA e INCHADA

05:22 | 20.121 visualizações