Descongestionante nasal é um remédio indicado para aliviar temporariamente a sensação de nariz entupido ou escorrendo, que pode ser causada por gripes, resfriados, rinite ou sinusite, por exemplo.
Esse remédio age estreitando os vasos sanguíneos da mucosa nasal, e consequente diminui o fluxo sanguíneo, reduz a entrada de fluidos no nariz, garganta e seios da face, diminuindo a inflamação e inchaço das membranas nasais e a produção de muco.
Os descongestionantes nasais, como a pseudoefedrina ou fenilefrina, podem ser encontrados na forma de spray nasal, gotas, comprimidos ou xarope, e devem ser usados com indicação do otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral.
Para que serve
Os descongestionantes nasais são indicados para:
- Gripe;
- Resfriado;
- Rinite;
- Sinusite ou rinossinusite.
Os descongestionantes nasais não tratam essas condições, porém ajudam a aliviar de forma temporária, os sintomas de nariz escorrendo ou entupido.
O uso de descongestionantes nasais deve ser feito com indicação e orientação do otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra, após avaliação dos sintomas e diagnóstico da condição de saúde.
Se apresenta sintomas de nariz escorrendo ou entupido, marque uma consulta com um otorrinolaringologista na região mais próxima:
Tipos de descongestionante nasal
Os principais tipos de descongestionantes nasais são:
1. Fenilefrina
A fenilefrina é um descongestionante nasal disponível na forma de comprimidos, cápsulas, xarope ou solução oral em gotas
Por ser um descongestionante de uso oral, o início do efeito da fenilefrina é mais lento e apresenta maior risco de efeitos colaterais.
Geralmente, a fenilefrina está associada a outras substâncias, como paracetamol, maleato de clorfenamina ou maleato de bronfeniramina, por exemplo, podendo ser encontrada com os nomes Decongex, Stilgrip, Resfenol ou Cimegripe. Saiba como tomar o Cimegripe.
2. Pseudoefedrina
Da mesma forma que a fenilefrina, a pseudoefedrina é um descongestionante nasal para uso oral, encontrado na forma de comprimidos ou xarope.
A pseudoefedrina normalmente é encontrada em associação com loratadina, desloratadina, paracetamol ou triprolidina, com os nomes Tylenol Sinus, Desalex, Histadin D, Esalerg ou Actifedrin, por exemplo. Veja como usar a pseudoefedrina corretamente.
3. Nafazolina
A nafazolina é um descongestionante nasal na forma de solução em gotas nasal, aplicado de forma tópica dentro das narinas.
Por ser aplicado diretamente na mucosa nasal, possui um início de ação rápido porém com uma ação mais curta.
A nafazolina pode ser encontrada com os nomes Narix, Neosoro, Sorine ou Sinustrat, por exemplo. Saiba como usar a nafazolina.
4. Oximetazolina
A oximetazolina, da mesma forma que a nafazolina, é um descongestionante nasal de uso tópico, para ser aplicado diretamente na mucosa nasal.
Esse descongestionante pode ser encontrado na forma de gotas ou spray nasal com o nome comercial Aturgyl ou como genérico sob a designação “oximetazolina”. Confira outras opções de remédios para desentupir nariz.
Descongestionante nasal infantil
O descongestionante nasal infantil mais recomendado pelos pediatras é a solução salina de cloreto de sódio 0,9%, que pode ser encontrada na forma de gotas ou spray nasal.
Esse tipo de descongestionante nasal não contém substâncias vasoconstritoras que são contra-indicadas para crianças com menos de 6 anos, no entanto, o cloreto de sódio 0,9% auxilia na higiene nasal, ajudando a eliminar as substâncias irritantes e os alérgenos.
Além disso, também contribui para a fluidificar a secreção nasal, aliviando a sensação de nariz entupido e escorrendo. Veja como usar o soro fisiológico para limpeza nasal do bebê.
Alguns exemplos de soluções salinas que podem ser utilizadas para lavagem nasal são Rinosoro Jet infantil, Sorine infantil, Nasoar infantil ou Maresis baby, por exemplo.
Descongestionante nasal na gravidez
Durante a gravidez ou amamentação, o uso de descongestionantes nasais contendo substâncias vasoconstritoras não é recomendado, a não ser que tenha sido indicado pelo médico.
Desta forma, antes de fazer uso de descongestionante nasal na gravidez, é importante consultar o obstetra para que possa ser indicado o spray nasal mais adequado, que na maioria dos casos é o soro fisiológico 0,9%, como Sorine ou o Neosoro, por exemplo.
Descongestionante nasal caseiro
Alguns descongestionantes nasais caseiros, como a lavagem nasal com soro fisiológico, a inalação com vapor de eucalipto, ou tomar chá de gengibre e alho ou chá de hortelã-pimenta, são ótimas opções para desentupir o nariz.
Isto porque esses remédios caseiros ajudam a eliminar o excesso de catarro do nariz e dos seios nasais, aliviando os sintomas da rinite, sinusite, gripes ou resfriados. Veja todas as opções de remédios caseiros para desentupir o nariz.
Riscos do uso de descongestionantes nasais
Os remédios descongestionantes nasais podem causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, agitação, dor de cabeça ou boca seca.
Além disso, quando usados na forma de gotas ou spray nasal, podem causar irritação, sensação de queimação ou ardor da mucosa nasal.
Os descongestionantes nasais em gotas ou spray nasal, quando usados em excesso, também podem causar congestão nasal rebote, que é quando a mucosa nasal aumenta a produção de muco por perceber que a secreção diminui, e assim, o desconforto da congestão nasal pode piorar.
Outros efeitos colaterais do uso de descongestionantes nasais são aumento da pressão arterial, alterações no ritmo cardíaco, tremores, tontura, alucinações, psicose, convulsões ou até AVC.
Leia também: Efeito rebote: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/efeito-reboteQuem não deve usar
O uso de descongestionantes nasais é contraindicado para crianças com menos de 6 anos, pessoas que tenham diabetes, glaucoma, pressão alta ou problemas no coração.
Além disso, os descongestionantes nasais também não devem ser usados por pessoas com problemas circulatórios, doenças nos rins ou fígado, problemas na próstata ou hipertireoidismo.
Durante a gravidez ou amamentação, o uso de descongestionantes nasais só deve ser feito se indicado pelo médico, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e possíveis riscos para o bebê.
Por isso, é importante que o uso dos descongestionantes nasais seja feito com indicação do otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra, após avaliação do estado de saúde em geral.