Na 10ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pela formação de ossos e cartilagens, dos canais auditivos, narinas e cotovelos. Nesta fase, a cabeça do bebê ainda é maior que o resto do corpo, todos os dentes de leite já estão formados e o maxilar e os músculos do rosto responsáveis pela sucção começam a se desenvolver.
Durante essa semana, com o crescimento do útero, a barriga pode ficar levemente arredondada e a mulher pode sentir dor na pelve, devido a ação dos hormônios que esticam os ligamentos da pelve para acomodar o bebê que cresce a cada dia e para preparar o corpo da mulher para o parto no futuro.
Nesta fase, a mulher pode continuar a ter enjoos matinais, azia, sensação de queimação no estômago ou vontade de urinar com frequência.
Desenvolvimento do bebê
As principais características do desenvolvimento do bebê na 10ª semana da gestação são:
- Os canais auditivos, o lábio superior e as narinas estão se formando, e os músculos do rosto que permitem sugar e mastigar começam a ser desenvolvidos e os maxilares já contém todos os dentes de leite do bebê;
- A cabeça do bebê ainda é grande e os olhos começam a se aproximar e estão cobertos pelas pálpebras;
- O coração está totalmente formado e bate 180 vezes por minuto, sendo de 2 a 3 vezes mais rápido do que o coração da mulher;
- Os ossos e as cartilagens estão se formando, os dedos das mãos e dos pés estão mais alongados e nas pernas estão se desenvolvendo os joelhos e os tornozelos;
- Os braços desenvolveram os cotovelos, que já dobram
- As unhas das mãos e dos pés e cabelos começarão a ficar visíveis a partir desta semana;
- O estômago do bebê começa a produzir sucos digestivos, os rins formam maiores quantidades de urina e, se for um menino, o bebê já produz testosterona.
A maioria dos órgãos vitais do bebê, como rins, fígado, cérebro e pulmões, estão funcionando, mas continuarão a amadurecer durante o período restante da gravidez.
Além disso, o bebê também já possui os órgãos sexuais internos, mas os órgãos sexuais externos ainda não se desenvolveram.
Tamanho do bebê
O tamanho do bebê com 10 semanas de gestação é de 3,5 a 4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um morango.
Mudanças no corpo da mulher
Na 10ª semana de gravidez, o útero da mulher tem o tamanho aproximado de uma laranja e a barriga já pode ser percebida, mostrando-se levemente arredondada.
A mulher pode sentir dor na pelve, porque os ligamentos e os músculos que sustentam o útero, começam a ficar mais esticados para acomodar o bebê e preparar o corpo para o futuro parto.
Os sintomas de enjoo matinal, prisão de ventre, cansaço excessivo e vontade frequente de urinar, azia, sensação de queimação no estômago e as variações emocionais da gravidez, podem continuar. Além disso, a mulher também pode ficar com mais fome do que o normal.
Cuidados durante a 10ª semana
Na 10ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Enjoo matinal: Comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia. Se os enjoos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez. Veja alguns remédios indicados para enjoo na gravidez;
- Prisão de ventre: Comer mais fibras na forma de cereais integrais, frutas e vegetais frescos; beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico;
- Dor na pelve: Fazer alongamentos leves e movimentos suaves podem ajudar a aliviar o desconforto. Se a dor não melhorar, é aconselhado entrar em contato com o médico imediatamente;
- Aumento da fome: Priorizar uma alimentação saudável, incluindo frutas, legumes e verduras frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras. Veja como deve ser alimentação na gravidez.
É importante também seguir todas as orientações médicas e tomar somente o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico.
Principais exames
Alguns exames que podem ser prescritos pelo médico na 10 ª semana de gravidez são a translucência nucal e o exame de sangue. que ajudam a avaliar o risco de malformações ou alterações genéticas no bebê, como onfalocele, síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Patau.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados: