Na 13ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo início da produção e eliminação de urina pelo feto no líquido amniótico e a formação das impressões digitais do bebê. O intestino já se encontra posicionado no abdômen do bebê e os ovários ou testículos já estão completamente formados.
Nesta fase da gestação, o bebê se movimenta de forma ativa, engole o líquido amniótico e chupa o dedo, iniciando os primeiros reflexos de sucção importantes para a futura amamentação.
Durante essa semana, a mulher começa a produzir o colostro, que é o primeiro leite que a mulher produz para amamentar o bebê durante os primeiros 2 a 4 dias após o parto. Além disso, o enjoo e o cansaço excessivo geralmente estão menos intensos, mas a prisão de ventre ou azia podem continuar.
Leia também: Colostro: o que é, para que serve e composição nutricional tuasaude.com/colostroDesenvolvimento do bebê
As principais características do desenvolvimento do bebê na 13ª semana da gestação são:
- O bebê começa a desenvolver o reflexo de sucção ao chupar os dedos das mãos, que já estão formando as primeiras impressões digitais;
- Nesta fase, a cabeça do bebê agora ocupa apenas cerca de 1/3 do tamanho do corpo;
- O sistema nervoso central do bebê está completo, mas ainda irá se desenvolver até cerca de 1 ano após o nascimento;
- Sobre a pele do bebê existe um cabelo fino e macio chamado lanugo;
- O intestino do bebê já se encontra completamente dentro do abdômen e a bexiga já funciona, eliminando urina no líquido amniótico, que depois é removido pela placenta;
- Os ovários ou os testículos do bebê estão completamente desenvolvidos dentro do corpo e os órgãos genitais estão sendo formados fora do corpo.
Além disso, o bebê se movimenta cada vez mais, movendo braços e pernas, mas a mulher só deve sentir os seus movimentos por volta da 18ª semana de gestação.
Tamanho do bebê
O tamanho do bebê com 13 semanas de gestação é de cerca de 7,4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um pêssego.
Mudanças no corpo da mulher
Na 13ª semana de gravidez, os sintomas de enjoo matinal e cansaço excessivo na mulher geralmente começam a ficar menos intensos.
No entanto, a prisão de ventre, a azia ou a sensação de queimação no estômago podem continuar, e uma secreção vaginal fina, branca leitosa e sem cheiro, chamada leucorreia, pode aumentar, sendo considerada normal, pois ajuda a manter a vagina e o canal do parto livres de infecções e irritações.
Os seios começam a produzir o colostro, que é muito rico em nutrientes e que será o primeiro alimento que o bebê vai mamar, antes do leite começar a fluir.
Nesta fase, devido aos hormônios da gravidez a mulher pode ter maior libido ou, devido às alterações de humor, pode ter menor desejo sexual, sendo condições normais.
Cuidados durante a 13ª semana
Na 13ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Prisão de ventre: Beber pelo menos 8 copos de água por dia e ingerir mais fibras na forma de cereais integrais, frutas e vegetais. Praticar exercícios físicos regularmente, conforme recomendado pelo médico, também ajuda a melhorar o trânsito intestinal;
- Azia ou queimação: Evitar deitar após as refeições e comer em pequenas porções de alimentos em intervalos de 2 a 3 horas. Outra medida importante é evitar beber líquidos durante as refeições e evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas. Veja outras dicas de como aliviar a azia na gravidez.
- Secreção vaginal: usar um protetor diário pode ajudar a diminuir o desconforto da roupa íntima úmida, mas nunca se deve usar absorvente interno. A ducha ginecológica também não é recomendada pois pode perturbar o equilíbrio da flora vaginal e causar infecções vaginais que podem prejudicar o bebê. Se a secreção vaginal apresentar sangue ou for acompanhada de cólicas fortes, deve-se comunicar ao médico imediatamente ou procurar o pronto-socorro mais próximo.
A partir desta semana da gestação, deve-se aumentar a ingestão de cálcio, que é encontrado em grandes quantidades em alimentos como iogurte, queijo e sementes de gergelim, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebê. Confira outros alimentos ricos em cálcio.
Durante toda a gestação é importante seguir as orientações do médico, praticar atividades físicas liberadas pelo obstetra e continuar tomando o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico, além de evitar o uso de medicamentos por conta própria.
Principais exames
Se a mulher ainda não realizou o exame de translucência nucal, o médico pode recomendá-lo na 13ª semana da gestação. Este exame é importante para detectar possíveis malformações e doenças genéticas, como a síndrome de Down e síndrome de Patau, por exemplo. Saiba como é feito o exame de translucência nucal.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados: