Na 21ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo início da produção de enzimas digestivas pelo pâncreas que serão responsáveis pela digestão de alimentos quando o bebê nascer, e as pálpebras que cobrem completamente os olhos, começam a se abrir.
Nesta fase da gestação, o bebê já responde aos sons externos, já reconhece a voz dos pais, e movimenta-se ativamente dentro do útero que ainda tem bastante espaço para o bebê fazer cambalhotas.
Durante essa semana, os sintomas de aumento do apetite, congestão nasal ou nariz entupido, cãibras nas pernas e vontade frequente de urinar podem continuar e podem surgir inchaço nas pernas e nos pés, e veias dilatadas nas pernas.
Desenvolvimento do bebê
Na 21ª semana da gestação, os principais marcos no desenvolvimento do bebê são:
- O pâncreas começa a produzir o suco pancreático que contém enzimas digestivas que serão responsáveis por digerir carboidratos, açúcares e gorduras dos alimentos quando nascer;
- O intestino continua crescendo e já absorve os nutrientes do líquido amniótico ingerido pelo bebê, além de armazenar o mecônio, que são as fezes do bebê, que vão se formando desde as 12 semanas até o nascimento;
- Os olhos já estão formados ainda estão cobertos pelas pálpebras, que começam a abrir;
- O bebê já ouve bem e reconhece a voz dos pais, movimentando-se cada vez mais ao ouvir os sons externos.
Como o bebê ainda tem muito espaço, pode se mexer livremente, sendo possível dar cambalhotas completas e mudar de posição várias vezes ao dia.
Nesta fase da gestação, além do fígado, a medula óssea do bebê começa a produzir os glóbulos vermelhos, que são células responsáveis por transportar oxigênio para todos órgãos, e glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico de defesa contra infecções.
Se o bebê for uma menina, o útero e a vagina já estão formados e, no caso dos meninos, os testículos começam a descer para o escroto, sendo possível confirmar o sexo do bebê pelo ultrassom.
Leia também: Menino ou menina: quando dá para saber o sexo do bebê? tuasaude.com/como-saber-o-sexo-do-bebeTamanho e peso do bebê
O tamanho do bebê com 21 semanas de gestação é de cerca de 21.6 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 18,1 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma romã.
O peso do bebê nessa semana é cerca de 340 gramas.
Mudanças no corpo da mulher
Na 21ª semana de gravidez, com o aumento da barriga, é normal sentir um pouco de dificuldade para dormir, causando um pouco de cansaço durante o dia, e os sintomas de aumento do apetite, congestão nasal ou nariz entupido, cãibras nas pernas e vontade frequente de urinar podem continuar.
Nesta fase, também a mulher pode começar a ter retenção de líquidos e apresentar inchaço nos pés e nas pernas.
Além disso, podem ocorrer formação de pequenos vasos sanguíneos dilatados nas pernas, que ocorrem devido ao aumento do volume de sangue circulando no organismo, ao aumento do peso, às alterações hormonais e a pressão do útero sobre as veias.
Cuidados durante a 21ª semana
Na 21ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Inchaço nas pernas e pés: manter o corpo hidratado, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, para ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, deve-se sentar ou deitar com os pés para cima sempre que possível, e fazer exercícios físicos recomendados pelo médico para ajudar a melhorar a circulação e diminuir o desconforto do inchaço. No entanto, se o inchaço não melhorar, começar de forma repentina ou apresentar inchaço nas mãos e no rosto, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia. Saiba mais sobre pré-eclâmpsia e como é feito o tratamento;
- Vasos sanguíneos dilatados nas pernas: não sentar ou ficar parada em uma posição por longos períodos, movimentando-se sempre que possível, e não cruzar as pernas quando sentar, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e prevenir o aparecimento dos vasos sanguíneos dilatados. Veja mais dicas de como evitar os vasos sanguíneos dilatados na gravidez;
- Dificuldade para dormir: dormir com um travesseiro entre as pernas e deitada de lado ou em uma posição que a mulher se sinta confortável ajudam a reduzir o desconforto que dificulta o sono.
Durante toda a gestação é importante seguir as recomendações médicas e continuar tomando os suplementos indicados pelo obstetra, e também evitar o uso de medicamentos por conta própria.
Além disso, deve-se praticar atividades físicas liberadas pelo médico, como natação, hidroginástica ou caminhada, e continuar a ter uma alimentação nutritiva incluindo frutas, legumes e verduras frescos, para fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e controlar o aumento do peso durante a gravidez. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados: