Na 31ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado por já ter os pulmões mais desenvolvidos, com maior capacidade de realizar trocas de oxigênio, embora o amadurecimento completo dos pulmões ocorra até o final da gravidez, e os rins do bebê produzem cada vez mais urina que é eliminada no líquido amniótico.
O bebê já tem a pele mais rosada e lisa devido ao acúmulo de gordura sob a pele, que também se encontra coberta da vernix caseosa que protege a pele do bebê do líquido amniótico e de infecções.
Durante essa semana, a mulher pode continuar a ter as contrações de Braxton-Hicks, e podem surgir vontade frequente de urinar ou dor nas costas.
Desenvolvimento do bebê
Na 31ª semana da gestação, os principais marcos no desenvolvimento do bebê são:
- As pálpebras permanecem abertas por um maior período de tempo, sendo que é possível ver pelo ultrassom o piscar de olhos do bebê, apesar de ainda serem muito lentos, chegando a aproximadamente 6 a 15 piscadas por hora;
- A íris do bebê, que é a parte colorida dos olhos, já pode contrair e dilatar;
- Os alvéolos dos pulmões se encontram em fase final de amadurecimento e a superfície de contato com os vasos sanguíneos pulmonares já está formada, de forma que a capacidade do pulmão em realizar trocas de oxigênio está quase completa;
- Os pulmões continuam a produzir o surfactante, uma espécie de "lubrificante" que irá impedir que as paredes dos alvéolos fiquem coladas, facilitando a respiração;
- A pele fica mais rosada e lisa, e o rosto do bebê começa a ficar mais arredondado, devido ao acúmulo de gordura sob a pele;
- A vernix caseosa continua a se formar e tem como função prevenir infecções, regular a temperatura corporal, hidratar e proteger a pele do bebê do líquido amniótico, além de atuar como um lubrificante para ajudar o bebê a passar pelo canal vaginal no futuro parto;
- O sistema urinário do bebê funciona cada vez mais e os rins já são capazes de filtrar o sangue e eliminar os resíduos na urina, no líquido amniótico.
Nesta fase da gestação, o conteúdo da urina é muito parecido com o do líquido amniótico, no entanto, é um pouco mais concentrado, uma vez que a produção de líquido amniótico nesta fase se deve em grande parte à urina e em pequena parte às membranas da cavidade amniótica.
O bebê pode ainda estar sentado nessa semana, sendo normal, alguns bebês demoram mais tempo para virar de cabeça para baixo, e há bebês que só viram depois de começar o trabalho de parto. Veja alguns exercícios que podem ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo.
Tamanho e peso do bebê
O tamanho do bebê com 31 semanas de gestação é de cerca de 39.4 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 28.3 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um coco.
O peso do bebê nessa semana é cerca de 1,6 a 1,8 Kg.
Mudanças no corpo da mulher
Na 31ª semana de gravidez, os seios já estão preparados para futura amamentação e nesta fase pode ocorrer vazamento um líquido cremoso amarelado pelos mamilos, que é o colostro, o primeiro leite produzido rico em proteínas, nutrientes e anticorpos, importante para nutrir o bebê e ajudar a combater infecções quando nascer.
Nesta fase da gestação, a mulher pode continuar apresentando as contrações de Braxton-Hicks, também chamadas de contrações de treinamento, que são contrações leves e consideradas normais, pois preparam o útero e os tecidos pélvicos para o futuro parto. Além disso, podem surgir sintomas como vontade de urinar com frequência ou dor nas costas.
Cuidados durante a 31ª semana
Na 31ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Contrações de Braxton-Hicks: movimentar o corpo ou fazer exercícios físicos recomendados pelo médico ajudam a aliviar o desconforto das contrações. No entanto se a contração for forte, muito frequente ou acompanhada de outros sintomas como dor nas costas, sangramento vaginal ou corrimento líquido, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois a mulher pode ter entrado em trabalho de parto. Saiba identificar os sinais de trabalho de parto;
- Vontade frequente de urinar: não prender a urina, pois deixar a urina retida na bexiga pode aumentar o risco de infecção urinária;
- Dor nas costas: não ficar muito tempo de pé e evitar cruzar as pernas ao sentar, usar uma cinta de gestante para dar suporte à barriga e às costas, podem ajudar a melhorar a dor nas costas. Além disso, é importante fazer exercícios para alongar e fortalecer a musculatura das costas e da pelve como ioga ou pilates, por exemplo. Confira os melhores exercícios para fazer na gravidez.
É importante seguir todas as recomendações médicas durante a gravidez, fazendo uma alimentação saudável e nutritiva, incluindo frutas, verduras e legumes frescos, e exercícios físicos para ajudar a controlar o aumento de peso. Veja como deve ser a alimentação na gravidez.
Além disso, deve-se realizar as consultas pré-natais, tomar ácido fólico e os suplementos indicados pelo obstetra e evitar o uso de remédios por conta própria. Saiba como é feito o pré-natal.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados: