O bebê com 8 meses já tem mais força, ficando de pé por alguns instantes com ajuda e sentando sozinho, e sabe utilizar alguns gestos, como "dar tchau" e balançar a cabeça para dizer "não", além de entender melhor o que os pais falam.
Aos 8 meses, muitos bebês também já são capazes de dormir a noite toda e, a partir dessa idade e dependendo também do seu desenvolvimento, começar a receber alimentos de consistência cada vez mais parecida com aqueles do restante da família.
É importante lembrar que cada bebê é único e tem seu próprio ritmo de crescimento, sono, fala e brincadeiras. Por isso, em casos de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.
Peso do bebê
A tabela abaixo indica o intervalo de peso ideal do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como altura, perímetro cefálico e ganho de peso mensal esperado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:
Caso o bebê apresente valores acima ou abaixo desses intervalos, é importante consultar o pediatra para avaliar o seu desenvolvimento.
Desenvolvimento do bebê
O desenvolvimento do bebê com 8 meses normalmente já o permite:
- Passar para a posição sentada sozinho;
- Ficar de pé por alguns instantes com apoio, segurando em uma cadeira ou sofá, por exemplo;
- Engatinhar, embora nem todos bebês desenvolvam essa habilidade antes de começar a andar;
- Combinar sílabas, falando "ma-ma" ou "pa-pa", mas ainda sem se referir aos pais, por exemplo;
- Entender melhor que os pais falam, quando usam perguntas ou comandos curtos, como "vem cá" ou "cadê a mamãe";
- Aprender alguns gestos, como "dar tchau" ou balançar a cabeça para dizer "não";
- Reconhecer quando é chamado, emitindo sons ou olhando, por exemplo;
- Manipular melhor objetos, por exemplo, utilizando os dedos indicador e polegar, retirando cubos de um pote ou batendo 2 blocos um no outro.
Nessa fase, também é importante conversar com o bebê e ler, colocar músicas ou cantar para estimular sua audição. Essas atividades também introduzem novos sons, incentivando-o a repetir o que ouve.
O bebê com 8 meses não gosta de ficar sozinho e pode ficar ansioso ou triste quando percebe que seus cuidadores não estão por perto. Além disso, nessa fase pode também já reconhecer rostos que são familiares e ficar inquieto ou choroso na presença de pessoas estranhas.
Assista o vídeo com algumas dicas para ajudar no desenvolvimento do bebê:
Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar
12:46 | 2.069.008 visualizaçõesSono do bebê
O bebê com 8 meses dorme em torno de um total de 14 horas diárias, incluindo 10 a 11 horas de sono durante a noite e 3 a 4 horas, no período do dia, na forma de sonecas. Nessa idade, muitos já conseguem dormir a noite toda sem chamar os pais.
Alimentação do bebê
A partir dos 6 meses, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sejam introduzidos outros alimentos nas refeições do bebê, mantendo o aleitamento materno e/ou fórmulas infantis até os 2 anos de idade.
A alimentação do bebê com 8 meses deve incluir 2 papas "salgadas", feitas com legumes e verduras, cereais ou tubérculos, como arroz ou batata, leguminosas e uma proteína, e 2 de frutas.
Leia também: Alimentação do bebê: 0 aos 12 meses tuasaude.com/alimentacao-do-bebe-dos-0-aos-12-mesesPara estimular o desenvolvimento do paladar, deve-se colocar cada alimento separadamente no prato. Além disso, a partir dos 8 a 9 meses, o bebê tende gradualmente a aceitar alimentos de consistência mais parecida com aqueles preparados para o restante da família.
Para o bebê de 8 meses, ainda é recomendado evitar alguns alimentos, como gelatina com sabor, doces ou biscoitos recheados. Estes alimentos não possuem valor nutricional e contribuem para aumentar o risco de problemas de saúde no futuro, como obesidade ou diabetes. Veja a lista completa de alimentos que devem ser evitados por bebês até os 2 anos.
Brincadeiras e atividades
O bebê com 8 meses precisa de brincadeiras e atividades que estimulem o desenvolvimento intelectual, sensorial e a coordenação motora, como:
- Oferecer brinquedos e objetos de cores, formas, tamanhos e texturas diferentes;
- Estimular o bebê a encaixar objetos como cubos, bolas, ou tampas de recipientes;
- Brincar de esconde-esconde;
- Colocar brinquedos distantes do bebê e estimular que ele os alcance;
- Mostrar brinquedos que flutuam na água na hora do banho.
É importante que as atividades sejam feitas sempre com supervisão de um adulto e em um local seguro para o bebê, de preferência no chão e longe de objetos que possam machucar a criança.