Desvio de septo: o que é, sintomas e cirurgia

O que é:

O desvio de septo é quando a parede que separa as narinas está alterada, interferindo na respiração. O desvio de septo pode acontecer devido a pancadas no nariz, inflamação no local ou estar presente desde o nascimento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

As pessoas que possuem um desvio de septo devem consultar um otorrinolaringologista caso esse desvio esteja interferindo na qualidade de vida, pois além de alterações na respiração, algumas pessoas podem apresentar dor de cabeça, sangramento no nariz e cansaço, por exemplo.

Após a confirmação do desvio de septo por meio de avaliação física e exames de imagem, o médico pode avaliar a necessidade de realização de cirurgia, conhecida como septoplastia, que é feita sob anestesia local ou geral e dura cerca de 2 horas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de desvio de septo são:

  • Dificuldade de respirar pelo nariz;
  • Dor de cabeça ou no rosto;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Nariz entupido;
  • Ronco;
  • Cansaço excessivo;
  • Apneia de sono.

Os sintomas de desvio de septo costumam surgir quando há dificuldade para respirar. Nos casos congênitos, ou seja, nos casos em que a pessoa já nasce com o desvio de septo, normalmente não são identificados sinais ou sintomas e, por isso, não é necessário tratamento.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do desvio de septo deve ser feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação dos histórico de saúde da pessoa, sinais e sintomas apresentados e avaliação física. Durante o exame físico, o médico utiliza um dispositivo médico, chamado de rinoscópio, para abrir as fossas nasais para observar as estruturas internas.

Além disso, para observar por completo o septo nasal, as partes ósseas e cartilaginosas que compõem o nariz, o médico pode indicar a realização de exames de imagem como radiografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Assim, a partir do resultado dos exames, o médico pode planejar a realização de cirurgia para corrigir o desvio.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Cirurgia de desvio de septo

A septoplastia, que é a cirurgia para corrigir o desvio de septo, é recomendada pelo otorrino quando o desvio é muito grande e compromete a respiração da pessoa. Normalmente esse procedimento é feito depois do final da adolescência, já que é o momento em que os ossos do rosto param de crescer.

A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local e consiste em realizar um corte no nariz para descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele.

Durante a cirurgia o médico faz uso de um pequeno aparelho com uma câmera para analisar melhor a estrutura óssea do nariz da pessoa para tornar o procedimento menos invasivo possível. Veja mais sobre a septoplastia.

A cirurgia dura em média 2 horas e a pessoa pode ter alta no mesmo dia, dependendo da hora que foi feita a cirurgia, ou no dia seguinte.

Cuidados após a cirurgia

A recuperação da cirurgia para desvio do septo demora cerca de 1 semana e durante esse período é importante tomar alguns cuidados, como evitar a exposição solar, para evitar o aparecimento de manchas, evitar usar óculos, trocar o curativo de acordo com a recomendação da equipe de enfermagem e fazer uso de antibióticos recomendados pelo médico para evitar a ocorrência de infecções durante o processo de cicatrização.

É recomendado também voltar ao médico após 7 dias para que seja feita a avaliação do nariz e do processo de cicatrização.