Diabetes tipo 3: o que é, sintomas, causas e tratamento

Diabetes tipo 3 é um tipo de diabetes ainda não reconhecido oficialmente que se acredita estar associado ao desenvolvimento da doença de Alzheimer e sintomas como dificuldade de raciocínio e memória ou alterações no comportamento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A diabetes é uma doença que resulta no controle inadequado da glicose no sangue e, embora a diabetes tipo 3 ainda não seja oficialmente uma classificação da diabetes, parece ser causada por uma incapacidade do cérebro em responder ao hormônio insulina.

Leia também: Diabetes: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/diabetes

Em caso de suspeita de diabetes tipo 3, é recomendado consultar um neurologista. Embora não exista um tratamento específico, existem medicamentos que podem aliviar os sintomas e atrasar o desenvolvimento do Alzheimer.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da diabetes tipo 3 são:

  • Dificuldade para realizar tarefas diárias e/ou cuidar de si;
  • Alterações no humor ou comportamento;
  • Confusão mental, desorientação no tempo e espaço ou dificuldade de raciocínio;
  • Não lembrar nomes, palavras específicas ou eventos recentes.

Os sintomas da diabetes tipo 3 são semelhantes aos de outras demências, especialmente a doença de Alzheimer, que se acredita estar associada a este tipo de diabetes. Conheça os principais sintomas de Alzheimer.

Como confirmar o diagnóstico

Não existe um teste específico que possa confirmar o diagnóstico da diabetes tipo 3, que não é oficialmente reconhecida como um tipo de diabetes. Por isso, são necessários mais estudos até que esta condição seja aceita pela comunidade médica como um diagnóstico. 

No entanto, o neurologista pode confirmar se a pessoa tem Alzheimer por meio de uma avaliação detalhada, que pode incluir exames de imagem, como a ressonância magnética, e testes para verificar o raciocínio e a memória, por exemplo.   

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um neurologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

Acredita-se que a diabetes tipo 3 seja provocada por uma dificuldade do cérebro em responder à insulina produzida pelo organismo, devido a alterações nos receptores deste hormônio presentes nos neurônios.

Além disso, o risco de diabetes tipo 3 parece ser maior em pessoas com predisposição genética que possuem uma alimentação rica em gordura e em alguns casos de diabetes tipo 2.

Leia também: Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diabetes-tipo-2

Como é feito o tratamento

Não existe um tratamento específico para a diabetes tipo 3. Embora estejam sendo estudados os efeitos de antidiabéticos que normalmente são indicados para a diabetes tipo 2 nesta condição, são necessários mais estudos para comprovar se realmente existe algum benefício do seu uso.

No entanto, caso seja verificado que a pessoa está desenvolvendo Alzheimer, o médico pode indicar medicamentos como a rivastigmina, donepezila ou memantina, que podem aliviar os sintomas e retardar a evolução da doença. Veja como é feito o tratamento da doença de Alzheimer.

Além disso, em caso de diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, é recomendado que o seu tratamento seja feito de acordo com as orientações do médico para manter os níveis de glicose no sangue controlados e evitar que a doença se agrave rapidamente.

Vídeos relacionados

Como saber se é diabetes

03:43 | 219.172 visualizações

Alimentação para DIABÉTICO

03:14 | 1.363.210 visualizações