A dieta da proteína magra baseia-se no consumo de alimentos ricos em proteínas, mas que contenham poucas calorias como carnes de aves, peixes, verduras e legumes, por exemplo e, após duas semanas, frutas.
Nesta dieta exclui-se da alimentação os alimentos com carboidratos como arroz, massa ou batata por 2 semanas, que depois podem ser novamente consumidos, mas com moderação para manter o peso. Nela, pode-se comer a quantidade de alimentos que quiser, não havendo restrição na quantidade.
O que comer na dieta da proteína magra
O que se pode comer na dieta da proteína magra são
- Alimentos ricos em proteína magra na quantidade que quiser - exemplos: carne de aves, peixe, ovos e queijos light
- Verduras e legumes, no máximo 3 variações por dia - exemplos: repolho, alface, tomate, couve-flor, brócolis, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsa, chicória, escarola, palmito, berinjela, pimentão, espinafre, couve, agrião e rúcula.
- Gelatina diet, ou outra desde que não tenha açúcar, é uma sobremesa que pode-se comer à vontade.
- Após 2 semanas do início da dieta pode-se comer frutas, como por exemplo: melão, melancia, abacate, manga, mamão e limão.
As bebidas podem ser água, chás ou café, sem açúcar ou com adoçante sem frutose, como o Stévia, por exemplo.
O que não comer na dieta da proteína magra
O que não se pode comer na dieta da proteína magra são os alimentos ricos em carboidratos como:
- Arroz, trigo ou milho;
- Feijão, grão-de-bico, lentilha ou ervilha;
- Banana, uva, figo(seco), ameixa, caqui, castanha, coco(polpa), jaca(semente), marmelo, nêspera, tâmara, amêndoa ou tamarindo;
- Qualquer tipo de batata;
- Açúcares que são: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas);
- Leite, bolacha, biscoito, farinha e seus derivados, mel, melado, cerveja, amendoim, apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, iogurte, pudim, tudo que contenha açúcar e achocolatados.
Após 48 horas sem comer alimentos com carboidratos o organismo inicia um processo em que vai buscar a gordura armazenada para produzir energia.
Cardápio da dieta da proteína magra
Um exemplo de cardápio da dieta da proteína magra é:
- Café da manhã e lanches - gelatina sem açúcar com café sem açúcar ou ovos mexidos com presunto light.
- Almoço e jantar - bife de peru grelhado com salada de alface e tomate ou pescada cozida com brócolis. Os legumes podem ser temperado com azeite e vinagre.
A dieta da proteína magra pode provocar, nos primeiros dia, sintomas como dor de cabeça, mau hálito, dores musculares e prisão de ventre, mas aos poucos o indivíduo vai se acostumando e estes sintomas vão desaparecendo.