A dieta low carb é um estilo de alimentação onde se diminui a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão e tapioca, e se aumenta o consumo de proteínas e gorduras de boa qualidade provenientes do azeite, nozes e abacate, por exemplo.
O que torna esta dieta uma opção saudável para emagrecer é a introdução de mais vegetais pobres em carboidratos e ricos em fibras, como chuchu, espinafre ou abobrinha, e o aumento da quantidade de alimentos ricos em proteína como peixe, ovos ou carnes magras, e gorduras boas, que contribuem para a redução do apetite. Confira uma lista com outros alimentos low carb.
Embora a dieta low carb possa ser uma boa opção de alimentação para muitas pessoas, o ideal é sempre consultar o nutricionista, que irá planejar um cardápio adequado às necessidades individuais.
Leia também: Cardápio low carb: o que comer e o que evitar tuasaude.com/cardapio-low-carbBenefícios para a saúde
A dieta low carb pode trazer vários benefícios para a saúde, como:
- Controlar a fome, pois o aumento no consumo de proteínas, fibras e gorduras promove a saciedade por mais tempo;
- Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, assim como aumentar o colesterol bom HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
- Ajudar no controle da diabetes, pois regula os níveis de açúcar no sangue;
- Melhorar o funcionamento do intestino, por ser uma dieta rica em fibras;
- Favorecer a perda de peso, devido à redução de calorias totais e aumento da quantidade de fibras da dieta;
- Combater a retenção de líquidos, pois é uma dieta rica em água e minerais, como potássio e magnésio, que aumentam a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos acumulados no corpo.
Para seguir este tipo de dieta é fundamental ter o acompanhamento de um nutricionista, já que a quantidade e qualidade de carboidratos da dieta low carb pode variar de acordo com as necessidades e histórico de saúde de cada pessoa.
Como fazer a dieta low carb
Para fazer a dieta low carb, deve-se retirar os carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha de trigo branca, refrigerantes e doces. Dependendo da quantidade de carboidratos da dieta, também pode ser necessário restringir a ingestão de alguns carboidratos complexos, como pão, aveia, arroz ou macarrão, por exemplo.
Numa alimentação “normal” geralmente se consome em média 250 g de carboidratos por dia. Já na dieta low carb, o objetivo é ingerir menos de 130 g de carboidratos por dia. Uma vez que o organismo está habituado a grande quantidade de carboidratos, a dieta low carb deve ser feita de forma gradativa, para que o organismo se acostume e não se tenha sintomas como dor de cabeça, tontura ou alterações no humor.
Confira no vídeo a seguir como fazer a dieta low carb corretamente:
Como fazer a DIETA LOW CARB do jeito certo para emagrecer
14:19 | 1.022.724 visualizaçõesÉ importante fazer 3 refeições principais e 2 lanches, para que se coma com maior frequência, mas em pequenas porções ao longo do dia, o que ajuda a diminuir a sensação de fome. O café da manhã e os lanches devem incluir ovos, queijos, castanhas, abacate e coco, por exemplo. Já o almoço e o jantar, devem ser ricos em salada crua ou cozida, proteína e azeite, podendo ter apenas um pouco de carboidratos. Veja receitas de lanches low carb.
Alimentos low carb permitidos
Os alimentos permitidos na dieta low carb são:
- Frutas frescas, de preferência com casca e em pequenas quantidades, como maçã, laranja, limão, kiwi, caju, ameixa, goiaba, mamão;
- Vegetais em pequenas quantidades, como alface, rúcula, agrião, tomate, chuchu, couve-flor;
- Carnes brancas, especialmente o frango ou peru, sem pele;
- Peixes, preferencialmente os mais gordos como salmão, atum, truta, sardinha;
- Laticínios com moderação, como leite, iogurte e queijos;
- Ovos;
- Gorduras boas, como azeite, óleo de coco e manteiga;
- Castanhas, como nozes, amêndoas, castanha-do-pará e amendoim;
- Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol, semente de abóbora e gergelim;
- Bebidas, como café e chás sem açúcar.
O leite pode ser substituído por bebida vegetal de coco ou de amêndoas, que têm menor conteúdo de carboidratos. É ainda importante beber de 2 a 3 litros de água por dia.
Dependendo da quantidade de carboidratos ingeridos no dia, alguns alimentos como feijão, lentilha, arroz integral, batata, aipim, batata-doce, inhame e abóbora, também poderão ou não ser incluídos na dieta low carb.
Alimentos proibidos
Na dieta low carb é importante evitar os alimentos ricos em carboidratos, pois podem prejudicar a dieta. Alguns exemplos dos tipos de alimentos que devem ser evitados são:
- Doces: açúcar, refrigerantes, sucos de fruta, sorvetes, geleias, bolos e tortas;
- Farinhas: trigo, cevada ou centeio, presentes em alimentos como pão, panquecas, bolachas e torradas;
- Frutas secas: passas, damasco, ameixa.
Além disso, é necessário também excluir da dieta bebidas alcoólicas, embutidos e alimentos ricos em gordura, como pizzas, margarinas, linguiça, batata frita e bacon, e as bebidas alcoólicas.
Uma dica importante para manter a dieta low carb, é evitar todos os tipos de alimentos industrializados, uma vez que normalmente contêm uma elevada concentração de carboidratos. Veja uma lista dos alimentos ricos em carboidratos.
Cardápio da dieta low carb
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio para 3 dias da dieta low carb:
As quantidades de carboidratos incluídas no cardápio podem variar de acordo com a idade, o nível de atividade física e o estado de saúde. Por isso, o ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e um plano nutricional adequado às necessidades individuais.
Para saber como fazer a dieta low carb, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Quantidade de carboidratos dos alimentos
Para saber a quantidade de carboidratos dos alimentos, pode-se verificar a informação nutricional no rótulo dos produtos ou usar aplicativos de smartphone, que fornecem a quantidade desse nutriente para cada porção do alimento informado.
Além disso, é possível também usar uma tabela de composição de alimentos confiável, como a TACO ou a INSA, para checar a quantidade de carboidratos de cada porção dos alimentos.
Por exemplo: 100 g de maçã contém 15,2 g de carboidratos e 100 g de queijo muçarela tem 3 g de carboidratos. Conheça a quantidade de carboidratos presente em alguns alimentos.
Receitas low carb
Algumas receitas que podem ser incluídas na dieta low carb são:
1. Macarrão de abobrinha
Uma porção de 100 gramas deste macarrão tem cerca de 59 calorias, 1,1 g de proteína, 5 g de gordura e 3 g de carboidratos.
Ingredientes:
- 1 abobrinha pequena cortada em tiras fininhas;
- 1 colher de chá de óleo de coco ou azeite;
- Sal marinho e pimenta do reino a gosto;
Modo de preparo:
Fatiar a abobrinha no seu comprimento no formato de macarrão tipo espaguete. Também existem fatiadores especiais que cortam os legumes na forma de espaguete.
Em uma frigideira, aquecer o óleo de coco ou o azeite e colocar as tiras de abobrinha. Refogar por cerca de 5 minutos ou até a abobrinha começar a amolecer. Temperar com sal, alho e pimenta do reino. Desligar o fogo e servir com a carne desejada e vegetais.
2. Tortilha de espinafres
Uma porção de 80 gramas (¼ de tortilha) fornece aproximadamente 107 calorias, 4 g de proteína, 9 g de gordura e 2,5 g de carboidratos.
Ingredientes:
- 550 g de folhas de espinafre ou acelga;
- 4 claras de ovo ligeiramente batidas;
- ½ cebola picada;
- 1 colher de cebolinha picada;
- 1 pitada de sal e pimenta;
- 1 colher de chá de azeite.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de espinafre numa frigideira, tapar e manter em fogo médio até que murchem, destapando e mexendo de vez em quando. Depois, retirar do fogo e deixar repousar durante alguns minutos num prato.
Na mesma frigideira, colocar um fio de azeite, a cebola, a cebolinha, o sal e a pimenta, e deixar que a cebola cozinhe até ficar ligeiramente dourada. Depois, juntar as claras de ovo e os espinafres, deixando cozinhar por mais 5 minutos, até que a tortilha fique dourada por baixo. Virar a tortilha e cozinhar por mais 5 minutos do outro lado.
3. Tomates-cereja recheados
Uma porção de 4 tomates-cereja recheados (65 g) têm cerca de 106 calorias, 5 g de proteína, 6 g de gordura e 5 g de carboidratos.
Ingredientes:
- 400 g de tomates-cereja (cerca de 24 unidades);
- 8 colheres (150 g) de queijo ricota;
- 2 colheres de azeite;
- 1 dente de alho amassado;
- Sal e pimenta branca a gosto;
- 6 folhas de manjericão.
Modo de preparo:
Lavar os tomates e cortar uma pequena tampa na parte superior, tirar a polpa do interior, usando uma colher pequena e com cuidado para não furar os tomates. Rechear os tomates com a ricota.
Num recipiente à parte, misturar o azeite com o alho, o sal e a pimenta e colocar sobre os tomates. Empratar, decorando com as folhas de manjericão cortadas em fatias.
4. Gelatina de morango e frutas
Uma porção desta gelatina com cerca de 90 g (1/3 de taça) contém aproximadamente 16 calorias, 1,4 g de proteína, 0 g de gordura e 4 g de carboidratos.
Ingredientes:
- ½ xícara de morangos cortados;
- ¼ de maçã picada;
- ¼ de pera picada;
- 1 xícara de água quente;
- 1 sachê de gelatina de morango em pó s/ açúcar;
- ½ xícara de água fria.
Modo de preparo:
Colocar a gelatina em pó em um recipiente e adicionar a xícara de água quente por cima. Mexer até dissolver completamente o pó e, depois, adicionar a água fria. Por fim, colocar as frutas no fundo de um recipiente de vidro e adicionar a gelatina já dissolvida sobre a fruta. Levar à geladeira para refrigerar até ficar consistente.
5. Pizza low carb de couve-flor
1 fatia da pizza low carb com massa de couve-flor contém cerca de 150 calorias.
Ingredientes:
- 400 gramas de couve-flor;
- 1 ovo;
- 25 gramas de queijo muçarela;
- 25 gramas de queijo parmesão ralado;
- Pimenta e orégano a gosto.
Modo de preparo:
Confira no vídeo a seguir o passo a passo para fazer a pizza low carb com massa de couve flor:
Como fazer a melhor PIZZA CASEIRA | Fácil e saudável
14:54 | 86.977 visualizaçõesQuem não deve fazer a dieta low carb
Esta dieta não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação, assim como por crianças ou adolescentes, já que se encontram em fase de crescimento.
Além disso, idosos e pessoas com problemas nos rins ou fígado também não devem fazer a dieta low carb.