A dieta para artrite e artrose deve incluir alimentos que tenham propriedades anti-inflamatórias, como peixes, nozes e alimentos ricos em vitamina C e fibras. Da mesma forma, deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados ricos em gorduras e açúcares, como biscoitos ou sorvetes, pois promovem inflamação geral do corpo, inclusive das articulações.
Além disso, também é importante considerar que o excesso de peso sobrecarrega determinadas articulações, sendo importante o controle do peso, seja para prevenir esse tipo de doença, seja para melhorar e aliviar os sintomas.
A artrite e a artrose são doenças inflamatórias crônicas que podem causar dores em diversas articulações do corpo, podendo surgir em pessoas de qualquer idade, apesar de serem mais comuns em idosos.
O que comer na artrite e artrose
Os alimentos que ajudam a melhorar os sintomas da artrite e da artrose são aqueles que possuem propriedades anti-inflamatórias, sendo os principais:
- Alimentos ricos em ômega 3, como atum, sardinha, truta, tilápia, arenque, anchova, bacalhau, sementes de chia e linhaça, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas e nozes, pois possuem propriedades anti-inflamatórias;
- Alho e cebola macerados, pois possuem um composto sulfurado chamado alicina, que lhes garante propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas;
- Frutas cítricas, como laranja, abacaxi e kiwi, devido à presença de vitamina C, a qual é necessárias para a produção de colágeno, uma proteína que ajuda a manter as articulações saudáveis;
- Alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas com casca, e grãos integrais, pois ajudam a diminuir a inflamação e a manter a saúde da microbiota intestinal;
- Frutas vermelhas, como romã, melancia, cereja, framboesa, morangos e goiaba, pois possuem antocianinas, que são compostos antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias;
- Alimentos ricos em selênio, como ovo, pão francês e castanha do Pará, uma vez que o selênio é um mineral com um alto poder antioxidantes e imunomodulador, ajudando a fortalecer o sistema imune.
Além disso, existem estudos que indicam que tanto a artrite quando a artrose são mais graves quando a pessoa possui baixos níveis de vitamina D, sendo importante também que a pessoa seja frequentemente exposta ao sol, e inclua na alimentação do dia a dia alimentos ricos nessa vitamina, como leite fortificado, ovos e peixes gordos. Conheça outros alimentos anti-inflamatórios.
Em alguns casos, o médico ou o nutricionista podem considerar a suplementação de ômega 3, zinco, selênio, vitamina D e cálcio, caso seja necessário. Além disso, também pode ser indicado o uso de glucosamina e condroitina, que são substâncias que formam as cartilagens e cuja suplementação poderia ajudar a melhorar os danos nas articulações causados pela artrite.
Conheça mais sobre os alimentos anti-inflamatórios no vídeo a seguir:
7 alimentos anti-inflamatórios que você precisa usar
24:55 | 1.005.325 visualizaçõesAlimentos que devem ser evitados
Na dieta para artrite e artrose, é importante evitar alimentos que sejam pró-inflamatórios, ou seja, promovam inflamação no organismo, como:
- Produtos industrializados ricos em açúcares e gorduras, como bolos, biscoitos recheados, molhos em geral, sorvetes, doces, pirulitos;
- Frituras e salgadinhos;
- Bebidas alcoólicas;
- Enchidos, como salsicha, linguiça, chouriço, presunto, entre outros;
- Fast food.
Além disso, também devem ser evitados alimentos congelados pré-cozidos como nuggets, pizzas, frango à milanesa, lasanha, entre outros.
Opção de cardápio para artrite e artrose
A tabela a seguir traz um exemplo de um cardápio de 3 dias com propriedades anti-inflamatórias para o tratamento da artrite e da artrose:
As quantidades incluídas no menu variam de acordo com a idade, gênero, prática de atividade física e se possui alguma doença associada ou não, sendo necessário para isso que a pessoa consulte um nutricionista para que seja realizada uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional adequado às suas necessidades.
Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes.
Se deseja uma dieta individualizada e de acordo com suas necessidades, marque uma consulta com um nutricionista, na região mais próxima:
Dieta para artrite reumatoide
Na dieta para artrite reumatoide, além do consumo de alimentos com ômega-3, também é importante priorizar o consumo de alimentos que fortaleçam o sistema imunológico e que tenham antioxidantes, sendo ricos em vitaminas A, C, E e selênio, como:
- Frutas, especialmente laranja, acerola, limão, goiaba, mamão e abacaxi;
- Legumes e verduras, principalmente couve-flor, tomate, brócolis, espinafre, repolho, cenoura;
- Leite e derivados desnatados, como iogurte desnatado, leite desnatado e queijos brancos, como queijo ricota e cottage.
O pessoa com artrite reumatoide também deve manter o peso adequado, pois o excesso de peso pode causar uma sobrecarga nas articulações, piorando a dor. Entenda melhor o que é artrite reumatoide e tratamento.
Além disso, o excesso de gordura favorece o aumento da inflamação no corpo, agravando ainda mais a doença.
Leia também: 12 remédios caseiros para artrite reumatoide (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-artrite-reumatoideDieta para artrite gotosa
Na artrite gotosa, a inflamação na articulação é provocada pela acúmulo de ácido úrico. A alimentação para esse tipo de artrite deve incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, no entanto, é importante evitar o consumo de alimentos que possam aumentar a concentração de ácido úrico circulante, como por exemplo as carnes vermelhas, fígado, coração e ingestão de bebidas alcoólicas. Conheça mais sobre a alimentação para a gota.