Na dieta para enxaqueca é recomendado priorizar uma dieta balanceada, incluindo alimentos com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que ajudam a prevenir o surgimento das dores de cabeça, como alguns tipos de peixe, gengibre, cereais integrais, como arroz integral ou quinoa, e frutas, como abacate e banana, por exemplo.
No entanto, outros tipos de alimentos, como bebidas alcoólicas, chocolates, alguns queijos e carnes processadas, podem desencadear as crises de enxaqueca e, por isso, devem ser evitados.
Além da dieta, é fundamental também beber o mínimo de 1,5 litros de água por dia, pois a desidratação pode também estar associada às crises de enxaqueca. Veja a quantidade de água que você deve beber por dia.
O que comer
Alguns alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antioxidantes, ajudando a combater a enxaqueca, são:
- Frutas frescas, como mamão, caqui, pera, maçã, abacate, banana e manga;
- Vegetais frescos, como alface, tomate, acelga, chuchu, abóbora e quiabo;
- Cereais integrais, como arroz integral, quinoa e aveia;
- Carnes magras, como frango, ovos, peru e tofu;
- Leguminosas, como feijão, grão de bico, soja, lentilha e ervilha seca;
- Alguns peixes frescos, como tilápia, truta, salmão, sardinha, namorado ou robalo;
- Tubérculos, como batata, batata-doce, batata-baroa ou inhame.
Além disso, alguns chás como de gengibre e de erva-cidreira, possuem funções relaxantes e anti-inflamatórias, sendo ótimas opções para incluir na alimentação do dia a dia.
Opção de cardápio para a enxaqueca
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para a enxaqueca:
Este cardápio é apenas um exemplo de dieta que pode variar de acordo com as preferências individuais e o estado de saúde da pessoa, sendo aconselhado passar por uma consulta com um nutricionista, para uma avaliação completa e planejamento de um cardápio personalizado.
O que evitar
Os alimentos que podem causar crises de enxaqueca variam de pessoa para pessoa, sendo importante observar individualmente se o consumo de alguns alimentos provoca o aparecimento da dor. Alguns dos alimentos que devem ser evitados na enxaqueca são:
- Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e champagne;
- Alimentos com cafeína, como café, chocolate, chá verde, chá mate e chá preto;
- Carnes embutidas, como salsicha, salame, mortadela e presunto;
- Oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e amendoim;
- Leites e derivados, especialmente os curados e processados, como queijo parmesão, muçarela, brie e gouda;
- Glutamato monossódico, presente em alimentos industrializados, como enlatados, conservas, molho shoyu e macarrão instantâneo.
Além disso, alimentos com glúten, como trigo, centeio, cevada ou malte, podem causar enxaqueca em pessoas que possuem síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten ou doença celíaca, que é a alergia à essa proteína.
Outros alimentos que podem causar crises de enxaqueca em algumas pessoas, são as frutas cítricas como a laranja, abacaxi e limão, e os adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose. Por isso, uma boa dica é anotar os alimentos que causam a enxaqueca e excluí-los da alimentação, verificando se as crises melhoram. Veja outros alimentos que podem causar enxaqueca.