A dieta para diminuir os triglicerídeos deve ser ter menor quantidade de carboidratos, devendo ser dada preferência ao consumo de cereais integrais e legumes, verduras e frutas ricas em fibras, além de ser indicado incluir gorduras saudáveis, como peixes gordos, frutos secos, sementes e azeite de oliva, por exemplo.
Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos processados e ricos em açúcares, assim como receitas a base de farinhas refinadas, como bolos, por exemplo.
Os triglicerídeos são formados quando são consumidas calorias em excesso e o organismo os armazena nas células de gordura, os adipócitos, que quando não são utilizados para produzir energia, são acumulados no sangue e aumentam o risco de doenças cardiovasculares, sendo importante consultar o médico e o nutricionista para que seja indicado o tratamento mais adequado.
O que comer para baixar os triglicerídeos
Os alimentos que devem ser priorizados para baixar os triglicerídeos no sangue são:
- Peixes gordos, como o atum, salmão e sardinha;
- Carnes magras e proteínas com menor quantidade de gordura, como alguns cortes de vaca e frango sem pele e gordura, peru, ovo e tofu;
- Óleos saudáveis, como de linhaça, de girassol e azeite de oliva;
- Frutos secos, como amendoim, castanha de caju, amêndoas e nozes;
- Sementes, como linhaça, chia e girassol;
- Cereais integrais, como arroz integral, farelo de trigo, macarrão integral, pão integral, quinoa e aveia;
- Legumes, grão de bico, lentilha, feijão e ervilha;
- Frutas e verduras, incluindo a casca e o bagaço, como a laranja, pêssego, maçã, alface, acelga, espinafre, rúcula, brócolis, couve e cenoura;
- Bebidas, sucos naturais e infusões, como água, água de coco, sucos naturais de frutas e chás com propriedades antioxidantes, como canela ou cúrcuma, por exemplo.
Esses alimentos são ricos em gorduras saudáveis, como ômega-3 e outras gorduras poliinsaturadas, além de fibras e substâncias antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol e a diminuir os triglicerídeos, prevenindo problemas cardíacos, AVC e trombose, por exemplo.
Além disso, é importante praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana, que além de ajudar a diminuir o peso corporal, melhora a saúde de forma geral e promove o aumento do colesterol bom, que tem relação direta com os níveis de triglicerídeos. Confira mais dicas para baixar os triglicerídeos.
Veja outras dicas para baixar os triglicerídeos no vídeo a seguir:
Como baixar triglicerídeos em 4 semanas
11:16 | 736.934 visualizaçõesCardápio da dieta para triglicerídeos
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para controlar os triglicerídeos:
É importante lembrar que a dieta para controlar triglicerídeos deve ser acompanhada por um nutricionista, que também pode prescrever chás e remédios caseiros que ajudam a controlar os níveis de triglicerídeos.
O que evitar para baixar os triglicerídeos
Os alimentos que devem ser evitados para baixar os triglicerídeos são:
- Carnes ricas em gorduras, como cortes gordos de carne de vaca, embutidos, como presunto, chouriço, salsicha, salame, mortadela e bacon;
- Lácteos integrais e derivados ricos em gordura, como leite de vaca, iogurte integral, manteiga, creme de leite e queijos amarelos e duros, como o queijo cheddar, queijo parmesão ou gruyere;
- Alimentos ricos em açúcar, como sorvetes, bolos e sobremesas;
- Sucos artificiais e refrigerantes;
- Alimentos processados e industrializados, como batata frita, hambúrguer, pizzas e alimentos congelados ou molhos prontos;
- Farinhas brancas em excesso, como farinha de trigo branca, pão branco, biscoito, macarrão ou arroz branco.
Além disso, as bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho ou o champanhe também não são recomendadas, já que além de conter álcool, são ricas em carboidratos e favorecem o acúmulo de gorduras no organismo, de forma que o seu consumo está associado ao aumento dos níveis de triglicerídeos.