Disco menstrual: o que é, como usar e como limpar (guia completo)

O disco menstrual é um dispositivo de silicone medicinal flexível reutilizável que serve para coletar a menstruação, substituindo o absorvente interno ou externo durante o período menstrual.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse dispositivo tem o formato de um disco, semelhante ao diafragma, podendo permanecer no canal vaginal por até 12 horas, e tem como vantagem poder ter contato íntimo durante o seu uso, além de reduzir as cólicas menstruais.

O disco menstrual pode ser comprado em farmácias e possui três tamanhos diferentes, devendo ser escolhido de acordo com a altura do colo do útero, para que fique bem encaixado, evitando vazamentos.

Imagem ilustrativa número 1

Como usar

O disco menstrual deve ser usado inserindo pelo canal vaginal para cobrir completamente o colo do útero, podendo ser usado por todas as mulheres que menstruam.

No entanto, caso a menina ou mulher ainda não tenha tido relação sexual, é importante consultar o ginecologista, para que seja orientado o melhor tipo de disco menstrual ou outro dispositivo coletor ou absorventes. Veja os principais absorventes menstruais e como usar.

Marque uma consulta com um ginecologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Benefícios do disco menstrual

Os principais benefícios do disco menstrual são:

  1. Pode ser usado por até 12 horas em qualquer ocasião, como na praia, piscina, na prática de exercícios físicos ou esportes, por exemplo;
  2. Tem uma capacidade de 40 a 60 mL, servindo para fluxos menstruais com diferentes intensidades, baixa, média, abundante ou muito intensa;
  3. Não produz vácuo, podendo ser usado por qualquer mulher, inclusive as que usam DIU;
  4. É reutilizável, sendo uma opção mais econômica e ecológica. No entanto, existem discos menstruais descartáveis;
  5. Não deixa cheiro, já que o sangue não entra em contato com o ar e não oxida;
  6. Reduz o risco de infecções vaginais, como a candidíase, já que não tem contato com a vulva, que fica mais arejada em comparação com os absorventes externos;
  7. Pode reduzir as cólicas menstruais;
  8. Permite o contato íntimo com penetração, sem contato com o sangue, já que fica encaixado próximo ao colo do útero, deixando o canal vaginal livre.

Embora tenha muitos benefícios, e tenha um formato semelhante ao diafragma, o disco menstrual não impede uma gravidez, e por isso, para evitar uma gravidez indesejada, é importante utilizar um método contraceptivo indicado pelo ginecologista. Conheça os principais métodos contraceptivos.

Além disso, o disco menstrual não previne infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e por isso deve-se usar camisinha em todas as relações sexuais. Confira as principais IST’s.  

Pode dormir com o disco menstrual?

O disco menstrual pode ser usado para dormir desde que não ultrapasse 12 horas de uso.

Como colocar o disco menstrual

Para colocar o disco menstrual deve seguir os seguintes passos:

  1. Lavar bem as mãos com água e sabonete neutro;
  2. Sentar com as pernas abertas, agachar ou ficar em pé com uma perna apoiada em um banco ou cadeira;
  3. Empurrar a base do disco levemente para dentro;
  4. Apertar as laterais do disco menstrual, para que fique com o formato de 8;
  5. Introduzir o disco no canal vaginal, empurrando para trás e para baixo, até encostar na parede do colo do útero;
  6. Encaixar o disco menstrual no osso púbico, empurrando a ponta do disco com o dedo indicador;
  7. Passar o dedo ao redor das bordas do disco menstrual, para garantir que está bem encaixado.

Caso o disco menstrual não esteja bem encaixado, o que pode ser sentido passando o dedo ao redor do disco, pode-se mexer nas bodas para tentar encaixá-lo ou retirá-lo e iniciar a colocação novamente.

Quantos anos dura o disco menstrual?

O disco menstrual reutilizável pode durar até 3 anos. No entanto, também existem os discos menstruais descartáveis, que nesse caso, não devem ser reutilizados, devendo-se descartá-los após o uso.

Como tirar o disco menstrual

Para tirar o disco menstrual, deve-se lavar bem as mãos com água e sabonete neutro e em seguida, inserir o dedo indicador no canal vaginal, até encostar na borda frontal do disco.

Fazer um movimento com o dedo indicador, como se fosse um gancho, de forma a puxar o disco e retirá-lo. É importante manter o disco menstrual na horizontal, ao retirá-lo, para evitar que o sangue derrame.

Em seguida, deve-se despejar o sangue no vaso sanitário, e lavar o disco menstrual reutilizável com água abundante e sabonete próprio para a região íntima, e secar com papel higiênico.

Como limpar o disco menstrual

O disco menstrual reutilizável deve sempre ser esterilizado antes de utilizar pela primeira vez e sempre antes da menstruação e após a menstruação.

Essa esterilização pode ser feita usando o micro-ondas ou uma panela reservada somente para a esterilização do disco menstrual.

1. No micro-ondas

Para esterilizar o disco menstrual reutilizável no micro-ondas, deve-se:

  1. Colocar o disco menstrual em um recipiente próprio para micro-ondas, uma caneca reservada para o disco menstrual ou na cápsula esterilizadora que vem junto com o disco;
  2. Adicionar água até o cobrir o disco menstrual e colocar no micro-ondas;
  3. Ligar o micro-ondas e esperar até que a água ferva. Depois da água ferver, deixar durante mais 3 a 5 minutos minutos, de acordo com a especificação do fabricante;
  4. Retirar do micro-ondas, descartar a água e lavar o recipiente normalmente com água e sabão.

Em seguida, deve-se secar o recipiente e o disco menstrual com papel higiênico e guardá-lo no saquinho fornecido na embalagem do produto.

2. Na panela

Para esterilizar o disco menstrual reutilizável na panela, deve-se:

  1. Colocar o disco menstrual em uma panela de ágata esmaltada, vidro ou inox, que deve ser usada somente para a esterilização do disco menstrual;
  2. Adicionar água até cobrir o disco menstrual completamente;
  3. Colocar a panela no fogão, ligar o fogo e aguardar até que a água comece a ferver;
  4. Deixar o disco menstrual ferver por mais 3 a 5 minutos, depois que a água iniciou a fervura;
  5. Retirar o disco menstrual, descartar a água e lavar a panela com água e sabão.

Algumas marcas de disco menstrual têm uma panelinha própria para a esterilização do disco.

Para usar a panela para esterilizar o disco menstrual reutilizável, deve-se dar preferência por panelas de ágata esmaltada, vidro ou inox, pois panelas de alumínio ou de teflon podem soltar metais que podem danificar o silicone do disco.

Qual a diferença entre coletor e disco?

O coletor menstrual, assim como o disco menstrual, é um dispositivo de silicone indicado para coletar o sangue da menstruação, substituindo o absorvente interno ou externo.

No entanto, existem diferenças entre o coletor menstrual e o disco menstrual, como:

Característica

Coletor menstrual

Disco menstrual

Formato

Tem o formato de um copinho

Tem o formato de um disco, semelhante ao diafragma, como se fosse uma concha

Reutilização É sempre reutilizável Pode ser reutilizável ou descartável
Material Silicone medicinal Silicone medicinal ou polietileno

Posição

Fica posicionado na entrada do canal vaginal 

Fica posicionado próximo ao colo do útero

Contato íntimo

Não permite o contato íntimo com penetração

Permite o contato íntimo com penetração

Tempo de uso

8 a 12 horas

até 12 horas

Vácuo

Pode fazer vácuo pois cria uma vedação no canal vaginal, o que pode causar desconforto ou até deslocar o DIU ao retirá-lo

Não faz vácuo

Volume de menstruação coletada Entre 7,5 mL e 15 mL Entre 40 mL a 60 mL
Cólica menstrual Não reduz a cólica menstrual Pode reduzir as cólicas menstruais

Além disso, a forma de colocar e tirar o coletor menstrual e o disco menstrual é diferente, devido a posição em que ficam. Veja como colocar o coletor menstrual.  

Quem não deve usar

O disco menstrual não deve ser usado após o parto, pois é uma fase em que o colo do útero está mais sensível, ou mulheres com suspeita de infecções vaginais.

Além disso, apesar de não ser contraindicado, algumas mulheres com vaginismo ou útero inclinado ou retrovertido podem sentir desconforto ao usar o disco menstrual, devendo ter orientação do ginecologista.

Riscos do uso do disco menstrual

O disco menstrual é considerado seguro, no entanto, assim como os absorventes internos ou o copo menstrual, pode causar choque tóxico, que é uma infecção bacteriana associada ao uso prolongado desses dispositivos menstruais. Saiba identificar os sintomas do choque tóxico.

Por isso, é importante realizar a limpeza do disco menstrual sempre que é retirado e fazer a esterilização do produto antes de utilizar pela primeira vez e sempre antes da menstruação e após a menstruação.

Vídeos relacionados

Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

05:53 | 566.832 visualizações

Como aliviar os sintomas de TPM

04:16 | 181.116 visualizações