Distensão abdominal: 7 principais causas (e o que fazer)

A distensão abdominal na maioria das vezes é causada por excesso de gases, má digestão, prisão de ventre ou intolerância à lactose, mas também pode indicar problemas como obstrução intestinal ou acúmulo de líquidos na região abdominal devido à cirrose ou ao câncer, nos casos mais graves.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Dependendo da sua causa, além de distensão abdominal podem surgir sintomas, como dor ou desconforto no abdome, náusea, vômitos, diarreia, arrotos frequentes e parada da eliminação de gases.

Em caso de distensão do abdome, especialmente se for frequente, persistente ou acompanhada por outros sintomas, é indicado consultar um gastroenterologista. No entanto, caso a distensão seja intensa e surjam vômitos e/ou parada na eliminação de gases, é recomendado procurar uma emergência.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de distensão abdominal são:

1. Excesso de gases

O excesso de gases no trato digestivo, também chamado de meteorismo intestinal, pode causar sintomas, como distensão abdominal, desconforto na barriga, arrotos frequentes e flatulência, e na maioria das vezes não tem uma causa específica.

O que fazer: a distensão abdominal tende a melhorar na medida em que o excesso de gases é eliminado. No entanto, caso os sintomas sejam frequentes ou persistentes, é recomendado consultar um gastroenterologista, podendo ser indicados medicamentos, como simeticona ou laxantes, para aliviar os sintomas. 

Além disso, é indicado não comer excessivamente, evitar tomar líquidos nas refeições e diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura ou açúcares de difícil digestão, como feijão ou ervilha, para evitar o excesso de gases. Veja como deve ser a dieta para gases.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Má digestão

A distensão abdominal é comum em caso de má digestão, podendo também surgir outros sintomas como perda do apetite, náusea, desconforto no abdome e sensação de que a barriga está cheia mesmo após comer pouco. 

O que fazer: em caso de suspeita de má digestão, especialmente se os sintomas forem frequentes, é recomendado consultar um gastroenterologista. O tratamento pode envolver o uso de antibióticos, antiácidos ou medicamentos para ajudar no esvaziamento do estômago. Conheça outros remédios para má digestão.

Além disso, é recomendado a pessoa tentar identificar os alimentos que pioram os sintomas e evitá-los na sua alimentação.

3. Prisão de ventre

A prisão de ventre pode causar distensão abdominal leve em algumas pessoas, principalmente quando se está muito tempo sem evacuar. Normalmente, também causa outros sintomas como fezes endurecidas e desconforto na barriga.

O que fazer: a distensão abdominal normalmente melhora quando a pessoa consegue evacuar. No entanto, caso os sintomas sejam frequentes, é recomendado consultar um gastroenterologista, podendo ser indicado o uso de medicamentos laxantes para facilitar a evacuação.

Além disso, é recomendado aumentar a ingestão de água e fibras para regularizar o funcionamento do intestino e evitar os sintomas. Saiba como deve ser a dieta para prisão de ventre.

4. Intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode causar sintomas como distensão abdominal leve, dor de barriga e diarreia devido à dificuldade de digerir a lactose. Os sintomas tendem a surgir em até 2 horas após ingerir alimentos como leite ou queijo.

O que fazer: a distensão abdominal tende a melhorar na medida em que a lactose é eliminada do intestino, sendo recomendado evitar a ingestão de alimentos que contém lactose para que os sintomas não retornem. Confira como deve ser a dieta para intolerância à lactose.

Caso os sintomas sejam persistentes ou intensos, é importante consultar um gastroenterologista para confirmar o diagnóstico, podendo ser indicado também o uso de medicamentos que contém enzimas que ajudam na digestão da lactose.

5. Síndrome do intestino irritável

Pessoas com síndrome do intestino irritável podem apresentar distensão abdominal e outros sintomas como diarreia, prisão de ventre e desconforto ou dor na barriga que, algumas vezes, podem surgir após a ingestão de alimentos específicos.

O que fazer: em caso de suspeita de síndrome do intestino irritável, é recomendado consultar um gastroenterologista. O tratamento depende dos sintomas presentes e pode envolver o uso de antidepressivos, laxantes ou probióticos e/ou alterações específicas na alimentação. Veja o que comer em caso de síndrome do intestino irritável.

6.  Acúmulo de líquido no abdome

A distensão abdominal pode indicar o acúmulo de líquido no abdome, que é conhecido como ascite, e surgir devido ao consumo excessivo de álcool ou obesidade em algumas pessoas e, nos casos mais graves, doenças como cirrose e câncer, por exemplo. Conheça mais sintomas de ascite.

O que fazer: é recomendado consultar um clínico geral para confirmar o diagnóstico do acúmulo de líquido e, assim, iniciar o tratamento específico para a sua causa para aliviar os sintomas.

Além disso, a drenagem do líquido no abdome pode ser indicada para aliviar a distensão abdominal nos casos mais graves.

7. Obstrução intestinal

A obstrução intestinal é uma situação mais grave e que normalmente causa distensão abdominal. Quando acontece, é comum surgir também outros sintomas como dor no abdome, náusea, vômitos e diminuição ou parada da eliminação de gases e fezes. Entenda melhor o que é obstrução intestinal e os sintomas.

O que fazer: em caso de suspeita de obstrução intestinal, é recomendado procurar uma emergência para que a causa seja identificada e seja iniciado o tratamento mais adequado. 

Normalmente, a internação é necessária para monitorar a pessoa, controlar os sintomas e verificar se a obstrução pode melhorar sem necessidade de cirurgia, que normalmente é indicada nos casos mais graves.

Vídeos relacionados

SíNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: o que é, sintomas, causas e tratamento

09:25 | 4.081 visualizações

Sintomas, causas e tratamento para a BARRIGA DURA e INCHADA

05:22 | 18.579 visualizações

Como eliminar o EXCESSO DE GASES rapidamente

07:51 | 45.305 visualizações