Disúria é um termo técnico para dor, desconforto e/ou sensação de queimação, pontadas ou coceira na uretra ao urinar e pode causar outros sintomas como choro e irritabilidade, especialmente em crianças pequenas.
Na maioria das vezes, a disúria é causada por infecções urinárias, feridas na região genital ou irritação da pele próxima da saída da uretra, mas também pode indicar infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), pedras nos rins e, nos casos mais graves, câncer, por exemplo.
Em caso de disúria, especialmente se os sintomas forem persistentes ou surjam outros como febre ou dor no abdome, é recomendado consultar um clínico geral para que sua causa seja identificada e seja iniciado o tratamento mais adequado.
Principais sintomas
Os principais sintomas de disúria são:
- Sensação de queimação, pontadas ou coceira na uretra;
- Dor ou desconforto na região genital;
- Choro ou irritabilidade, especialmente em bebês e crianças pequenas.
Os sintomas da disúria surgem ao urinar e, dependendo da sua causa, podem ser acompanhados de outros sintomas, como febre, dor nas costas, náusea e sangue na urina, que podem indicar problemas nos rins em alguns casos. Conheça mais sintomas de problemas nos rins.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da disúria normalmente é confirmado pelo clínico geral, ginecologista ou, no caso dos homens, urologista baseado nos sintomas presentes. No entanto, também é importante a identificação da sua causa para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Para identificar a causa da disúria, o médico pode indicar exames, como o exame de urina, urocultura, ultrassom de rins e vias urinárias e/ou a cultura de secreções na região genital, caso existam.
Possíveis causas
As principais causas de disúria são:
- Feridas na região genital ou uretra;
- Aplicação de produtos irritantes na região genital, que podem deixar a pele da região mais sensível;
- Infecção urinária, como cistite ou pielonefrite;
- Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como herpes genital, candidíase ou gonorreia;
- Alimentos que podem irritar a bexiga e/ou uretra, como aqueles que contém cafeína, são ricos em potássio ou muito apimentados, ácidos ou quentes;
- Pedra nos rins, especialmente quando passam pela uretra ao serem eliminadas;
- Prostatite, nos homens;
- Vaginite ou endometriose, nas mulheres.
A dor ao urinar é um dos principais sintomas da disúria e, embora seja raro, também pode ser causada por problemas como câncer de bexiga ou da próstata. Conheça mais causas de dor ao urinar.
Como é feito o tratamento
O tratamento da disúria é feito com o uso de antibióticos, antifúngicos ou antivirais de acordo com a orientação do médico, especialmente quando é causada por infecções como cistite, pielonefrite, IST's ou prostatite bacteriana.
No entanto, dependendo da sua causa, o médico pode indicar outros medicamentos, como pomadas anestésicas, antidepressivos, anticoncepcionais ou relaxantes musculares para aliviar os sintomas.
Além disso, o médico também pode recomendar beber mais água, diminuir o consumo de alimentos muito picantes, quentes ou temperados e evitar o uso de produtos irritantes na região genital, como sabonetes e desodorantes impróprios, em alguns casos.
Principalmente em caso de tumor na bexiga ou próstata, alguns casos de endometriose e pedras nos rins muito grandes, a cirurgia também pode ser indicada no tratamento da disúria.